CIC sem acessibilidade

Muitos dos convidados que estiveram na abertura da mostra de Juarez Machado, no Museu de Arte de Santa Catarina, foram surpreendidos com o fechamento da entrada que dá acesso pela rua Lauro Linhares, em frente ao presídio. Quem usou o transporte público para chegar ao local era convidado pelo guarda a contornar a quadra. Só com muita insistência ele deixou algumas pessoas passarem e, assim, contornaram o prédio. “Muito estranha a decisão de não recepção por um equipamento de cultura que deveria adotar todas as possibilidades receptivas de seu público, quer tenham carro ou não”, observa uma leitora que foi submetida ao constrangimento. Com a reabertura do cinema, das oficinas e, brevemente, do Teatro Ademir Rosa, nada mais lógico que os frequentadores possam voltar a acessar o equipamento pelos fundos, como sempre fizeram os usuários do transporte coletivo. Até porque, quem depende de ônibus não pode, depois, retornar ao Centro pela avenida Beira-mar, porque não há pontos nas proximidades.

Armação

Duzentos e quarenta anos de história. É quanto a comunidade da Armação do Pântano do Sul comemora neste fim de semana, com festa julina, apresentação de grupos folclóricos, gastronomia típica, entre outras atrações, em torno da pioneira Capela de Santa Ana e São Joaquim, construída pelos imigrantes portugueses em 1742.

Autoestima

Depois da ressaca de 2010, a comunidade ainda espera respostas para a reurbanização da orla e o engordamento da praia. Mas não cruza os braços. Enquanto luta para que as promessas sejam cumpridas e para que os recursos públicos cheguem para recuperar a praia, se organiza para mostrar a sua força e divulgar a sua rica cultura.

Quase sempre…

Certa vez li em algum lugar que Florianópolis, ao contrário do que parece, é uma das cidades turísticas brasileiras onde o sol menos aparece durante o ano, ou seja, há uma predominância de dias nublados. Houve gente que duvidasse de mim, alegando que o sol, aqui, é sempre esplendoroso. É, mas quando dá as caras.

… nublado

Para esclarecer a questão, o geógrafo Anthony Toini enviou-me o Mapa da Radiação Solar no Brasil, confirmando que o litoral catarinense tem a menor radiação – entre 4.500 e 4.700Wh/m²/dia – do país, ou seja, é a região onde o sol menos aparece durante o ano. A fonte é o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Wh quer dizer “Watt-hora”, uma medida de energia.

Balé clássico

Depois da dança urbana e do contemporâneo, agora é a vez do balé clássico de repertório abrir o festival Prêmio Desterro, cuja terceira edição ocorrerá de 10 a 12 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis. Mariana Rodrigues e Edson Barbosa, bailarinos convidados do Rio de Janeiro, interpretarão um grand pas de deux de “Dom Quixote”, criado por Marius Petipa (1818-1910).

Telhado

A baixaria continua comendo solta na internet, por causa da disputa eleitoral pela prefeitura de Florianópolis. A quem interessa desqualificar candidatos, quando a própria atividade política já é tão desqualificada e desacreditada? Se cada um cuidasse do seu telhado…

Acabou…

Há cerca de um mês a avenida Desembargador Vitor Lima, na Trindade, foi recapeada nas imediações da rótula da Carvoeira, uma região de grande movimento de carros e pedestres. Após a aplicação da camada asfáltica o curioso é que apenas metade da rua teve as faixas novamente pintadas.

… a tinta

O mais curioso ainda é que a pintura terminou justamente na curva, o que é um chamariz para acidentes. “O que será que houve? Agora a desculpa será a chuva… Mas lembro-me que o asfalto já foi aplicado há muito tempo. Sem sinalização e sem faixas, a população fica à mercê do caos!”, observa uma motorista.

Erro nas ruas

O Erro Grupo volta às ruas da Capital para apresentar a nova peça, Hasard. O trabalho faz parte do projeto Manutenção do Erro, contemplado com o patrocínio do Petrobras Cultural e acontecerá simultaneamente em quatro movimentadas vias do Centro de Florianópolis: Felipe Schmidt, Trajano, Deodoro e Conselheiro Mafra, a partir de 9 de agosto.

Realismo

Como parte do trabalho de pesquisa, o grupo participou de um laboratório com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, para ampliar o conhecimento da equipe sobre os métodos e técnicas de manutenção da ordem e de contenção de massas. Os treinos tiveram a orientação do Capitão PM Julival Queiroz Santana e foram realizados no Centro de Ensino da PM e na sede da Polícia Ambiental.

Frei Damião

Com o frio do inverno no auge, campanhas de arrecadação de agasalhos não podem parar. A comunidade Frei Damião, da Palhoça, uma das mais carentes do Estado, receberá as doações feitas nos pontos de coleta do Floripa Shopping. Para conhecer melhor quem será ajudado, basta visitar a  exposição fotográfica “Infância Roubada”, também no shopping,  que retrata justamente a realidade das crianças de Frei Damião.

Sustentabilidade

O ReÓleo, projeto de reciclagem de óleo de cozinha da ACIF, está na agenda da Semana do Empresário Sul, que está sendo realizada no Campeche. Nesta terça-feira (24), o coordenador do projeto, Luiz Falcão (foto) tem encontro marcado com lideres de associações e diretores de escolas da região. A intenção é espalhar ainda mais a ‘semente’ da educação ambiental no Sul da Ilha por meio da palestra “Reciclar é Educar”.

Luz e som

“A luz viaja mais rápido que o som. Deve ser por isso que algumas pessoas parecem brilhantes até abrir a boca”. Tuitada do jornalista Aderbal Machado (‏@jornalistadeba), um atento observador da alma humana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: