Luta corporativa não pode agredir direito coletivo

“Lutar não é crime”, me dizem sindicalistas que participam ou lideram movimentos grevistas em Florianópolis, inclusive aquela ilegal e estúpida paralisação dos ônibus, no final da manhã de terça-feira (28/2). Concordo plenamente. Lutar não é crime, desde que os direitos coletivos sejam respeitados. Quando a luta de uma categoria extrapola os limites constitucionais – como o direito de ir e vir – é complicado obter apoio da população ou da mídia às reivindicações. Não há como apoiar grevistas que fecham vias públicas ou paralisam serviços essenciais. Simplesmente porque ninguém, sob qualquer pretexto, pode ser submetido à condição de refém (isso sim, é crime), numa situação de conflito trabalhista, como é o caso do transporte coletivo. Aliás, a interpretação geral sobre a paralisação dos ônibus, é de que foi um ato de campanha política, não salarial. Em suma, mais uma vez os trabalhadores do setor serviram de massa de manobra.

Cidadania

Segunda (5) e terça-feira (6) serão animadas no Centro de Biguaçu. A Acibig e a CDL promovem o 2º Encontro de Mulheres, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Palestras, exposições, atendimento de saúde, demonstração de produtos e serviços constam da programação, entre 14 e 19h, na Praça Nereu Ramos.

Casarão

“Passei pela Vidal Ramos e constatei, com alegria, a recuperação do casarão. Concordo plenamente contigo: tem que haver incentivo para a preservação. Boa intenção e discurso não seguram prédio histórico geralmente localizado em terreno de altíssimo valor imobiliário”. O registro é da escritora Norma Bruno, para quem as soluções não dependem só do poder público, mas também da população.

Cultura catarinense

Além de incentivar o turismo e o setor náutico em Florianópolis, a construtora Hantei pretende valorizar a cultura catarinense. No projeto Parque Hotel Marina Ponta do Coral estão previstos dois locais onde o talento do Estado ganha destaque. No Caminho Literário (foto) o público irá caminhar por arcos que terão trechos de obras de poetas catarinenses em sua estrutura. No Monumento às Rendeiras, o talento e a tradição da Ilha ganham forma em uma das praças do projeto.

Núcleo da Mulher

As empresárias da Capital passarão a contar com um espaço para chamar de seu e discutir assuntos pessoais e profissionais. A CDL de Florianópolis criou o Núcleo da Mulher Empreendedora. Sara Camargo, empresária diretora da entidade é uma das incentivadoras do grupo que pretende ser um espaço de apoio técnico e união da “força produtiva” feminina da cidade.

Tem que…

Se depender do deputado Maurício Eskudlark (PSD), autor da emenda à legislação atual que incluiu mais uma região metropolitana ao mapa estadual – a do Extremo-Oeste, aprovada esta semana pela Assembleia Legislativa –, a nova região não ganhará o rumo da gaveta.

…se mexer

Maurício Eskudlark considera que a legislação é auto-aplicável e explica que tão logo sancionada a nova lei complementar vai se empenhar para buscar junto ao governo federal a implantação dos benefícios legais previstos, inclusive recursos para obras nos municípios abrangidos.

Rondas

São moradores da Lagoa da Conceição que reconhecem: policiais militares e civis têm realizado rondas diárias, durante 24 horas, principalmente na região do Pitoco. Traficantes e usuários flagrados são levados para a delegacia local.

Teatro

A temporada de 2012 da Escola de Teatro da Lagoa, dirigida por Regius Brandão, começa na segunda-feira (5), nas dependências do Lagoa Iate Clube. O teatro é mais uma das atividades desenvolvidas pela Escola de Artes do LIC, que tem também música e dança.

* * *

Este ano a estrutura da Escola de Artes do LIC ganhou também o reforço da Barca dos Livros, que tem sua sede nova nas dependências do clube.

Dois pesos…

Por decisão do Ministério Público de Santa Catarina, a Comcap teve de abandonar, há alguns anos, a prática de aplicar herbicida em vias públicas. A medida exigiu grande reforço de pessoal nas equipes de capina manual, aumentando os custos da limpeza pública. A Capital mantém hoje em torno de 700 empregados para varrição, capina e roçagem de vias.

… duas medidas

Estranho é que o mesmo zelo não se aplica a iniciativas particulares. Como demonstra a imagem registrada em condomínio da área continental, onde um particular aplicava o veneno nas barbas de moradores. Dentro de condomínio então pode? Mesmo que a aplicação seja ainda mais próxima do fluxo de pessoas do que na rua?

Tem mais

Em tempo: também na Via Expressa Sul, área de controle do Deinfra, há sinais do uso de herbicida pelo capim queimado às margens da via.

Procissão

A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos promoverá na terça-feira (6), às 8h30, o lançamento oficial da Procissão do Senhor dos Passos 2012, maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina e uma das maiores do país. O ato de fé está programado para os dias 24 e 25 de março e integra as comemorações do aniversário de Florianópolis.

Leões

Sid Scruggs, presidente da Fundação Lions Clube Internacional, estará na Grande Florianópolis neste domingo (4). Ele, acompanhado pela esposa, Judy Scruggs, vai visitar as obras do Hospital dos Olhos, que está sendo construído pelo Instituto Lions em Palhoça.

Igualdade

“Ainda sobre as obras na ponte Hercílio Luz, enfrentando manifestação com algum ranço de xenofobia, temos que todos somos iguais perante a lei e é livre a manifestação do pensamento, além do que todos os recursos aplicados em obras em todos os níveis de governo provêm dos impostos pagos por todos os cidadãos, independente de onde sejam naturais”. Do leitor Pedro Osvaldo, em e-mail para a coluna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: