Vândalos continuam agredindo a UFSC

O professor e jornalista Luís Carlos Cancellier de Olivo publicou em seu Facebook uma sequência impressionante de fotos, registradas no sábado (30/6), às 10h. Essa é uma das imagens que comprovam o pouco caso da administração da Universidade Federal de Santa Catarina com as festas de embalo que acontecem frequentemente no campus — muitas delas promovidas por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. O impressionante é que essa calçada é a que conduz à própria reitoria da respeitável instituição federal. “Sinto muito dizer, mas essa não é a UFSC que queremos”, registra o professor, que leciona na área do Direito. A situação, é bom que se diga, não é de agora. A atual direção da universidade herdou a desordem da administração anterior. Mas isso também não é justificativa para que o vandalismo continue imperando na área.

A casa do…

Está para alugar um dos imóveis mais belos de Florianópolis, remanescente dos tempos em que as chácaras dominavam a região da Praia de Fora. É a casa que pertenceu ao historiador e médico Oswaldo Rodrigues Cabral, na Rua Esteves Júnior, administrada por seus herdeiros.

… doutor Cabral

O valor da locação do imóvel, anunciado nos classificados, é de R$ 35 mil, para fins comerciais. Tem área útil de 1.000 metros quadrados e nada menos do que 19 ambientes que podem ser transformados em salas para um único grupo locatário (não podem ser sublocadas), além de 5 banheiros.

O mesmo filme

Os presos da Penitenciária Estadual de Florianópolis, localizada na Trindade, começaram uma rebelião ontem, logo sufocada pelas autoridades. E, obviamente, os familiares dos detentos apareceram na sequência para dar entrevistas e reclamar das condições do estabelecimento penal.

O lado positivo

Aliás, está na hora mesmo de mostrar, de forma exaustiva, o que está acontecendo com as nossas cadeias, como as de Florianópolis, São José e Palhoça, abarrotadas de malas da pior espécie. Quem sabe os outros bandidos, que andam botando terror por aí, não se sentem desestimulados a continuar na vida do crime? Afinal, quem quer conforto e liberdade não desafia as leis.

Esclarecimento

A empresa responsável pelo feirão de automóveis realizado no fim de semana, na Praça de Portugal (Trapiche da Beira-mar), foi autorizada a promover o evento pela administração municipal, retribuindo tal licença com a doação de um automóvel zero quilômetro para o poder público, que deverá ser utilizado em ações sociais da prefeitura.

Floripa Letrada

O Floripa Letrada não acabou. A Secretaria de Educação do município esclarece que até agora já foram colocados à disposição da comunidade cerca de 170 mil livros e 83 mil revistas. O problema é que apenas 20% desses totais voltam às estantes do programa, implantado em agosto de 2010.

Amigo da Pesca

O secretário da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, recebeu da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, o troféu Amigo da Pesca. “Nós fazemos o melhor para atender as colônias de pesca de Santa Catarina e diminuir os problemas vivenciados pelos pescadores”, enfatizou o secretário.

Rio Araújo

Ficou uma beleza mesmo a nova ponte sobre o Rio Araújo, na Avenida Presidente Kennedy (limite entre São José e Florianópolis). A prefeitura josefense entrega o equipamento nesta terça-feira (3) à utilização dos motoristas. A nova ponte foi elevada, em relação à anterior, para evitar os efeitos dos alagamentos. E faz parte da nova paginação da Presidente Kennedy.

Ampliação

Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, ligou para esclarecer: a incorporação, pela FCC, das atividades da Fundação Cultural Badesc, não quer dizer que o governo reduzirá o apoio à cultura. “Pelo contrário. Vamos ampliar as atividades”, garante Joceli, destacando o bom trabalho realizado, por tantos anos, pela Fundação Cultural Badesc.

Estranheza

O que nos parece estranho é que a Fundação Cultural Badesc, surgida em função do Espaço Cultural Fernando Beck, na antiga sede do banco (avenida Mauro Ramos), tenha atuado durante tanto tempo de forma positiva, em benefício da cultura catarinense, e só agora, mais de 15 anos depois, surgem pareceres contrários à sua existência. Repito o que já escrevi aqui sobre cultura: quanto mais, melhor.

Chico Pereira

Morto na segunda-feira (2), aos 79 anos, Francisco Pereira, um dos grandes intelectuais de Santa Catarina em todos os tempos, foi brilhante em tudo o que fez, conquistando o respeito inclusive de seus adversários políticos. Comunista de carteirinha, condição que nunca renegou e razão principal de seu exílio político no pós-64, Chico era um personagem fascinante, de diálogo fácil e imenso carisma.

Verão total

Zapeando os canais a cabo na segunda-feira (2), parei num programa que trazia a informação, no alto da tela: “Verão Total”. Achei que haviam feito confusão. Mas, não. Era um programa de verão em Guimarães (Portugal), transmitido pela RTP. Mas me senti em Florianópolis nestes dias de inverno com 30º durante a tarde.

Alma

Dentro da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, haverá uma sessão na Fundação Cultural Badesc nesta quarta-feira (4), às 19h, do documentário “Crianças, a Alma do Negócio”, de Estela Renner. O tema é a publicidade dirigida às crianças brasileiras. Logo após a exibição haverá debate com educadores, publicitários, autoridades e pesquisadores.

Eventos

Santa Catarina é o quarto destino turístico para o setor de eventos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os dados da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina) serão divulgados nesta terça-feira (3), pelos dirigentes da entidade, em reunião com empresários ligados à Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).

Dúvida

“Seria bom deixar claro que, levando-se em consideração que a maioria dos crimes está sendo praticada por menores, deveríamos lembrar quem foi a mente brilhante que derrubou o São Lucas sem ter um outro centro pra receber os menores infratores”. Do leitor Élcio Silva, de São José, por e-mail.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: