Mobilização pelo Rio Araújo

Mobilização pelo Rio Araújo

Hoje é um dia muito importante para o meio ambiente em São José. Voluntários vão se reunir, às 20h, para discutir a despoluição do rio Araújo, um dos principais cursos de água do município. À frente da iniciativa está o vereador Édio Vieira (PSDB), que coordena os encontros com associações de moradores, para mobilizar a comunidade pela limpeza do Araújo.

Além da poluição doméstica, o rio é agredido também pela presença dos mais diversos tipos de óleos, despejados por oficinas mecânicas, concessionárias de automóveis, postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos. Conscientização, no caso, também é fundamental.

Bancos

“Em Florianópolis o Procon ganhou a luta contra os bancos. Aqui também tem que ter fiscalização e cumprimento da lei”. Vereador Lédio Coelho (DEM), repercutindo ontem à noite, na Câmara de São José, as ações do Procon municipal da Capital.

Infância

Está marcada para hoje às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa, audiência pública sobre a implantação do currículo de nove anos no ensino fundamental na rede pública em Santa Catarina. Questão é polêmica: há quem ache que estão querendo acabar com a alegria da infância.

Perigo na pista

Acidente de ontem, na Avenida Beira-mar, revela uma falha da engenharia de trânsito: ponto de ônibus na sequência de sinaleiras, só pode resultar em colisões. Não foi a primeira, justamente porque veículos que saem acelerados da sinaleira aberta encontram os coletivos parados a poucos metros.

Cultura. São José tem 1.600 alunos envolvidos em bandas e fanfarras

Nossos talentos

Quatro grupos do projeto Bandas e Fanfarras, da rede municipal de ensino de São José (foto), conquistaram 18 troféus no 1º Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado no fim de semana, em Barra Velha. Coordenado e mantido pela prefeitura, o Projeto Bandas e Fanfarras tem a finalidade de desenvolver a cultura musical desde cedo. Atualmente, são 18 corporações e 1.600 estudantes.

Indignação

Aparece cada uma. Funcionários de uma secretaria de Estado estão indignados com dois ocupantes de cargos em comissão que atuam na Pasta. Um é chamado de “mão leve”, esteve inclusive em cana. Outra é uma diretora, importada de Tijucas, que não aparece para trabalhar faz tempo. A turma está furiosa com o que acontece na secretaria.

Cruzada

Seguimos na cruzada pela aplicação da Lei do Silêncio (22h às 6h) em Florianópolis. O leitor Leonardo Carvalho assinala: “O fim da Beira-mar, do elevado até o shopping Iguatemi, é palco de ‘showzinhos’ de alguns indivíduos que resolvem testar a velocidade e o barulho de duas motocicletas de alta potência. Um carro de polícia com um radar, em certos horários, poderia coibir essas atitudes, isto é, se não tivermos algum parente de juiz da ilha envolvido…”.

Anjos

O Corpo de Bombeiros da capital formou cerca de 70 novos guarda-vidas civis (foto) que irão atuar nas praias da capital, durante a temporada de verão. Para que fosse possível o treinamento desses novos oficiais, os bombeiros buscaram apoio da iniciativa privada e este ano contam com o Floripa Shopping como parceiro dos anjos da guarda das praias.

Escritores

Representantes do segmento literário no Conselho Municipal de Políticas Culturais, Alcides Buss, Dennis Radünz e Valdemir Klamt colhem sugestões de escritores, editores, livreiros e bibliotecários, nesta quarta-feira, para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Encontro está agendado para a Casa da Memória, a partir das 19h.

Responsabilidades

Leitor observa, muito oportunamente: “Quem tem que adotar o espaço do Koxixo’s é próprio empresário que explora o local. Aliás, alguém sabe como se deu a concessão de tão nobre local?”. Eis uma pergunta realmente intrigante. O outro espaço, no trapiche, também é explorado por uma empresa – que, aliás, caprichou no serviço, transformando a área num lounge.

Estrelas

Está marcado para esta sexta-feira o almoço de encerramento das atividades do glorioso Almoço das Estrelas, sempre comandado pelo insuperável, insubstituível e impagável Roberto Laus. Os homenageados: Adolfinho e Laudares Capella, o primeiro representando o Avaí e, o segundo, o Figueirense. “Espero poder contar com os saudosistas e aficionados pelas duas agremiações representantes catarinenses na Série Maior do Futebol Brasileiro”, diz Laus.

Bronca

Mais uma bronca contra atitudes de motoristas mal-educados: Mário César Pacheco registra abusos na Rua Bocaiúva, com estacionamento de automóveis sobre a ciclofaixa e em locais impróprios. “Aos sábados, após o meio-dia, esses motoristas tornam-se ainda piores, quando vão curtir um bar nas imediações e causam transtorno imenso ao trânsito”, observa.

Solidariedade

Uma das iniciativas mais bacanas de Florianópolis, a Coepad (Cooperativa Social de Pais e Amigos dos Deficientes), mantida pela Sociedade Vida e Movimento, realiza um bazar nestes dias 8 e 9, com objetos doados pela Receita Federal, para garantir sua manutenção. A Coepad é uma cooperativa de trabalho que atende hoje 38 deficientes intelectuais em Florianópolis. Eles trabalham na produção de papel reciclado e fabricação de caixas de presente, cartões de Natal, agendas, blocos etc.

* * *

O bazar estará aberto das 8h às 18h, na rua Jerônimo Coelho, nº 185, em frente à Loja Koerich.

Lançamento

Programado para amanhã, na Assembleia Legislativa, às 19h, o lançamento do livro “Santa Catarina nas Relações Internacionais – Desafios da Assembleia Legislativa de Santa Catarina no Cenário Internacional”. Trata-se de uma coletânea de 14 artigos científicos que demonstram como o Poder Legislativo catarinense está atento às transformações e o que está fazendo para acompanhá-las.

Memória

Registros musicais de um período difícil da História brasileira são objeto do livro “Cale-se – A MPB e a Ditadura Militar”, da jornalista Manu Pinheiro, que será lançado amanhã, às 19h30, no Café da Tarde (Rua Desembargador Pedro Silva, Coqueiros). A obra de Manu resulta de seu Trabalho de Conclusão de Curso em jornalismo, na Estácio de Sá.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] 7/12/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. […] 7/12/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: