O que será de Florianópolis?

Por que uma campanha eleitoral, que deveria ser um encontro cívico, uma mobilização da cidadania, transforma-se num jogo maniqueísta, pesado, obscuro, recheado de verdades “relativas” e mentiras “absolutas”? Se o que está em jogo é o futuro de Florianópolis, não é possível que esse futuro seja definido a partir de variáveis passionais que os candidatos esperam ser incorporadas pelos eleitores. Alguém já disse que campanha é isso mesmo, que pouco importam promessas, realizações ou projetos, ainda mais quando as propostas não discutem o contexto geral da cidade, mas atacam questões pontuais facilmente assimiláveis pela média da população, repetindo a fórmula antiga da política brasileira, clientelista e paternalista. O fato é que, a cinco dias da eleição, permanece no ar a pergunta indispensável e inadiável: o que será de Florianópolis depois de 1º de janeiro?

Aparição

Esta é para quem pensa que o pescador artesanal é uma espécie em extinção. James Tavares passou pela Beira-mar e captou a bela imagem do homem iluminando a sua tarrafa. É bem verdade que podia ser uma aparição…

Mudança…

É impressionante a mudança da paisagem na área do Continente Park Shopping que será inaugurado neste fim de semana. Não só pela obra de engenharia – o muro frontal chama atenção de quem passa pela marginal da BR-101 –, mas também pela nova configuração urbana que está surgindo, inclusive com a duplicação de um trecho da SC-407.

… urbanística

Aliás, o ponto estratégico em que o shopping está situado favorece também os empreendimentos imobiliários surgidos nos últimos anos na região. Quando começaram a construir o condomínio Max Village, os diretores da Kilar Construções e Incorporações jamais imaginavam que teriam como “presente”, no cenário local, a vizinhança do maior shopping de Santa Catarina.

Literatura

Mais uma contribuição do professor, crítico e pesquisador Celestino Sachet para a nossa cultura, “A Literatura dos Catarinenses – Espaços e Caminhos de uma Identidade” (Editora Unisul) vai ser lançado nesta quinta-feira (25), às 19h, na sede da Academia Catarinense de Letras. Sachet trabalhou durante 10 anos na elaboração do livro, que apresenta um painel parcial – destacando alguns nomes, entre os mais conhecidos – da produção literária de Santa Catarina.

Bossas

Denise de Castro (piano e voz), Silvia Beraldo (sax e flauta), Carol Miranda (bateria) e Trovão Rocha (baixo) apresentam um show especial com os clássicos da bossa nova. No repertório músicas como Chega de Saudade, Desafinado, Você e Eu, Garota de Ipanema e outras bossas. Nesta quinta-feira (25), no Café da Corte, em São José, a partir das 21h.

Preventivo

Unimed Grande Florianópolis promove até domingo algumas ações preventivas – como medição de pressão arterial e aferição de glicemia – para ajudar a reduzir a incidência do AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma das maiores causas de mortes no Brasil. Na próxima segunda-feira (29) é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral.

Sem noção

E a gurizada presa em flagrante assaltando residências de luxo só para se divertir? Ah, uma boa camaçada de pau, não? Não tem que ter pena. Gente sem noção, que contribui para agravar ainda mais a nossa insegurança, tem mais é que mofar na cadeia, porque lugar de mala é na cadeia.

Avanço

“Hoje estamos em Florianópolis com 18 homicídios a menos do que o mesmo período em 2011 (ano passado) e 29 mortes a menos do que o mesmo período em 2010 (ano retrasado). Parabéns a todos que contribuem para este importante avanço”. Registro do comandante Araújo Gomes (4º BPM), em sua página pessoal no Facebook.

Abandono

Por falar em insegurança, amigo da coluna diz que valores dos aluguéis e preços de imóveis no centro histórico de Florianópolis estão despencando. “Há apartamentos de dois quartos para vender por R$ 120 mil e para alugar por R$ 650”, uma realidade absolutamente fora do contexto. A causa? O abandono do Centro e a violência. “Ninguém sai mais de casa depois das 19h, que é quando o comércio fecha as portas”, observa.

Está difícil

Numa ida a São José, segunda-feira (22) cedo, contei pelo menos cinco acidentes num espaço de pouco mais de dois quilômetros. E, diante de tanta imprudência e falta de educação de motoristas e motoqueiros, voltei para casa com aquela sensação de “escapei de pelo menos oito acidentes”. Isso mesmo. Que seriam causados pelos incompetentes, se eu não exercesse direção defensiva o tempo inteiro.

Ideias

A terceira edição do Festival de Ideias, plataforma colaborativa na internet que seleciona e premia soluções criativas para os problemas atuais, está com as inscrições abertas até sexta-feira (26) para envio de projetos. Pela primeira vez, o Festival promove a categoria Social Good, que permite o cadastro de ideias que utilizem as novas tecnologias e inovação para o bem social.

De olho

De fonte segura: a orientação do governo federal é que a ministra-chefe, Ideli Salvatti, não participe de manifestações e audiências regionais. Mas nos bastidores, Ideli cobra da ANTT o cumprimento do cronograma da Alça de Contorno da BR-101, por se tratar de uma obra estratégica para o estado. De Brasília, a ministra acompanha toda a agenda de obras, ações e programas do governo federal em SC. A ordem é continuar trabalhando e menos holofote.

Praia cercada

Leitor Leo Nardo cobra das autoridades responsáveis fiscalização na praia das Flores, em Sambaqui: proprietários de uma marina estão se apropriando da faixa de areia, impedindo que os moradores frequentem o local. O problema, chama atenção o leitor, é que a praia é muito pequena e a demarcação com boias dificulta as as atividades de lazer da população.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: