O caso da Ossca

 

Não fosse pela notícia divulgada hoje, muita gente em Florianópolis continuaria acreditando que a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) era parte da estrutura estadual (oficial) da cultura. 

 

Entrevistei o maestro José Nilo Valle muitas vezes. Estive no Centro Integrado de Cultura (CIC) para conversar com ele. Achava, sinceramente, que Valle era o bambambam da música erudita no Estado e que gozava de grande confiança por parte dos governantes e, por isso, tinha aquele espaço no CIC para acomodar os instrumentos e realizar os ensaios da Ossca. Mas, não:  o maestro tomou conta de sete salas como se fossem propriedade sua, com acesso exclusivo (não havia cópia das chaves na administração do CIC). 

 

Pior de tudo, não há contrato de comodato, de cessão, de utilização, como acontece com o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, o lendário Cinema do CIC. O maestro, pelo jeito, já pensava em pedir usucapião. Valle, com aquele seu ar enfadado de maestro genial e incompreendido, certamente vai rodar a baiana no dia de hoje. Sem razão. A Ossca é uma entidade particular e, para ocupar salas no CIC, precisaria de autorização e, no mínimo, de um contrato de utilização. 

 

Eu, como poeta, premiado pela própria Fundação Catarinense de Cultura, estava pensando agora mesmo em requisitar um gabinete no CIC, com ar refrigerado, frigobar, computador e, quem sabe, uma secretária. Sim, e com chaves exclusivas.

 

Atualização às 10h45 — O secretário de Turismo, Cultura e Esporte (sic), Gilmar Knaesel, explicou há pouco, ao apresentador Mário Motta (CBN-Diário), que a retirada da Ossca do espaço do CIC é parte do processo de desativação do próprio espaço cultural, que começa a ser reformado em dois meses — e tem um prazo de obras de um ano e meio. Não impede, segundo Knaesel, que a Ossca venha a ser apoiada oficialmente pelo governo, que contribuirá para a sua manutenção. O problema é justamente este: a Ossca é uma iniciativa particular e não segue um modelo público, não tem amparo legal para receber verbas. Mas… como esse governo é muito generoso com tantas iniciativas privadas, que absorvem generosos recursos públicos sem qualquer explicação, não haverá nada a estranhar se a orquestra se pendurar de novo na estrutura oficial do Estado.

 

Um fato curioso na entrevista de Knaesel para Mota: o maestro estava ao lado do secretário e pediu para falar com o âncora da CBN-Diário, para transmitir um abraço. Mas José Nilo Vale resolveu fazer um desabafo, criticando a antipatia da Fundação Catarinense de Cultura no ato de desalojamento da orquestra. Mas… antipatia? A Ossca vivia lá à margem da lei. Quem manda aplicar a lei é… antipático?

76 comentários sobre “O caso da Ossca

  1. Péralá Damião !
    Será que ninguém tinha notado a presença da OSSCA ilegalmente no CIC durante esse tempo todo ?
    Essa não cola, deve ser mais um “jabuti” desse governo “distraído” !
    O Governo criou os diversos Fundos para poder pagar a iniciativa particular, “particularmente aos amigos”, sem ser importunado pelo Tribunal de Contas em mais um jeitinho “Por toda Santa Catarina” !
    Interessante que quando o “aprendiz” diz que vai manter a autonomia da Fundação de Cultura para prestigiar os artistas, seu “mestre” desaloja a orquestra !

  2. A OSSCA só leva cacetada dos órgãos públicos. Na administração da Ângela, usaram ela como “laranja” pra captar dinheiro para fazer a famosa Festa da Taínha, que rendeu uns bons anos de cadeia para os envolvidos, inclusive para o maestro , que assinou um monte de cheques em branco para a turma poder gastar mais à vontade(acho que o TRF mudou a sentença, mas não sei se o proceso acabou). Agora, leva um pé no traseiro, sob o argumento de que não tem nenhum documento que lhe permita ocupar aquele espaço no CIC (que, não por acaso, significa Centro Inegrado de Cultura). O desprezo pela cultura erudita por aqui é algo que não consigo entender. Morei vários anos em Brasília e costumava frequentar o Teatro Nacional para assistir as apresentações da osquestra de lá. Por aqui, conheço um monte de gente que nunca assistiu um concerto. Lamentável.

  3. Opa, reforma começa em dois meses e prazo de um ano e meio para terminar. Fazendo as contas: reinauguração em plena reta final da campanha de 2010. Mais ou menos como a reforma da catedral, reinaugurada reiteradas vezes a cada dois anos. Eita!!

  4. O povo gosta mesmo é de big brother (eita programinha nojento), faustão, gugu, datena, lavagem de roupa suja e casos de polícia. Pobre cultura, não sobrou espaço para ela. Ponto para os políticos, a boiada está controlada.

  5. Corrigindo: A Ossca não foi usada como laranja na administração da Angela e sim uma outra orquestra, a orquestra municipal.

  6. Um órgão cultural CIC (Centro Integrado de CULTURA) desalojar uma instituição CULTURAL e sem fins lucrativos, que com dificuldades de todas as ordens, vem no passar dos anos, sobrevivendo de forma corajosa,com seu fundador subindo e descendo degraus das escadarias dos prédios do executivo e legislativo, mendigando condições para a sobrevivência desta tão grandiosa instituição a OSSCA, que aos longos desses sofridos esforços de sobrevivência vem semeando cultura musical de qualidade no estado catarinense, é no mínimo fruto de insensibilidade humana, cultural e de tudo quanto é nobre. Sem dúvida alguma, trata-se de pura perseguição de pessoas incompetentes, que no lugar de somar, buscam de alguma forma, passar a rasteira naqueles que mesmo debaixo de tantas dificuldades vem conseguindo o que muitos não conseguem. As desculpas esfarrapadas que estes usam para lograrem êxito nesta empreitada diabólica e injusta, além de nociva a cultura catarinense, pra mim, não merece ouvidos….

  7. Apoiar o despejo da música, Sr Damião, é no mínimo, uma excrescência humana.
    Se o Sr acha que nós músicos(porque a orquestra são seus músicos)sugamos o dinheiro tão benfazejo do governo(que aliás nos chega a cada 3 ou 4 meses com atraso) saiba que nem o ar condicionado nos deixaram usar neste Centro tão integrado de cultura, porque a integração não era completa quando o moço do ar só trabalhava à tarde,enquanto nós ensaiávamos de mãnha aos pingos.
    Trabalho à 8 anos na OSSCA e sei de seu defeitos e idiossincrasias a cargo do Maestro Nilo. Mas enquanto as partituras de Bach , Beethoven, Strauss e outros grandes nomes da música estão em sacos de lixo por conta de uma Fundação Catarinense de Cultura(estranhamente quem funda a cultura, agora, a afunda) o Sr vem professar sua inveja pelo ar(que não usufruímos), pela secretária que não temos, pelo frigobar (que era nosso cafezinho comprado no Angeloni e tomado no corredor do MIS, feito numa sala cubículo ao lado da sala do Maestro, no intervalo dos ensaios).
    Pelo jeito, o seu prêmio de poesia não ajudou muito a emergir seu senso de cultura,porque eu lhe digo, sua exibição de tal título para argumentar o apoio do despejo de uma orquestra de um centro de cultura por uma fundação de cultura, só ajuda a “Afundar” a cultura, essa nossa filha bastarda.
    E não digam que a orquestra é privada,e por isso não pode usar um espaço público.O Cinema do CIC corrijam-me, também é privado. O Café Matisse, também é privado. Querem que eles saiam de lá também por isso?…Bom pelo que andei lendo, Matisse talvez não haja mais depois das reformas. Espero não ficar também sem o cinema.
    Agora me digam o nome de uma orquestra em Santa Catarina que tenha apoio público total, para reivindicar um espaço público……? Querem o quê mais? Querem que os filhos bastardos apresentem comprovante de pensão para poder fazer um teste de DNA e adquirir seus direitos de filiação?

    Procurem na net pelas matérias sobre a reforma do CIC e verão projetos díspares e contraditórios. Em alguns a OSSCA tem até salão futuro no CIC, nos últimos, nem é citada.

    Há muito que se revelar dessa história, e o Maestro é apenas um instrumento dessa prática cultural em que vivemos, e infelizmente, um dos únicos que toma iniciativas para que exista sim, uma Orquestra Sinfônica no Estado de Santa Catarina.

    Flora Holderbaum

  8. Cara Flora.
    Me parece que nem se deve perder tempo com o Sr. Damiao, pois este (poeta) parece um fiscal. Ele fala que a OSSCA nao tem contrato e por isso deve ser despejada, sem saber qual a motivi da ausencia desse contrato. Sera que foi esquecimento? ou foi acordado assim entre ambas as partes? Sera que foi o governo que quis assim e agora se finge ofendido?
    O Sr. Poeta deveria eara lutar pela Cultura. Por mais orquestras, mais centros Culturais etc.
    Como esta sendo parcial, tomando partido pelo que vem na imprensa, ou esta sendo ingenuo, ou esta servindo os interesses daqueles que se incomodam com a existencia da OSSCA.
    Alem disso o Sr. Damiao parece insensivel aos 15 anos de trabalho pioneiro, preferindo bricar e reclamar uma sala para si.
    Caro Damiao para fazer musica a OSSCA precisa de uma sala, nunca ouvi falar que Fernando pessoa tenha precisado de uma sala para fazer poesia.

    Joaquim

  9. Sr. Carlos Damião,

    Quando li seus comentários sobre o despejo da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, meu primeiro instinto foi sentar-me em frete ao computador para providenciar minha resposta, mas achei que não valia à pena.
    Eu tinha muito o que fazer e muito com o que me preocupar. Eu, Carla Regina Martins Valle, que pouco apareço, que poucos conhecem, mas que durante 12 anos trabalhei voluntariamente junto ao Conselho Artístico da ACOSSCA (Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Catarina). Colaborei na elaboração de todos os projetos, ajudei a organizar muitos espetáculos, auxiliei nos bastidores, assumi o papel de apresentadora em ocasiões de necessidade, auxiliei na elaboração de relatórios de prestação de contas, comprei flores para decorar teatros, ajudei a distribuir folders e a carregar partituras e instrumentos musicais.
    Hoje, continuo acreditando que não vale à pena. Porém, depois de ler as inteligentes respostas de Flora e Joaquim, achei por bem manifestar meus pensamentos sobre sua atitude e algumas verdades sobre o assunto.
    Em primeiro lugar, é importante salientar que o Maestro José Nilo Valle e os músicos que em 1993 faziam parte do quadro de instrumentistas da OSSCA NÃO invadiram o CIC com marretas nas mãos, quebrando portas e tomando posse das salas que ocuparam por 15 anos. Então lhe pergunto: como entraram? Entraram porque, como bem disse o maravilhoso Prates, a eles foi permitida a entrada.
    Vamos esclarecer melhor. O maestro José Nilo Valle foi acolhido no CIC – depois de retornar de seu Doutorado nos Estados Unidos – pela Fundação Catarinense de Cultura e pela Secretaria de Cultura do Estado. O maestro trabalhou arduamente e usou de recursos próprios para conseguir reunir os poucos músicos da cidade em torno de uma mesma causa, com a promessa das forças políticas da época de que seria criada uma orquestra pública em Santa Catarina, ou, pelo menos, com total apoio do poder público. Como já sabemos, costumeiramente as promessas não são cumpridas e de uma gestão para outra os interesses mudam, sendo deixados de lado os antigos compromissos.
    Perceba, portanto, que a OSSCA não é privada, por ter nascido com este escopo, ficou privada por não conseguir ser pública como deveria ser. Durante esses 15 anos de trabalho, José Nilo Valle lutou para que o Estado assumisse com orgulho – como ocorre em outros estados brasileiros – a sua orquestra sinfônica. Projetos para a estatização da OSSCA e para a criação de cargos para os músicos foram aprovados pela Assembléia Legislativa do Estado, mas, infelizmente, não obtiveram o mesmo sucesso junto ao Poder Executivo da época.
    Assim, ficaram músicos e maestro à mercê das marés, contando com a boa vontade das forças políticas de ocasião para sobreviver, sendo ora amados ora rejeitados, como filhos bastardos (como bem ressaltou a Flora).
    Mas como é possível a OSSCA ter sobrevivido durante tanto tempo? É e foi possível, graças à garra e à teimosia de um homem chamado José Nilo Valle e graças ao apoio que muitos dos músicos e colaboradores da OSSCA deram a ele. Foram 15 anos formando músicos para Santa Catarina, através do OSSCA Instrumental, foram 15 anos apresentando sinfonias jamais antes executadas nesse chão, foram 15 anos fazendo concertos gratuitos no CIC para a formação de platéia, foram 15 anos levando a OSSCA a cidades onde jamais havia estado uma orquestra.
    Durante 15 anos esse homem, meu marido, acordou cedo todos os dias e saiu de casa para trabalhar, sem sequer parar para almoçar. Durante 15 anos, para trabalhar, ele deixou de estar com a família em muitos finais de semana, dias dos pais e finais de ano. Durante 15 anos, ele passou noites e noites em claro, fazendo arranjos, organizando concertos, fazendo relatórios de prestação de contas e tentando encontrar soluções para que a OSSCA tivesse uma situação mais estável.
    Ah! Imagino que o senhor deva pensar que o maestro e os músicos da OSSCA ganhavam muito bem e contavam com uma excelente estrutura física e logística. Pois é, mais um engano seu. Como bem disse a Flora, não tenha inveja daquilo que nunca tivemos. Em alguns períodos, até tínhamos secretária, mas elas nunca aguentavam por muito tempo, pois é realmente muito difícil esperar 4 ou 5 meses, como já ocorreu, para receber um salário que já não é muito bom. Frigobar? Ar refrigerado? Realmente o senhor sonha alto e imagino que grandioso seria se seus devaneios fossem usados para um fim mais nobre.
    Mesmo entre trancos e barrancos, a OSSCA sobreviveu. E, observe, tanto o Governo do Estado reconhece o importante papel da OSSCA e o trabalho de seu regente/fundador, que na ocasião do despejo o próprio Secretário Gilmar Knaesel assumiu compromisso público com a orquestra nos mais diversos meios de comunicação. O secretário ressaltou o trabalho e a dedicação do maestro e destacou, inclusive, que o projeto “Circuito de Orquestras Catarinenses” (que tenta apoiar sete grupos orquestrais que desenvolvem suas atividades em SC, incluindo a OSSCA) deriva de uma iniciativa pioneira de José Nilo de levar música de qualidade a vários municípios catarinenses.
    Enfim e portanto, Sr. Damião, acho de fato curioso que o senhor, que se auto-intitula poeta e faz questão de evidenciar uma premiação que obteve junto à Fundação, demonstre tamanho desrespeito por uma instituição e por um homem que fizeram e fazem muito pela cultura musical catarinense. O senhor, como poeta, deveria saber que a verdadeira glória do artista não está nas premiações que recebe, mas nos corações que consegue tocar com o que faz. Prêmio por prêmio, foi concedido ao Maestro José Nilo Valle, há quatro anos passados, o Troféu Anita Garibaldi, maior honraria oferecida pelo Governo do Estado para aqueles que mais fazem por essa terra.
    Um mês após o despejo, apesar de intensa procura por uma sede, todo o material da orquestra ainda se encontra em um depósito. Eu, mais uma vez sem que ninguém precisasse saber, acompanhei a retirada de todo o material da orquestra das dependências do CIC (em menos de 24 horas após o maestro ter sido “convidado” a se retirar de sua sala, todo o material foi empacotado e amontoado nos cantos das salas, por ordem da Diretoria da Fundação): partituras em sacos de lixo, CPUs jogadas em cima de tímpanos, instrumentos largados debaixo de estantes de música, material de escritório depositado em sala com goteiras… (tenho fotos).
    O senhor concorda com isso? Não me espantaria. Infelizmente, aqueles que menos fazem são os que mais falam e tripudiam sobre as dificuldades alheias. Como circula pela filosofia do povo: há aqueles que falam sobre idéias, aqueles que falam sobre coisas e outros que falam sobre os outros.
    Bem, para quem tem feito muito mais do que falado, acho que já escrevi demais. Foi o desabafo de quem acompanhou a dedicação e o amor que um grande e honesto homem teve para com a música nesse Estado, o desabafo de quem também ajudou a fazer, como o fizeram Flora e Joaquim.
    Vamos continuar FAZENDO!
    E o senhor???
    Carla Regina Martins Valle

  10. OIOIÓ! Sô mané mas não sô bocó!
    O Damião tem toda a razão. Não dá pra fingir que nesse mato não tem coelho, só porque música é uma arte tão bonita.
    TODO mundo que trabalhou no CIC sabe que o maestro era afilhado dum político influente e foi colocado como diretor de música do CIC. Criou a orquestra pra ficar no espaço e continuar ganhando dinheiro. Ameaçava os inimigos e prometia mundos e fundos pros músicos.
    PARA os governos também é uma curtição, porque é uma fachada de orquestra do estado a preço de banana, muito conveniente pra uso político. A maioria dos concertos é no interior do estado, pra público leigo e simples, que fica feliz por ver uma orquestra na frente uma vez na vida, e esquece que sua cidade não tem um esgoto decente. Vez ou outra dá enchente e ninguém faz nada pra ajudar também.
    NINGUÉM sabe de onde esse maestro tira tanto dinheiro pra levar a vida que leva não, e diz que não tem como pagar os músicos por meses. Tá sempre jantando em restaurante bacana. Aí tem treta, seu Damião, aí tem.
    NENHUM tipo de arte deveria ser fachada para desviar imposto que sai do bolso de todos nós contribuintes.

  11. Caro Sr. martins
    O modo como o Sr. se expressa é muito vago e indefenido, e assim ficamos sem saber o que sr. , realmente quer dizer. O seu comentário indicia que o Sr. conhece a fundo a vida publica e também particular do Maestro Nilo, porem com esse texto fica-se apenas com vislumbres, incinoações e pouco mais. Solicito que esclareça as expressões – Afilhado de um politico influente. Qual ? Ameçava os inimigos. Quem e como ? Orquestra do estado a preço de banana.
    Qual o valor anual ? que estão no texto e também o penúltimo parágrafo referente à vida pessoal do Maestro.
    Caso contrário parece fofoca, não acha ?
    Bocó faz uma rima genial com oioió, náo é ?
    Cuidado Sr. Damião se o Sr. Martins vira poeta ainda lhe ocupa uma sala no CIC.
    Já agora o Sr. diz que o Sr. damião temtoda a razão. Razão em què ? Na sala ?

  12. Caríssmos,

    Não concordo com a maneira que a Orquestra está sendo tratada, creio que, como foi exposto aqui, houveram motivos e motivos que permitiram que ela se instalasse, e nunca poderia ser enxotada dessa maneira.
    Nessa atividade, provavelmente se escondem outros motivos.
    Não sou músico, sou apreciador de música erudita e resido em Brusque, onde a OSSCA já se apresentou inúmeras vezes.
    Creio que o motivo real dessa história toda talvez seja porque a OSSCA e o maestro Nilo, na realidade tocam muitíssimo mal.Qualquer pessoa que tenha escutado uma gravação ou uma orquestra de nível medianamente mais alto não tem como não sofrer com a ausência de qualidade, de refinamento e de técnica orquestral, imprescindíveis para a execução da música erutida.
    Eu acredito piamente que, embora eu não concorde com o despejo, na realidade nua e crua o motivo seja esse.

  13. OIOIÓ, querendo que eu entregue o ouro todo assim de mão beijada?
    O preço da orquestra, toda gente sabe bem que sempre foi mistério e até o Tribunal de Contas queria saber… e com meia dúzia de músico “laranja” assinando recibo “frio” pru home, “tão honesto”? Tá na boca do povo já hoje.
    Da vida particular do home nem quero saber, mas vivia na “badalação” e só vestindo coisa de primeira (relógio, suspensório, gravata italiana, sapato, paletó, tudo chique no úrtimo) durante 17 anos, e, oficialmente “na pindaíba”. Sem falar na mesadinha aos “protegidos”, faça chuva ou faça sol. Dinheiro brota, hein…
    Os pobres músicos nunca receberam décimo terceiro, um fgts, nem nada que um trabalhador honesto tem direito. Claro que fica baratinho pro seu Secretário do Estado assinar o cheque. É altas farra!

    Padrinho político?? Nunca foi segredo pra ninguém: é só clicar em
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2409836.xml&template=3898.dwt&edition=11745&section=1315

    e ver que a turminha do PFL, Vilson Kleinubing e Konder Reis, tiveram a bela idéia de “alojar” os home lá “de grátis”, tudo fora da lei.
    O Moreno bem disse que a bandinha é ruim de dá dó. Tinha que tocá mais pro interior, dotô, pra Brusque tava ruim di mais… E ainda querem que a gente sustente com dinheiro de arrecadação de imposto???
    Músico corrupto existe sim, sinhô!
    E não me chama de senhor que quem sabe até sou uma moça prendada, e bem “binita”!

  14. Infelizmente, a verdade deve ser dita, doa a quem doer. José Nilo Valle envergonha o estado.

    Os músicos e amantes da música de fora que já viram a ossca riem muito de Santa Catarina e seu regente que parece uma caricatura e nunca teve carreira como regente de orquestra em nenhum lugar, nem antes nem depois de ser regente da ossca.

    Fora do estado, ele é desconhecido, a não ser como piada musical de mau gosto.

    Não conseguiu nem ser professor da Udesc, porque não passou na prova. Em 15 anos não conseguiu criar um público para a orquestra, porque o som muitas vezes é horrível e dá vontade de chorar de tão ruim que é. Dá pra dizer que quem vai no concerto são só os parentes dos músicos, ao contrário da Camerata Florianópolis, que já tocou até na Europa.

    Não passa de um arrogante e charlatão, que usa os músicos.

    É uma pena que os governantes sujem o nome do estado desse jeito, em vez de contratar bons profissionais. Que tal aproveitar e abrir o olho?

  15. bom,também é de se estranhar,após os vários anos de dedicação minha em prol da OSSCA,atualmente o SR.DR.Nillo simplesmente vira ás costas em relação á minha pessoa,é óbvio que tem mutreta por trás de tudo isto.Bom o povo tem seus governantes que merecem,mas mutreta pra cima de mim não funciona.até porque como fui SPALLA da ossca e isto não foi por acaso,foi fruto de muito trabalho e dedicação.
    o que posso dizer é o seguinte aqui se faz e aqui se paga,e quem tem que pagar irá pagar,e isto será com juros e correção monetária,lamentável isto estar acontecendo com a cultura catarinense Brasileira e mundial. São os meus protestos.André Augenstein(Violinista) senti na carne voçes sentiram?.

  16. A qualidade musical no estado de santa catarina tem de ser posta em prespectiva.

    Num estado onde náo existe uma formação generalisada de nusico de orquestra, obviamente não poderão encontrar musicos de alta qualidade. Portanto a falta de boms musicos reflete-se nas orquestras em geral. Por isso náo posso concordar com as expressões amargas aqui formuladas, que apontam a OSSCA como ruim.

    Primriro porque, tendo como referência o encontro de 5 orquestras realizado em dezembro de 2008 no parque coqutros, a OOSCA não ficou a dever para nenhuma das outras. a OSSCA tocou uma peça sinfónica com dificuldade igual ou maior do que a marcha, o concerto barroco e a abertura então apresentadas.

    Segundo. Quanto á comparação da OSSCA com gravaçoes de média qualidade acho que tem razão, mas aqui no estado não há orquestras nem de primeira nem de segunda qualidade…. portanto essa observação deveria ter sido dirigida a todas as orquestras.

    Terceiro. Quanto ao publico devo dizer que no concerto da 1º Sinfonia de Beethoven imensas pessoas ficaram sem poder entrar. Teria dado para repetir o programa no dia seguinte e encheria a sala de novo.

    Para finalizar conconrdo que este problema é uma grande responsabilidade dos Srs. Governantes, porque é umm problema politico. Por isso não se pode responsabizar um músico por tudo isso, e sim exigir do governo uma ação consequente, com politicas publicas que apoiem a formção de boms musicos desde a infância. É claro que isto exige recursos, mais do que aquele preço de banana aqui referido. Mais não tem como querer coisa de primeira e pagar uma merreca.

    Se o dono do restaurante náo abre o bolso para comprara produtos de qualidade náo se pode culpar o cozinheiro pelo gosto ruim.

    E ai?
    Estão dispostos a cobrar isso?

  17. esta é para os críticos………,bom tenho dois cursos na Europa fui Spalla da OSSCA,tenho registro no MEC curso de violino e prática de orquestra violino 1
    registrado na OMB,tive aulas com os melhores professores de violino do Brasil e do mundo,isto é um desabafo para aqueles que me criticaram e me desrespeitaram.O homen faz á ARTE,não é a ARTE que faz o homen.Isto também é para as Patricinhas daí,que me infernizaram e me prejudicaram…….
    O Profissional tem que ser respeitado e “pago”.
    Atenciosamente
    André Augenstein
    “Violinista”!

  18. Mentira, mentira, o concerto da ossca aqui em coqueiros foi uma fiasquera! Meu, esse Joaquim Galvão é um baita de um puxa-saco do maestro Nilo… aff…

    O estado tá cheio de músico de alto nível, só assistir a camerata florianópolis, que dá um show na ossca e mostrou isso em coqueiros. Aliás, to sabendo que todo mundo que toca na ossca acaba saindo porque não aguenta ficar pagando mico e ouvir chilique do maestro piradão…

  19. Caro António

    Antes de mais deixe-me esclarecer o que, para mim, as Orquestras de Primeira linha são aquelas que ocupam os primeiros 30 lugares deste ranking

    http://www.geocities.com/laurent_lin/classic_music/123.html

    As Osquestras de segunda linha são as 70 seguintes.

    Na terceira linha estão as outras, satisfatórias ou nem isso.

    Quanto aos musicos, seguem a mesma linha, os de alta qualidade tocam nas primeiras orquestras, os bons tocam nas segundas e os satisfatórios tocam nas demais.

    O Sr. diz que o estado está cheio de músicos de alta qualidade. Parece-me improvável, pois se assim fosse porque não existe uma orquestra de alta qualidade no estado?,
    porque a Camerata assim como a maioria das orquestras do estado se valem, nas suas apresentações de músicos de outros estados?
    E porque músicos de alta qualidade, que se encontram no estado, não optam por tocar numa das melhores orquestras do mundo?

    Sr. antónio temos de ver as coisas em prespectiva e não apenas conforme as nossas paixões. Eu não puxo o saco a ninguem, limito-me a tentar apreciar sem exageros, até porque não dependo da OSSCA para levar a minha vida.

    Devo dizer que a Camerata é uma orquestra que eu estimo e que tal como a OSSCA tenta fazer o melhor com os musicos que tem.

    O Sr. diz que quem toca na OSSCA acaba saindo etc.
    Recentemente alguns musicos da Camerata fundaram a Orquestra Filarmonia de Santa Catarina. Convidaram os colegas a fazer o teste para serem admitidos. Nem todos foram admitidos.
    O que tem a dizer a respeito?
    Porque eles fizeram isso?
    Se os musicos da Camerata são de alta qualidade porque não foram todos admitidos?

    Em coqueiros a OSSCA recebem uma ovação eufórica da plateia, portanto não concordo com o seu comentário.

  20. Hehehe…

    Bom, já que hoje eu to com tempo e o joaquim se dirigindo a minha humilde pessoa, vamos lá responder o questionário.

    “Eu não puxo o saco a ninguem, limito-me a tentar apreciar sem exageros, até porque não dependo da OSSCA para levar a minha vida.”

    Então pra quer perder tanto tempo bancando o advogado de defesa do maestro? arrã… sei…

    “Em coqueiros a OSSCA recebem uma ovação eufórica da plateia, portanto não concordo com o seu comentário.”

    Ovação eufórica??? hahaha… sem comentários.

    “O Sr. diz que o estado está cheio de músicos de alta qualidade. Parece-me improvável, pois se assim fosse porque não existe uma orquestra de alta qualidade no estado?”

    Inclusive por causa de maestros migué, que nem o seu chefe José Nilo Valle.

    “porque a Camerata assim como a maioria das orquestras do estado se valem, nas suas apresentações de músicos de outros estados?”

    Engraçado é que a Camerata toca legal mesmo sem nenhum músico de fora, e a Ossca dá vexames até cheia de músicos de fora, rs…

    “E porque músicos de alta qualidade, que se encontram no estado, não optam por tocar numa das melhores orquestras do mundo?”

    Sei lá o que se passa na mente dos outros, meu. Mas até eu que nem sou músico conheço uma galera que saiu daqui e se deu bem. Devia se informar.

    “Se os musicos da Camerata são de alta qualidade porque não foram todos admitidos?”

    Sei lá outra vez, decerto nem todos são bons, né amigo? Mas boa sorte pra eles, e tomara que sejam mil vezes melhor que a camerata.

    Agora é a minha vez de perguntar, você é cúmplice dessas falcatruas todas do maestro?

  21. Caro Sr. Antônio

    Com prazer responderei as suas questões.

    Se o Sr. acompanhou algum concerto da OSSCA na temporada passada viu-me na 1º Flauta, e náo tenho nehuma respnsabilidade na parte administrativa. O meu interesse na OSSCA é meramente musical. Por isso desejo que ela continue a existir. Durante todo o 2008 não ouvi falar de nada de ilicito no interior da OSSCA. Por esse desconhecimento estranhei o modo como este blog apareceu.

    Como já deve ter reparado , anteriormente, neste blog, solicitei ao Sr. martins agronomica que indicasse eventuais fatos objectivos que compromentam o bom nome da OSSCA e do Maestro Nilo Valle. Assim fiz porque desconheço esse assunto. Espero que fique claro que não participei nem participarei em nenhum ato ilicito, quer na OSSCA quer em qualquer outro lugar.

    O Sr. afirma que o Mestro Nilo fez falcatruas.
    o Sr. pode explicar à blogoesfera do que se trata?

    Algum participantes deste blog, escreveram comentários sem apresentar fatos concretos, com o objectivo de destruir a boa imagem da OSSCA.
    Até impotaram fatos à OSSCa que afinal se tinham passado noutra otquestra.
    Assim vejo-me obrigado a indagar da veracidae dos mesmos, o que é muito diferente de defender. Só faço isso, porque , como eu já disse anteriormente, desejo longa vida à OSSCA e a qualquer outra orquestra do mundo.

  22. Olha meu, na boa… ou você tá fingindo que não vê a sujeira, ou tá de inocente, e nesse último caso, devia é se concentrar na parte da música e esquecer da política. Tudo o que o damião e o martins falaram faz muito sentido. Agora se você, depois de tudo isso e do que saiu na imprensa sobre a troca da chave, uso das sala, falta de contrato, tribunal de contas e tudo o mais, continua duvidando que tudo isso aconteceu, parece que você vai acreditar no “bom nome” do maestro, como você mesmo falou, pra sempre… hehe

    Mais uma coisa, é verdade isso que o martins falou também, que vocês não tem carteira assinada, nem recebem férias, décimo terceiro, e por aí afora? Isso é bem grave, cara. Isso não se faz com profissional nenhum e é outra baita falcatrua, caso você não saiba.

  23. olha meu, na boa… não entendi nada! por favor, seja mais especifico. fala, fala e não resolve nada. o problema é a OSSCA, o maestro Nillo. Quem lhe magoa? Falta um nome para sua torcida organizada! Temos varias orq., no estado e não sei de uma se quer q trabalhe de uma forma diferente. oq lhe magoa? desabafe de forma especifica, por favor?

  24. Caro Sr. António

    Não irei abandonar este debate, tal como o Sr. deseja. Até porque tendo eu o dever de lealdade para com a OSSCA e solidariedade para com os meus colegas é minha obrigação refutar os seus argumentos, que diga-se de passagem são muito insipientes e não substanciam as suas ideias.

    A palavra falcatrua que o Sr. utiliza para qualificar ações do Maestro Nilo é imprópria., porque falcatrua é sinónimo de ação desonesta para lograr alguém. Isso está tipificado na lei como crime e sujeito a condenação.
    Quem julga são os tribunais e não o Sr. ou eu ou a boca do povo.
    O Maestro Nilo não foi condenado e portanto é inocente até prova em contrário.

    Quanto à parte referente ao Tribunal de contas. A noticia veiculada a 7 de julho de 2008 no Diário catarinense , apenas refere que o Tribunal pretende que a OSSCA venha a ter novas regras de gestão. Náo observei nenhuma condenação.

    Quanto ao uso de sala a Sra. Carla Valle já explicou que a OSSCA só ocopou o espaço no CIC porque foi convidada a entrar. O Sr. vè alguma ilegalidade nisso ? Podemos estar falando de um uso irregular, por não haver contrato, mas nesse caso a responsabilidade é apenas de quem autorizou a entrada. Se o dono do imóvel não quiz fazer o contrato porque condenar o inquilino? Nessa situação a OSSCA é vitima e não ré, porque não tem um contrato que a defenda. Por essa razão o Secretário Knaesel assumiu o compromisso com a OSSCA.

    Quanto aos direitos trabalhistas. è verdade que o ideal seria contar com carteira assinada, ferias e 13º. Mas assim não acontece nem na OSSCA nem nas outras orquestras do estado. Porque isso é um problema politico e só será resolvido com vontade politica. No meu caso o Maestro explicou-me essa situação sem rodeios e eu acetei-a de livre vontade. Penso que o mesmo terá acontecido com os outros musicos.
    Tambem não vejo nada de desonesto.
    Por outro lado devo dizer que a OSSCA é a orquestra que tem mais musicos com salário mensal. Infelizmente agora com toda esta agitação estamos parados sem receber.
    O Sr. que se diz defensor dos musicos acha melhor assim? Orquestra sem sala e musicos passando dificuldades.
    Porque o Sr. não briga para que haja direitos trabalhistas em todas as orquestras ?

    Não precisa responder eu já descobri.
    O Sr. quer que a Ossca morra para dar logar a outra de sua preferência.

  25. É decepcionante a desinformação da classe “musical” dessa cidade.

    De uma vez por todas:

    A ossca NUNCA foi convidada a entrar no cic. Prestem bastante atenção pra entender.

    No governo do Kleinubing, o Jose Nilo Vale foi designado diretor do departamento de música do cic. Cargo de confiança, um jeito fácil de arrumar emprego público sem fazer concurso, é só ser amigo do governador ou do vice. Mudava o governo, mudava o diretor.

    Pois bem. Aproveitando que tinha o controle das salas do departamento de musica do cic, por ser diretor de música, por vontade própria e com a CONIVÊNCIA do governo estadual, ele começou a espalhar pras pessoas que ia montar uma orquestra sinfônica e que quem quisesse tocar tinha que falar com ele.

    Ele começou a usar o espaço pra ensaiar a meia dúzia de pobres coitados que apareceram lá, acreditando que ele era regente famoso nos estados unidos (naquela época não existia o google e todo mundo acreditou, hoje se sabe que era uma baita mentira, uma boataria que ele mesmo fazia questão de espalhar e nunca negou).

    Alguns meses mais tarde, ele escolheu alguns “músicos”, e montou a Acossca, dizendo que não era possível fazer uma orquestra pública, mas a associação podia buscar patrocínio público e PRIVADO.

    Os associados reclamaram do nome ser sinfônica de santa catarina, porque dava a idéia de a orquestra ser do estado, o que nunca foi verdade. Mas o José Nilo Vale bateu o pé, e assim ficou.

    E foi nessa reunião que se criou a ossca, em 1993.

    O governo do estado nunca se comprometeu a pagar nada.
    Quem fez a orquestra existir foram os antigos associados da acossca.

    Tudo que o governo fez de concreto foi uma lei de dezembro de 1993, que declarou a acossca e a ossca como sendo de utilidade pública,que já existiam desde o começo do ano. Como inúmeras outras associações, o que não dá direito a nada.

    É simples.

    Vou repetir:

    O Jose Nilo Vale NUNCA foi contratado pelo governo do estado pra fazer orquestra nenhuma. Ele foi contratado pra ser DIRETOR DE MÚSICA DO CIC, lá fazia o que queria com o espaço (ou seja, a orquestra e a acossca), o governo do PFL sabia e deixava, e foi posto pra rua quando entrou o PMDB em 1995.

    A orquestra continuou a usar o espaço do cic durante o governo paulo afonso, mas também sem receber nada. Nesse período ele ficou lá por causa da inércia da Fundação Catarinense de Cultura, que simplesmente DEIXAVA ELE USAR O ESPAÇO SEM CONTRATO, da mesma forma que deixava o cinema, a lanchonete (que hoje é café matisse e também vai pra rua) e outros, ocuparem o espaço na total ilegalidade.

    Os músicos não recebiam nada, durante cinco anos, só um pouco da bilheteria quando tinha um concerto pago, e era muito raro de acontecer.

    Só durante o governo do esperidião amin, lá por 1999, o governo começou a pagar a ossca, mas sem regularizar a situação e sem prometer nada além do dinheiro do mês, sendo que tudo acabou no governo luiz henrique.

    O maestro era solteiro quando a orquestra começou. Conheço a Carla Vale, é esposa do maestro, casou com ele bem mais tarde e não sabe como a orquestra foi criada. Se ela acha que a ossca foi convidada a entrar, infelizmente tá enganada ou se faz de boba.

    Se as ocupações irregulares estão acabando nos prédios públicos, inclusive a ossca no cic,palmas pro governo nesse ponto, apesar de errar tanto e em tantas outras coisas.

    Se TANTOS grupos culturais que ganham dinheiro público através de projetos culturais conseguem espaço particular pra ensaiar, por que só a ossca quer ter os privilégios de ensaiar lá?

    Então que se abra uma concorrência pública entre as orquestras, grupos de teatro, dança, etc, e o estado vai decidir quem realmente merece, e ASSINAR UM CONTRATO TEMPORÁRIO, e quando acabar, abrir nova concorrência. É assim que tem que ser feitas as coisas nun centro de cultura público, NÃO EXISTE OUTRA MANEIRA.

    Como um parêntese: fui coralista atuante no estado por muito tempo, e tenho inclusive pesquisas publicadas sobre a vida cultural e musical do estado em que nasci. Conheço muita gente e vi com meus próprios olhos muitas coisas acontecerem. Atualmente resido em outro estado por razões profissionais, e vejo com muita vergonha coisas como a ossca. Um bom regente mudaria muita coisa. Mas nada disso do que eu contei é segredo pra ninguém.

    Agora, se querem discutir, discutam com base na verdade, não fiquem repetindo essa abobrinha absurda de que a ossca teria sido convidada a entrar no cic.

  26. Assino embaixo em tudo que o OperaMan escreveu.
    Coloquei meu nome verdadeiro, não vou me esconder atras de um apelido, mas respeito a decisão do Operaman, e talvez saiba quem ele é.
    Comecei tocando contrabaixo na OSSCA, e com isso posso confirmar tudo o que o OperaMam escreveu.
    Para acrescentar a discussão, lembro do tempos iniciais da OSSCA, quando não tinha verba, o Maestro sempre contava com a ajuda dos musicos militares, e depois que entrou verba no governo Amim, mandou a maioria embora, sem motivos nenhum. E digo isso sendo Cívil, eu mesmo sou contra, termos investimento na area militar, temos que investir na educação. mas digo isso em solidariedade aos grandes amigos músicos que tenho.
    Vocês querem uma orquestra de qualidade, invistam na educação. Apóiem um orquestra publica de verdade, com todo mundo entrando com concurso publico, incluindo o maestro, com banca de verdade.
    Mas ninguém pensa nos músicos, muito embora eles também contribuiem em seu silêncio ao não tomar uma atitude e denunciar a questão ao Ministério Público e Delegacia Regional do Trabalho.
    Quem tocou ou toca na ossca, sabe que tem os “escolhidos” que ganham mais, fecham os olhos para tais questões.

  27. MEeeeu… é óbvio que todo mundo tem que pagar direito trabalhista, inclusive e a camerata, que aliás nem precisa querer que a ossca morra, porque ela já tem até sede própria. E se os músicos tão passando dificuldades foi porque embarcaram nessa canoa furada, já topando o esquema do maestro logo de primeira. Mas isso não quer dizer que não tem direitos trabalhistas pra buscar. E deu até no diário catarinense de quinta passada, que os músicos não se identificam e nem dão entrevista revelando o que sabem, com medo de represálias, porque o maestro persegue quem pensa diferente dele. Então ninguém aqui pode vir elogiar o seu nilo e dizer que fala em nome dos músicos, é bem ao contrário. Na verdade eles estão amordaçados. Tomara que descubram que eles é que são a orquestra, aproveitem esse momento e se organizem pra terem uma administração eficiente e chutar fora o maestro. Estou do lado deles. E sobre as falcatruas: o pior cego é o que não quer ver.

    Operamen, você é o cara. Tomara que um dia você e outros catarinenses voltem a cantar e trabalhar aqui no seu estado, em condições melhores.

  28. Em tudo neste país tem política podre.
    A luta árdua,o preparo técnico, enfim, nada disso adianta. Se não fizer parte da turminha (máfia), fica-se a ver navios. É estupidamente diferente nos países de primeiro mundo, onde a capacidade, a luta e o preparo técnico é o que vale. Nestes países se respeita os verdadeiros valores, ou seja a competência, a luta. O maestro Nilo subiu e desceu escadarias dos palácios por centenas e centenas de vezes para conseguir manter uma extrutura a nível de sinfônica. Além da formação técnica à nível dedoutorado, o suor e as lágimas.
    Como se não bastassem as dificuldades financeiras, por último passam o pé em quem já estava caindo. Pra que serve o CIC (Centro Integrado de Cultura)? O espaço físico era o mínimo que esta instituição deveria fornecer como apoio a tão nobre OSSCA. Se contrato era o problema,e não apenas desculpas para tamanho absurdo,porque não fizeram esse tal contrato? O CIC está simplesmente gerando um grande prejuizo a cultura musical de qualidade na santa e bela Catarina, justamente o oposto do que deveria.

  29. Acho até engraçado alguns tipos de pessoas questionarem a qualidade musical da OSSCA. O mais engraçado é que parte dessas pessoas nem qualidade técnica para fazerem questionamentos à nível técnico possuem.
    Eu por exemplo, me acho em condições de opinar. Pelo fato de ser músico (violinista),sou conhecedor de causa.
    E conhecendo praticamente todas as orquestras de Santa Catarina, vejo a OSSCA com qualidade que nada deixa a desejar em relação as demais. Até porque com exceção da Filarmônica de Jaraguá Sul, todas as demais são orquestras de câmara. Adminstrar técnicamente e financeiramente uma orquestra de
    câmara é muito menos complicado que uma orquestra sinfônica, já que esta é muito maior.
    Particularmente admiro muito o maestro Nilo, pela determinação e força, algo que notoriamente é causa de muitas dores de cotovelo por aí. Para muita gente que não deve saber, o maestro Nilo tem formação acadêmica a nível de doutorado, e não foi em qualquer faculdadesinha que ele conseguiu isso.Ele fez pós graduação e doutorado fora do Brasil. O máximo que ele conseguiu de qualidade, posso garantir por esperiência, é o máximo que se consegue com uma estrutura até então fornecida.
    De a ele uma estrutura a nível de OSESP pra ver se ele não levanta em Santa Catarina uma orquestra de primeiríssimo mundo.

  30. É impossível discutir com pessoas tão despreparadas, mas lanço aqui algumas perguntas que, se dependerem do “bom senso” dos defensores do maestro, vão ficar para sempre sem resposta.

    Se o maestro José Nilo é tão competente quanto seus seguidores dizem, por que nunca regeu nenhuma outra orquestra profissional, mesmo de mínima importância, seja no exterior ou no Brasil?

    Se o maestro José Nilo tem um maravilhoso currículo acadêmico, por que foi reprovado até na prova para professor da Udesc? Se é por política interna, então por que ele nunca deu aulas em nenhuma outra universidade, depois que voltou do exterior? Será que ele é mesmo tão preparado como ele diz? Será que o mundo inteiro está simplesmente contra ele, salvador da pátria?

    Se o maestro José Nilo é tão dedicado e honesto, como ele consegue manter um padrão de vida tão alto, e por tanto tempo? Aliás, quanto ele vem ganhando por mês? Por que ninguém fala quanto ele ganhou de dinheiro nesses anos todos em que seus músicos sobreviviam no sacrifício?

    Se o maestro José Nilo é tão idealista e defensor da música no Estado, por que persegue e trata tão mal seus músicos, ao ponto de eles terem medo de darem entrevistas para a imprensa, e só falam sem revelar seus nomes, conforme reportagem do Diário Catarinense?

    etc.

    Enfim, não estou aqui para discutir. Cada um que encontre suas próprias respostas.

    Realmente gostaria que minha cidade e meu estado tivesse uma orquestra sinfônica, mas não essa. Gostaria que aqui tivesse um maestro e uma orquestra sinfônica que não fizessem a gente passar tanta vergonha.

  31. minha cara operária das artes ,simplesmente por jogo de interesses,óbviamente rola dinheiro por trás deste jogo de interesses,á sete anos saí da ossca e não consegui colocação adequada no mercado musical,isto porque :óbvio jogo de interesses ,quem é que ganha sem eu poder estar trabalhando?os inescrupulosos,Quem são eles? aproveitadores da minha situação.Ex:Pastor(es)de igreja evangélicas e assim por diante.
    Até então tenho enfrentado esta situação com muita paciência,mas paciência tem limite,Sr.Arlindo não esqueças que já fostes meu aluno.

  32. A Assembleia aprovou Projeto de Lei 45/2008, do deputado Rogério Peninha Mendonça, que declarada a OSSCA integrante do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural do Estado. Veja mais aqui: http://tr.im/rMsL

  33. É até engraçado ver o Arlindo defender o Nilo.
    O Arlindo deve ser um dos poucos que já viu estes dito diplomas do Nilo.
    Operaria das Artes também gostaria de ver estas perguntas respondidas.
    O que mais me aflige é a desunião dos músicos, se calam, não fazem nada, não buscam seus direitos, assistem passivamente tudo acontecer.

  34. a me esqueci tem uma porra loca do interior do paraná,
    deve ser filha de fazendeiro,também me inferniza….

    me desculpem mas minha paciência acabou.

    Ass:André Augenstein “*VIOLINISTA*”

  35. a também tem uma porra loca filha de pastor que me inferniza,coitada, sonha minha filha sonha…..já era
    ASS:
    André Gomes Augenstein “**SPALLA*””

    OBS:SE estou chamando de porra loca imaginem o quanto essa elemento me incomodou.

  36. tomem cuidado com as igrejas evangélicas ,elas são uma ameaça à democracia.
    Ass: André Gomes Augenstein

    Violinista e não Pastor né….

    Afinal de contas estudei 24 (vinte e quatro)anos de Violino(música)para que? desrespeito é o que não falta…Aí vai o meu alerta….

    1. Olá André Gomes Augenstein!

      Gostaria de me inteirar mais sobre os problemas que você passou por causa da dissolução da OSSCA. Aqui quem fala é o seu antigo amigo (apesar de termos perdido contato) Vinícius de Espíndola. Lembra de mim? Tentei falar com vc pelo celular e e-mail que estavam no seu cartão (entregue há alguns anos), mas não estão mais válidos.

      Sei que aqui não é nenhum lugar para conversar contigo, mas como não conseguia o teu telefone ou e-mail, procurei o seu nome no Google e achei este diálogo acima.
      Por favor me mande seus telefones e/ou e-mails para o meu e-mail: espindola77@pop.com.br

      Um grande abração, Vinícius DEMS

  37. Legal Vinícius,problemas foram vários…..
    se eu fosse escrever um livro teria que escrever sobre
    aventura,terror,persseguição,psicologia,psiquiatria,
    pois algumas “pessoas”passaram do limite não deveriam estar no seio da sociedade mas sim na Colônia Santana aí em SC.
    Tenho certeza que vc não aguentaria passar pelo que passei,o fato de eu ter sido um bom “soldado”do
    “glorioso” Exército Brasileiro “pode” ter me ajudado(*ou não*)
    Abraços: André Gomes Augenstein

  38. nas horas difíceis é que a gente vê quem é nosso amigo,pessoas próximas que eu pensava serem minhas amigas,simplesmente viraram as costas e ainda pisaram mais ainda em minha cabeça,hoje eu quero que estas pessoas vão literalmente pra merda e pro qinto dos infernos,ex:”Maestro Nilo,Pastor Moisés,sua filha pat…e seu filho Mauricinho(provavelmente devem ser Maçons=Picaretas,mais uma porra loca do interior do paraná que conheci no cic na época,Renata é o nome dela.outra idiota..
    Desculpem minha paciência acabou.
    André gomes Augenstein Violinista

    1. Quem sabe a gente marca alguma coisa para bater um papo? Acho que vc precisa conversar com um amigo!!
      Vinícius DEMS

  39. estou há três anos em Sampa e até aqui já vieram encher o meu saco.
    estou “lutando” e trabalhando de uma maneira honesta ,coisa que muita gente por aí está precisando fazer.
    me encontre no orkut.procure por mim ,não sei como isto funciona direito.
    Abraços: André Gomes Augenstein
    MÚSICO

  40. it´s mi neews for all the peoples of the world,let´s take becareful with the churchil and yours believers,because are very dangerous,don´t respect mi person teacher of violin and music.i study 24 years of music(violin) it´s mi alert .
    you have remember ,mahatma Ghandi said i believe
    in ………but don´t in believers.
    Sign:André Gomes Augenstein Violinist don´t pastor hum “thief´s”

  41. correction:with the church´s and your believers
    Mahatma Ghandi Said:
    I believe in believer but don´t in believers.
    Sign:André Gomes Augenstein
    Violionist Don´t Pastor “hum” *thief´s*

  42. POIS É O(S) DIABO(S) NÃO PARA(M)………………………,NÉ VINÍCIUS,NÃO ME FAÇA PERDER TEMPO.

  43. André, calma meu amigo!!

    Não estou tentando converter vc para nenhuma religião. Apenas estou preocupado com vc. Não concordo com tudo o que vc fala, mas exatamente por estar preocupado com vc é que estou mantendo contato.

    Daria para ser ao menos gentil comigo? Nunca te destratei, sempre agi com respeito. Não estou entendendo vc.

    Eu sou cristão sim. Frequento a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que é uma igreja maravilhosa. Mas isso não muda, creio eu, a nossa amizade.

    Vinícius EMS

  44. preocupado nada vc tá querendo defender seus interesses e sua ideologia pois estás se opondo á mim ,tem algum problema de eu ser ou não católico,Vinícius vc está mechendo em cahopa de marimbondo,pois agora mudou.E mais outra vc não tem nada que dar pitaco pois nem foste meu subordinado na OSSCA,o vc não sabe qual o significado do SPALLA.Se estou fazendo isto é porque me desreispetaram e adivinha quem foi?
    vc não sabe no que trá se metendo ,vc nunca foi meu amigo,sempre foi arrogante,até quando tocaste no casamento há muitos anos atrás faltaste com a éticca comigo ao ficardes se exibindo para com meu cliente,e o própio cliente
    reclamou na minha frente,pois é amiguinhjo acho que vc não está sabendo onde pisa.
    Não pago mais sapo pra ninguèm.
    este é o país onde não se respeitam os mais velhos.
    ASS:André Gomes Augenstein
    ####SPALLA#####

  45. vc está preocupado comigo porque?isto é uma ameaça?………não quis ofender vc ou sua igreja
    mas sim um determinado grupo de falsos cristãos que deveriam ser chamados de fariseus…….
    bom mas se carapuça te serviu o problema é teu….

  46. Acho que vc está me confundindo com outro Vinícius. O único casamento em que tocamos juntos foi aquele da minha vizinha… e ela não era sua cliente, era minha amiga. Não existe outro Vinícius que toca violino?

  47. 1º) Eu sei o que é um Spalla: é o primeiro-violino de uma orquestra. 2º) Não estou me metendo no assunto da OSSCA, tanto que não dei nenhuma opinião sobre o assunto. Conforme já tinha explicado, tentei ligar para o seu telefone e mandar e-mail para os dados constantes de um cartão que vc me deu um dia e não consegui. Por isso, coloquei seu nome no Google e encontrei aqui, neste blog de comentários. 3º) não falei nada contra o fato de vc ser católico, alguns dos meus melhores amigos são católicos. Enfim, não estou discutindo religião. 4º) não estou entendendo sua atitude: aqui no blog vc está me humilhando com suas escritas, mas para o meu e-mail vc escreve de forma mais educada, inclusive me confunde com outro Vinícius. O André deste blog é o mesmo que me envia e-mails do andrevirtuoni@yahoo.com.br?

  48. pois é vinícius até hoje não recebi o cache daquele casmento,se estou sendo muito ofensivo é porque já fui muito humilhado , malatratado e também não tenho sangue de barata.São muitos anos de estudo pra ficar sendo escrachado publicamente como fui.
    Sim confundi vc com outro vinícius.
    peço desculpas pelo engano.mas continuo afirmando que existe um determinado grupo de “cristâos” que deveriam ser chamados de fariseus.
    Abraços :André Gomes Augenstein

  49. Puxa, André, eu pensei que tinha te dado o valor que ela pagou. Mas isso não é problema. Mande-me o número da sua conta que eu deposito até semana que vem.
    Claro que eu te perdôo por ter me confundido com outro Vinícius. Mas responda-me uma coisa: esse outro Vinícius também toca violino?
    Abraço,
    Vinícius EMS

  50. sim conheço-o desde 1993 hoje deve ser profissional que nem eu.
    estou tendo problemas com esta imbecil filha de pastor,quem diria foi minha aluna de violino.
    Ela simplesmente não se toca,parece que ela tem
    merda na cabeça(ibb coqueiros),até já fiz um bo aqui em São Paulo por causa desta idiota,espero quem um dia ela pague por todo este transtorno que ela está me causando,se possível na justiça.
    ASS: André
    Músico violinista

  51. Renata Vanessa da
    Silva,Nova Esperança Paraná,outra idiota que está me incomodando,espero que ela também pague por ficar me aborrecendo….

  52. desde já peço desculpas( á quem me apoiou e me ajudou) por ser muito ofensivo,
    mAS PACÊNCIA TEM LIMITE, e á minha já acabou faz muito tempo.

  53. Sorry for all my friends,but my litlle patience it´s over,i´m a teacher violin don´t Pastor,i hope them you understand-me and respect mine position.
    Sign:André Gomes Augenstein
    Musician/Violinist
    Teacher violin
    Thank´s for all

  54. AÍ PESOAL QUEM QUISER ASSISTIR ,MINHA AUDIÇÃO É SÓ ACESSAR
    ANDRÉ AUGENSTEIN NO YOU TUBE,
    CHUPA Q É DE UVA!!!!!!!!!!!
    PARA QUEM DUVIDA Q SOU MÚSICO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    ANDRÉ VIOLINISTA.

  55. o nome desta orquestra deveria ser orquestra sinfônica de aushwitz, e “aquela”igreja deveria ser igreja de aushwitz

  56. professor é professor ,aluno é aluno e tá acabado

    pode ventilar bastante pois tem bastante merda

    solta,vamos mexer bastante na merda,até tomarem simancol,caso contrário como já disse tem bastante merda ,teri o maior pazer em mecher nestas merdas.

  57. priscila damázio vc tb é uma idiota imbecil e não vale nada,teu nome é minúsculo assim como teu caráter,me arreperndo de ter sido teu professor
    e v se manda teu irmão pro quinto dos infernos
    pois é outro estúpido q nem vc………..
    some da minha vida

  58. priscila e leean vcs não foram minhas únicas alunas,já tive várias outras alunas e elas não me deram tanto trabalho e prejuízo quanto vcs duas, outra se possuo desequilíbrio mental como é q fui o professor de violino de vcs duas,sendo q vcs duas mesmo admitiram isto no site do tijoladas do mosquito,aliás muito bem bloqueado o acesso á ele por vcs”duas”ou será q foi o estúpido do teu pai……?Acho q quem está precisando de tratamento psquiátrico são vcs duas…..vão se catar….

  59. André, leve seus problemas a um psicólogo, psiquiatra, o que preferir. Essa era uma discussão relevante, pelo menos até vc chegar e ficar dando piti aí. Aliás, vi vc no youtube e vc toca mal demais. Sério. Vai estudar e dê espaço pra quem quiser debater de verdade. Acho q na real o debate já acabou (e permanece uma questão de fé se o maestro é um batalhador que nunca desiste do seu sonho de liderar uma orquestra sinfônica de qualidade neste estado ou se ele é um dos falcatruas mais lisos dos últimos anos em SC…), mas não pude evitar o comentário. Abraço.

    1. bom guilherme vá estudar para saber o que significa Spalla,se eu tocasse mal não teria sido Spalla da Ossca em época nenhuma….
      vc tem doutorado em música pelo menos para poder dar alguma sugestão?
      estude também sobre ética profissional.
      Mas não pude evitar o comentário,sem abraço pois não sou hipócrita.
      Uma vez Spalla sempre Spalla…..

      1. no teu caso ,vá logo para uma clínica psiquiátrica…………pois o q vc quer é me calar mas isto não vais conseguir,pois estamos em um país democrático,e os nazistas já foram derrotados,mas continuam soltos por aí………

  60. Depois de tanta discussão e toda a polêmica, ela continua lá e o Nilo continua arrancando risos de qualquer pessoa…Os que acham que ele é uma piada e os que tem certeza…rsrsrs

    Abraços, Feliz Ano novo a todos!

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