Construção civil reage em São José

Expansão do setor está prejudicada: empresários recorrem à Justiça

O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis) está denunciando, através de ação direta de inconstitucionalidade, a prefeitura de São José, por ter adotado medidas restritivas ao desenvolvimento do setor. A entidade tentou formalizar um entendimento com o prefeito Djalma Berger, mas, como não houve avanços, decidiu então recorrer à Justiça. As restrições à construção civil ignoram o Plano Diretor do município e submetem as decisões sobre o que pode ou não pode ser construído ao gabinete do prefeito. No entendimento do Sinduscon, as medidas são completamente ilegais, porque restringem a liberdade econômica. É bom lembrar que o sindicato defende a observância de todos os requisitos do Plano Diretor e as exigências legais quanto ao meio ambiente.

Boçalidade

Florianópolis já tem problemas demais para ainda ser chamada de “o Rio amanhã”. No passado, éramos “os cariocas do Sul” (expressão popularizada pela antiga revista Manchete). Mas a referência carinhosa se relacionava ao modo de vida e às paisagens. Não queremos outro tipo de comparação nem a cretinice de estimular a migração de traficantes de lá para cá. Já chegam os que incomodam a população e as autoridades daqui.

Personagem

Ele é um dos personagens mais importantes no cotidiano dos moradores de edifícios condominiais. Às vezes odiado, muitas vezes incompreendido, o síndico recebe homenagens no seu dia, este 30 de novembro, do Sindiconde (Sindicato dos Condomínios da Grande Florianópolis). Estima-se que mais de 300 mil pessoas na região dependam do bom trabalho desenvolvido por seus síndicos.

Todo cuidado é pouco nas aglomerações pela região central

Olho vivo

O comércio de Florianópolis terá horário especial a partir da próxima segunda-feira, para atender ao imenso público consumidor na corrida às compras de Natal. Além de comparar preços e escolher as alternativas mais apropriadas, os cidadãos devem ficar atentos à ação dos marginais que, em geral, aproveitam esta época do ano para praticar crimes nas áreas comerciais da cidade. A PM vai reforçar o patrulhamento, em especial na região do calçadão central.

Baforadas

Além da Câmara da Capital, em outros órgãos públicos também há profissionais (e autoridades) que não respeitam a lei contra o fumo em ambientes fechados. Servidores com problemas respiratórios têm verdadeiro horror de entrar nas salas. O pior é que uma das denúncias encaminhadas à coluna refere-se a um setor da Justiça catarinense.

Atraso de vida

Sabe qual é o cúmulo do atraso de vida? É o cidadão comprar uma passagem aérea e a companhia responsável, por absoluta incompetência administrativa, lhe oferecer… uma passagem de ônibus. Não é piada. É o que a TAM está propondo aos seus clientes, para se livrar dos problemas internos que não consegue resolver.

Sugestão

Para o leitor Fernando Silva, as obras na Avenida Beira-mar deveriam levar em conta um aspecto fundamental: às sextas-feiras, com movimento dobrado de veículos pelas ruas, os trabalhos causam engarrafamentos quilométricos, mesmo em horários mais avançados. Ele sugere que a prefeitura suspenda as atividades, ao menos nas sextas.

Piratas

A empresária Sara Toscan Camargo, representando a Federação das CDLs de Santa Catarina, toma posse no Conselho Estadual de Combate à Pirataria, nesta sexta-feira, no Centro Administrativo do Governo do Estado. A posse também servirá para avaliar as ações do ano e planejar os trabalhos de 2011 – e a data escolhida é oportuna, pois coincide com o Dia Nacional de Combate à Pirataria.

Despedida

O corpo do professor Carlos Humberto Pederneiras Corrêa, falecido na Bolívia na última quinta-feira, será velado nesta quarta-feira, no Palácio Cruz e Sousa, durante o período da manhã. A família recomenda que não sejam levadas flores à despedida fúnebre, porque o corpo será cremado à tarde, em Balneário Camboriú.

São Bonifácio

Está programado para os dias 3 e 4 de dezembro o bazar, com produtos doados pela Receita Federal, em benefício do hospital do município de São Bonifácio. No dia 3, das 14 às 20h e, no dia 4, das 9 às 19h, no antigo Rei Bingo (Kobrasol).

Terra do Nunca

Do sempre polêmico empresário Ernesto São Thiago, a propósito da declaração do prefeito Dário Berger, de que o transporte marítimo é inviável porque ligará o nada a lugar nenhum: “Será que o prefeito vai propor rebatizar bairros lotados da nossa orla de ‘Nada’ e ‘Coisa Nenhuma’? E depois fará o quê?! Tentar mudar o nome da capital catarinense para ‘Terra do Nunca’?!”.

* * *

Segundo Ernesto, estudos provam que o transporte marítimo em Florianópolis é economicamente viável, sim, notadamente se integrado aos demais municípios banhados pelas baías Norte e Sul.

Grão em grão

Como o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, disse não ao transporte marítimo, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt está tentando convencer o de São José, Djalma Berger, a aderir ao projeto que pretende implantar – o Sistema de Transporte Náutico da Grande Florianópolis. Quem sabe? Como diz aquele dito popular, “de grão em grão…”.

Frase

“A luta contra a violência mostra que o Brasil prefere capinar ervar daninhas do que plantar boas sementes”. (Senador Cristovam Buarque, em seu twitter).

Representação

A exemplo da Câmara de Florianópolis, o Legislativo de São José também está discutindo o aumento de sua representação, de 13 para 21 vereadores. Como o tema é muito polêmico e extenso, a Câmara josefense decidiu deixar a decisão final sobre o assunto para 2011.

Cidadania

A Delegacia de Proteção à Mulher, Adolescente e Idoso de São José vai, finalmente, abrir suas portas. Depois de meses de batalha, a vereadora Méri Hang (PSDB) anuncia: inauguração será amanhã, às 10h. O município registra estatísticas impressionantes de agressões domésticas.

Difícil agradar

Do amigo Paulo Stodieck, sobre nota publicada aqui na edição de ontem: “Até parece que você não conhece o comportamento de nossa gente (nota Gregos e Troianos). Beto já dizia, há bem mais de 20 anos, que ‘aqui é difícil agradar gregos, troianos e florianopolitanos'”.

Romance

Escritor Olsen Jr., cronista aqui do ND, lança hoje na Lindacap, a partir das 19h, seu mais recente livro – “Memórias de um Fingidor”. Selo da Editora Insular. Dono de um estilo marcante, Olsen Jr. costuma sempre surpreender seus leitores com seu texto rico, denso e envolvente.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Damiao, Carlos Damiao and Carlos Damiao, Carlos Damiao. Carlos Damiao said: Prefeitos de Fpolis e São José perseguem os construtores. Por quê? Sindicato empresarial reage na Justiça. http://bit.ly/gIbXzv […]

    Responder

  2. […] José 30/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  3. […] Nunca 30/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: