Técnicos do ministério aprovam projeto da ponte

O secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, e o ex-secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Cesar Souza Jr, estão comemorando a notícia que receberam do Ministério da Cultura informando que o projeto de captação de recursos para a ponte Hercílio Luz através da Lei Rouanet teve parecer favorável dos técnicos do órgão. O parecer pela aprovação do projeto indica que ele será apreciado pelo Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) que se reúne em Florianópolis nos dias 13,14 e 15 deste mês, no Hotel Castelmar. O projeto prevê a primeira etapa, chamada de Ponte Segura, com investimentos na ordem de R$ 70 milhões. A expectativa é que a ministra Ana de Hollanda esteja nesse evento e anuncie a autorização para captação dos recursos. Desde que assumiu a secretaria, Cobalchini sempre defendeu a restauração da ponte via Lei Rouanet, porque o orçamento da pasta que comanda não comporta o volume de investimentos. No meio do caminho, fez parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e com a FCC, que é a proponente legal do projeto.

Nova Vidal

A obra de revitalização da Vidal Ramos, que será inaugurada durante as comemorações do aniversário de Florianópolis, no dia 15, lembra também um pouco da história local. Um totem fixado na esquina da via com a Rua Arcipreste Paiva traz informações do antigo caminho que ligava o povoado de Desterro à Praia de Fora, na Baía Norte, onde havia pequenas fortificações que faziam a defesa do núcleo urbano. O caminho, que já aparece em mapas do século 18, passava pelas atuais ruas Vidal Ramos e Esteves Júnior.

Urbanismo

A nova Vidal é resultado de uma parceria público-privada, que juntou Acif, Ipuf, prefeitura, Sebrae, lojistas e grandes empresas da cidade, valorizando o centro histórico da cidade. Deveria servir de exemplo para outras vias da cidade, como a João Pinto, a Conselheiro Mafra e a Felipe Schmidt, pelos modernos padrões de qualidade urbanística que implantou.

Garibada na…

“Numa cidade carente de praças, surpreende-nos que o poder público tenha resolvido ‘garibar’ a pracinha próxima ao Ceisa, na confluência da Avenida Osmar Cunha com as ruas Deodoro e Jerônimo Coelho. Simplesmente ‘comeram’ um pedaço da praça para facilitar o acesso dos veículos (sempre eles) a um estacionamento particular, localizado num prédio ao lado da banca de revistas que aparece na foto”.

… praça

O relato é do cidadão José Fernando C. Arruda, inconformado com a mudança – feita sem qualquer tipo de consulta pública, “necessária por se tratar de um espaço público tradicional da cidade”. Repare bem na imagem, leitor: a praça vinha até o limite dos cones, onde está a caçamba de entulhos. A parte de trás também foi modificada: o contorno foi “corrigido”, para facilitar o acesso ao estacionamento.

Crianças

Henrique Ortiga Filho (Kiko) pondera sobre a nota que publicamos na terça-feira (6), a propósito de direitos humanos e direitos dos animais: “Esse discurso é bem parecido com o dos que dizem ‘com tanta criancinha passando fome e vocês ai cuidando de bichos?’ A resposta é a mesma, em forma de pergunta… de quantas eles cuidam? Quantas adotaram?”.

Prefeitos…

A diretoria da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), tendo à frente o presidente Douglas Guinga Gleen Warmling, prefeito de Siderópolis, participará nesta sexta-feira (9) da assembléia geral da Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), apresentando seu plano de trabalho à frente da entidade.

… reunidos

A Granfpolis é uma das mais destacadas associações municipais do Estado, reunindo 22 municípios – a configuração original do que seria a região metropolitana da Capital, desmontada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, quando criou as secretarias de desenvolvimento regional.

Nova direção

A churrascaria Spettus, do Floripa Shopping, está sob nova direção. Julião Konrad, o boss da rede, passou o controle da unidade manezinha para o empresário Itamar Cavalli (Florense). O franqueado vai manter toda a linha de trabalho e qualidade que caracterizam as casas Spettus, um sucesso nacional da alta gastronomia.

Providência

Sessão solene da Assembleia Legislativa comemorou na noite de segunda (5) o centenário da Sociedade Divina Providência. Na foto, Deputado José Nei Ascari, Irmã Maria Eliza de Brida – coordenadora da Província Coração de Jesus, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, deputado Joares Ponticelli, Irmã Enedina Sacheti – presidente da Sociedade Divina Providência e deputado Silvio Dreveck.

Poesia

Grupo de Poetas Livres lança amanhã (8), às 19h30, na Biblioteca Barreiros Filho (Estreito), o livro Lascívia, obra póstuma de Licinho Campos, conhecido personagem da região continental de Florianópolis, ligado ao Figueirense.

ADVB

Toma posse (8), às 20h30, na sede da Fiesc, a nova diretoria da ADVB (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina), tendo na presidência o publicitário Juarez Beltrão, da Neovox Comunicação. O Grupo RIC estará representado na Diretoria de Relacionamento com Entidades, com Danilo Campos Vieira.

Representação

Aliás, o mundo da comunicação estará bem representado na nova gestão da entidade. Participam também, entre outros: na Diretoria de Conteúdo, o jornalista Gonzalo Pereira (Oi Telecom) e, na Diretoria de Marketing, o publicitário Daniel Silva (Quadra).

Bombeiros

“Voluntários podem: defesa civil, combate a incêndio, socorros de urgência… Mas não devem assumir funções de fiscalização e licenciamento”. Deputado Amauri Soares (PDT), sobre um movimento que pretende privatizar os serviços prestados pelos bombeiros militares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: