Estaleiro: quem perdeu e quem ganhou

Estaleiro: quem perdeu e quem ganhou

O Twitter bombou na madrugada e manhã de ontem, com centenas de mensagens comentando a desistência do empresário Eike Batista em instalar o estaleiro da OSX no município de Biguaçu. O debate entre favoráveis e contrários ao empreendimento ganhou ares ofensivos, provocativos e irônicos. Entre os que se consideram vencedores, porque o estaleiro não será implantado aqui, a questão dominante agora é impedir a instalação da fosfateira em Anitápolis, paraíso rural da região serrana da Grande Florianópolis. Entre os que se acham perdedores, a luta se encaminha para o desassoreamento da baía Norte e a eliminação da poluição, que prejudica a prática da da pesca e maricultura.

O papo com Dário Berger

O prefeito Dário Berger foi o convidado do Papo de Redação de ontem, na Rádio Guarujá. Nova ponte entre Ilha e Continente (próxima à Ponte Hercílio Luz), revitalização da região do Mercado Público, IPTU, mobilidade, Zona Azul nas praias, Plano Diretor, festas de fim de ano, futuro político, foram temas abordados pelo prefeito.

* * *

Uma de suas tiradas foi relativa à árvore de Natal do ano passado, objeto de processos judiciais. “São árvores passadas”, disse, embora tenha admitido que o problema não está resolvido, assim como o não-show de Andrea Bocelli. Outra tirada foi em resposta à pergunta de um ouvinte sobre a Avenida Beira-mar Continental: “Preciso dar óculos para ele (enxergar a obra)”. E disse que não vai mais tolerar questionamentos do gênero, qualificando a pergunta como “idiota”.

O heliponto (1)

O Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) esclarece que “a escolha para a construção do heliponto na Avenida Beira-mar Norte não teve o objetivo de beneficiar empreendimentos particulares. A escolha da localização, realizada pela Polícia Militar, se deve pela logística e sistema viário que facilitam o acesso ao Hospital Celso Ramos de feridos transportados por helicóptero”.

O heliponto (2)

Prossegue o Ipuf: “O local escolhido fica nas proximidades de um cruzamento que permite que ambulâncias acessem a Rua Bocaiúva e façam o deslocamento mais ágil de pacientes do heliponto para a unidade hospitalar. Anteriormente o helicóptero aterrissava na base do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, nas proximidades da Ponte Hercílio Luz, um trajeto cinco vezes maior. É importante ressaltar que apenas aeronaves oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia e Forças Armadas estão autorizadas a utilizar o local”.

Açorianidade

Incomodado com a distância da Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina em relação a Florianópolis, o vereador Celso Sandrini começa a mobilizar forças para trazer a próxima edição do evento para a capital catarinense. Ele entende que a Fenaostra não tem a característica de representar nossa cultura, porque perdeu a identidade.

* * *

A Açor deste ano foi realizada há duas semanas, em Governador Celso Ramos, reunindo milhares de pessoas em torno da legítima cultura açoriana.

Adega

Muito chique: o Lounge Eventos, em Balneário Camboriú, promove hoje e amanhã a 3ª Mostra Estadual de Vinhos Finos. Estarão presentes produtores de Tangará, São Joaquim e Rodeio, ou seja, o que há de melhor em vinhos catarinenses. Aliás, vinhos costumam ser uma ótima e elegante sugestão para presentear amigos e amores no Natal.

Drama

A Comcap vai reajustar o valor da tarifa cobrado no estacionamento do aterro da Baía Sul, porque precisa arrecadar valor suficiente para pagar a taxa de foro, exigida pela União. Mas não é só isso: a companhia teme perder o espaço a partir de 18 de janeiro, conforme estabelecido pela Procuradoria da República. Se isso acontecer, será uma pena, principalmente porque a cidade carece de áreas de estacionamento.

Baiacu

Hoje tem lançamento no Cineclube Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa. Será exibido o documentário Bruxas, rodado em Florianópolis, produzido e dirigido por Merly Costa. No sábado, o cartaz será outro documentário, Terra Deu, Terra Come.

Orgasmo

Celso Vicenzi, de uma das melhores safras de jornalistas catarinenses, lança hoje no Iguatemi o livro “Gol é Orgasmo”, uma coletânea de tiradas sobre futebol, com ilustrações do genial Paulo Caruso. Na Saraiva do Iguatemi, a partir das 19h.

Especialização

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra12), Irno Resener, tinha um motivo especial de satisfação na posse de Charles Baschirotto Felisbino como Juiz do Trabalho Substituto, na tarde ontem, no TRT. O jovem é egresso do curso de Pós-Graduação da Escola de Magistratura do Trabalho, mantido pela entidade desde 2003 e que já formou mais de mil pessoas.

Jogo rápido

O vereador Asael Pereira não perde tempo: mal leu a nota publicada aqui ontem e, imediatamente, protocolou requerimento ao prefeito Dário Berger, para que sejam colocadas faixas de pedestre e lombada (ou redutores de velocidade) em frente à Escola Básica Almirante Carvalhal, na Rua Bento Goiá, Coqueiros.

Pontos de ônibus

Outra questão levantada pela coluna, ontem, sobre o ponto de ônibus do Rio Vermelho, vai merecer atenção especial da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, que está fazendo um amplo levantamento da situação dos abrigos. Conforme o secretário João Batista Nunes, a cidade tem hoje a necessidade da implantação de cerca de 1.500 novos equipamentos.

* * *

O secretário esclarece também que, “infelizmente, as depredações por ações de vândalos dificultam em muito o constante trabalho de manutenção”.

Consciência

Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, personalidades que representam a raça negra em inúmeras atividades recebem hoje, às 17h, no plenário da Câmara Municipal, o Troféu Mulheres e Homens Negros – Destaques 2010. Iniciativa do vereador Marcos Aurélio Espíndola (Badeko), do PPS.

Vanguarda

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, comanda neste sábado, a partir das 11h, o Primeiro Passeio Náutico de Palhoça, com saída do Veleiros da Ilha e chegada na Ponta do Papagaio (Praia da Pinheira). Ideia é promover o reconhecimento marítimo da rota regular de navegação que será implantada pelo município até o fim do ano. E Florianópolis? Continua de costas para o mar.

Zona da discórdia

A indignação com a cobrança de Zona Azul nas praias é generalizada. Miguel Kretzer mandou mensagem direta à coluna, dizendo que a administração municipal tem que se preocupar com o trânsito caótico e com as vias que levam às praias e não com “encher os bolsos dos políticos mais uma vez. Tudo já está uma zona, sejam prudentes, senhores”, diz ele.

Bagunça

O Tribunal de Justiça suspendeu o feriado deste sábado (Dia da Consciência Negra), em Florianópolis, mas é bom que se diga que se trata de uma decisão liminar. O problema dos feriados municipais é comum em todo o Brasil, porque não há uma jurisprudência definitiva sobre essa bagunça.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Clovis Lima and Carlos Damiao, Carlos Damiao. Carlos Damiao said: Estaleiro: quem ganhou e quem perdeu. Na coluna – http://bit.ly/axzk2k […]

    Responder

  2. Posted by Osvaldo Peixoto on 18/11/2010 at 8:26

    Tudo bem que o heliponto que vai entrar em funcionamento bem alí na curva da beira mar norte, proximidades do hotel Majestic somente será usado pelas Forças Armadas, Polícia e Bombeiro. Mas o que alerto é a curva…uma ambulancia parada sobre a pista em hora de pico vai provocar engavetamentos monstruosos. O Ipuf então poderia explicar como se dará o acesso da ambulancia ou carro socorro/resgate. Vai subir na calçada ?

    Responder

  3. Posted by Osvaldo Peixoto on 18/11/2010 at 8:27

    O tal feriado do dia 20 não poderia ser comemorado também no dia 13 de maio ? Creio que o vereador Márcio de Souza tá fora da casinha. O poder fez mal a ele. Tá na hora da reciclagem.

    Responder

  4. Posted by Paulo Roberto on 18/11/2010 at 10:51

    Pois é, não faz sentido mesmo, pois se a questão fosse acesso rápido às unidades hospitalares, o heliporto estaria junto á estação da CASAN, onde não haveria nenhum transtorno ao transito e o deslocamento pela Av. Prof. Othon Gama D’Eça seria muito mais ágil.
    Da pena de saber em que situação se encontra o IPUF.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: