Mais vereadores para a Capital

Conforme esta coluna antecipou, no início da semana, a Câmara de Vereadores de Florianópolis prepara-se para ampliar o número de parlamentares, de 16 para 23. Depende de alteração na Lei Orgânica, prevendo-se, portanto, a aprovação por parte de 2/3 dos vereadores.

No Papo de Redação (Guarujá) de ontem, que teve a participação do presidente da Câmara, Gean Loureiro (PMDB) e do vereador João Amin (PP), houve um indicativo de que a mudança deve passar mesmo, valendo já para a eleição de 2012.

O processo interno de discussões começou esta semana e deve se intensificar nos próximos dias. Há controvérsias entre alguns representantes, porque será necessário revisar os valores repassados atualmente à Câmara. Em outras palavras, a despesa vai ser maior, muito maior.

Ineficácia

Osvaldo Peixoto é curto e grosso sobre as autuações do Procon aplicadas às agências bancárias: “Não sejamos burros nem idiotas. O STJ já bateu o martelo e decidiu que os bancos são regidos por normas da Fenaban e Febraban e nada de lei municipal nem estadual”. O leitor considera a atuação do Procon municipal um “show pirotécnico, porque não vai dar em nada”. 

Delinquências

“Esses boyzinhos são delinquentes e deveriam estar na cadeia. Além de espancar homens de bem, agora deram pra bater em mulher. Não tinha ninguém lá naquela pocilga de nome pseudo-chique (Vecchio Giorgio) para dar uma sova no futuro médico delinquente? Pior é o dono acobertar esse tipo de gente”. Opinião é do leitor Paulo Henrique Souza, que acompanha a coluna no Canadá.

Paranoia

Graves acontecimentos no Rio de Janeiro – uma realista Tropa de Elite 3 – espalharam a paranoia pelo twitter e pelas rodas de bate-papo, ontem. Muita gente teme que Florianópolis venha a passar, num futuro não muito distante, por situações tão violentas quanto as vividas pelos cariocas.

Nossa arte

Serão lançados no dia 1º de dezembro os primeiros quatro volumes da coleção Vida e Arte, composta pelos livros “Eli Heil” (por Regis Mallmann), “Hassis” (Néri Pedroso), “Meyer Filho” (Daisi Vogel) e “Paulo Gaiad” (Fifo Lima). A bela iniciativa é da Tempo Editorial, em parceria com a Galeria Helena Fretta.

Mulheres

Vereadora Méri Hang, de São José, está convidando para uma audiência pública, programada para o dia 30 deste mês, às 19h, na Câmara local, para discutir o tema “Enfrentamento da Violência Contra a Mulher de São José”. O nível de agressões no município é um dos mais graves da região. A Delegacia da Mulher, recém-criada, não tem infraestrutura.

Advertência

Muito da nossa imobilidade acontece por conta de situações como a da imagem, registrada por um leitor: motoristas param em fila dupla, saem do carro e só se tocam quando aparece uma viatura da Guarda Municipal para adverti-los. Foi o que aconteceu nesse caso. Lamentavelmente, a GM não multou o infrator.

Mais do mesmo

Está programada para o dia 8 de dezembro, às 15h, mais uma reunião da Comissão de Viação da Câmara Municipal de Florianópolis. Em pauta, um assunto interminável: a situação da Avenida Paulo Fontes, fechada há um ano, mas que faz uma falta danada para a nossa mobilidade urbana.

Novas tecnologias

O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC) promove nesta sexta e sábado um seminário que vai reunir em Florianópolis empresários e executivos do setor do Estado. Intitulado Projetando o Novo, Estruturando o Futuro, na pauta estarão sendo discutidas as novas tecnologias de radiodifusão e a preparação das empresas para enfrentar os desafios no futuro.

Feijoada Social

A CDL Jovem promove neste domingo a Feijoada Social, na Cervejaria Original: tudo o que for arrecadado será destinado para o Cedep (Centro de Educação e Evangelização Popular, entidade comandada pelo padre Vilson Groh e que trabalha com jovens do maciço do Morro da Cruz.

Pré-campanha

O rolo envolvendo o projeto da Zona Azul, arquivado na noite de terça-feira, é prova de que a questão política está pesando, como antecipou esta coluna há dias. Dissemos na ocasião que a pressão popular era forte sobre os vereadores, principalmente os da base governista. O problema é que 2011 será ano pré-eleitoral. Daí que são poucos os vereadores interessados em contrariar interesses das comunidades.

Desconstrução

Construir o elevado Rita Maria é um desafio que está prestes a começar. Mas ao mesmo tempo a prefeitura não deveria pensar em soluções que descartem o automóvel e privilegiem o transporte público de qualidade? No ritmo que andamos (sic), precisaremos de mais e mais pontes, mais e mais viadutos, mais e mais vias expressas. O nome dessa política urbana é um só: desconstrução de Florianópolis. É assim que vamos perder a cidade. Se já não a perdemos.

Logomarca

Agências associadas ao Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina) têm até dia 30 deste mês para participar do concurso “Marque os 180 anos da Imprensa Catarinense”, promovido pela entidade e pela ACI (Associação Catarinense de Imprensa). A peça vencedora será apresentada ao público na festa de confraternização da ACI, dia 11 de dezembro.

Mandato científico

Com a casa arrumada e bem administrada, Diomário de Queiroz informa que seu tempo de validade acabou no Governo do Estado. O ex-reitor da UFSC deixa a presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) convencido de que o setor nunca mais será o mesmo, graças à institucionalização do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Pré-sal

O Grupo RIC e o Notícias do Dia realizam no dia 29, na Assembleia Legislativa, mais um seminário sobre o Pré-Sal, desta vez com o enfoque voltado ao Desenvolvimento Regional. Evento será apoiado pela Petrobras e suas inscrições terminam hoje. Mais informações no http://www.ric.com.br/presal.

Dia do Estado

Pouca gente se dá conta – até porque há outra data comemorativa, criada há poucos anos, o 11 de agosto – que hoje é o dia dedicado ao Estado de Santa Catarina. Mais precisamente, é o Dia de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado. Há não muitos anos, era uma data festejada na rede escolar catarinense.

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Posted by Diego Wendhausen Passos on 25/11/2010 at 6:36

    Carlos Damião,

    Quando tinha as aulas de História de Santa Catarina, com o professor Nelson Maurílio Coelho Junior, ele sempre falava da data.

    O nome foi dado pelo navegador veneziano Sebastião Caboto, em homenagem a esposa Catarina de Mendrano ou a própria santa. Quando a côrte portuguesa comprou a capitania de Santana, em 1738, renomeou para Santa Catarina.

    Escrevi em meu blog um pequeno texto sobre a data de hoje.
    http://diegowpassos.blogspot.com/2010/11/dia-de-santa-catarina.html

    Abraços

    Responder

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Clovis Lima and Carlos Damiao, Carlos Damiao. Carlos Damiao said: Há indicativos de que o número de vereadores de Fpolis vai mesmo aumentar, de 16 para 23. http://bit.ly/fVACUF […]

    Responder

  3. Olá Damião.
    Se me permite, tenho uma pequena consideração pelo uso do termo “logomarca”.
    Segue: http://design.blog.br/geral/quando-usar-logo-logotipo-ou-logomarca

    Grande abraço!

    Responder

  4. É caro, Damião.
    A situação não está fácil não. E o nosso verão promete: falta de água; (i)mobilidade no trânsito; violência; furtos.
    Será que sol e praias compensam tudo?
    Sobre o dia de Santa Catarina é uma vergonha o que (não) fazem com a nossa história!
    Abraços.

    Responder

  5. […] Maria 25/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  6. Posted by Tadeu on 25/11/2010 at 14:53

    Sobre tua nota DIA DO ESTADO, interessante que algumas prefeituras de SC nao esqueceram, e inclusive incentivaram, a festa farroupilha; cade que essas mesmas prefeituras lembraram do DIA DE SANTA CATARINA ?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: