Coluna de sexta (12/11)

Descaso com os ciclistas

Há cerca de um ano e meio as autoridades fazem pouco caso em relação à ciclofaixa da Rua Bocaiúva. Além de a ciclofaixa não ter seguido o projeto original do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), e nem ter sido concluída, as autoridades fiscalizadoras não fazem muita questão de multar os automóveis estacionados sobre esse bem público.

* * *

E o ciclista noturno tem que se virar e disputar espaço na rua com os motoristas recém-embriagados dirigindo seus possantes em velocidade superior à máxima permitida na via. O registro é de Fabiano Faga, em e-mail à coluna.

Esclarecimento

A propósito da confusa situação urbana na região da Rua Menino Deus, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) esclarece que “os estudos sobre o trânsito na região da rua Menino de Deus estão sendo realizados pela gerência do sistema viário do Ipuf. É importante ressaltar que o estudo de impacto de vizinhança para avaliar os efeitos da obra no trânsito local para a implantação do Hospital Baía Sul não foram submetidos à aprovação do Instituto. Mesmo sendo o projeto um polo gerador de tráfego. Se o projeto fosse apresentado ao instituto antes da execução esses transtornos certamente não seriam causados”.

Nossos tiras

Em sua passagem pelo Papo de Redação (Rádio Guarujá), o secretário de Segurança Pública, André Mendes da Silveira, fez uma defesa apaixonada do trabalho desenvolvido pela sua pasta. E fechou com esta declaração: “Santa Catarina tem os melhores policiais do País”.

Encontro da PM

A segurança pública no Estado vai ser debatida hoje, no 4º Encontro de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a partir das 9h, no Hotel Maria do Mar. O tema é confuso – “O exercício da autoridade de polícia administrativa da polícia ostensiva” – mas, vá lá, o papo é mesmo sobre a política de segurança em Santa Catarina.

Posicionamento

Ouvi de um empresário responsável, sobre desenvolvimento combinado com preservação do patrimônio histórico e qualidade de vida: “Questão de posicionamento”. O empresário acredita que a sociedade percebe quem é especulador e quem é sério, tem história e respeito por Florianópolis.

Bonita pra caramba

Impossível não elogiar: a Rua Vidal Ramos está ficando, como diz aquele comercial, bonita pra caramba. Trabalhos estão bem adiantados, até porque o tempo bom tem colaborado com a continuidade das obras.

Carinho

Um abraço especial para os queridos jornalistas Maria Paula e Vânio Bossle, sempre tão carinhosos com esta coluna, citada e comentada no Jornal da TVBV. Vocês são demais.

Patrimônio

Palacete abandonado há alguns anos, na Praça Getúlio Vargas, está cercado por tapumes, num claro indicativo de que haverá obras no local. Mas o belo imóvel histórico, situado ao lado da sede do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) será restaurado e preservado pela empresa responsável.

Hospedagem

Maldade que circula no twitter: “Atenção turistas – Na temporada em Floripa, não esqueçam de trazer caixas de papelão. Hospedagem grátis à noite, bem no centro. Local a escolher”.

Vida e morte

Ontem nasceu um bebê no meio do congestionamento do Continente para a Ilha de Santa Catarina. Mas, convenhamos, menos mal que tenha sido um parto. Seria pior se fosse um acidente com vítimas. Ou um arrastão de bandidos contra os motoristas.

Ai de nós

O caos de ontem pela manhã, no trânsito da cidade, foi apenas uma antevisão do que será a temporada em Florianópolis. Querem saber por quê? Consultem qualquer especialista para descobrir qual o destino turístico mais procurado no Brasil para o período de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Sacaram? É Desterro. Ai de nós.

Desespero

Frase do vereador Édio Vieira (PSDB), justificando ausência numa sessão da Câmara de São José, por estar em reunião no Conseg de Campinas: “Comunidade está desesperada com a violência”.

Gente da terra

No dia 27 deste mês, a Associação Coral de Florianópolis e a banda Zawajus começam em Lages a turnê do espetáculo Show Rock II, com repertório que inclui Beatles, Rita Lee, Roberto Carlos, Queen, entre outros. Apresentação em Florianópolis será no dia 5 de dezembro, às 20h30, na UFSC. O coral está completando 50 anos de atividades em 2010.

Aquele ano

O ano de 1967 foi marcante para a cultura brasileira, uma época de revelações como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Roberto Carlos, ícones da música brasileira. Todo aquele clima está no documentário “Uma Noite em 1967”, que resgata os festivais de música da Record, em exibição hoje e amanhã no Paradigma Cine Arte. A casa tem três horários: 17h, 19h15 e 21h30. Vale a pena assistir.

Breu

A situação do Parque da Luz, que de luz só tem o nome, pode melhorar. Isso se o requerimento do vereador Asael Pereira (PSB) for atendido pela prefeitura da Capital. A falta de iluminação favorece a violência e a realização de festas de embalo no local. Por essa razão, o espaço é conhecido, à noite, como Parque do Breu.

Barra

Cinco empresas apresentaram propostas de preço e documentação para a obra de recuperação da ponte sobre o canal da Barra da Lagoa, na Capital, orçada em R$ 1,57 milhão. Ainda não está marcada a data para abertura de propostas de preços. A ponte sobre o canal da Barra ficará maior e mais alta. Após entrega da ordem de serviço, a empresa terá 240 dias para concluir o serviço.

Fim de ano

Homero Gomes, que assume oficialmente a Secretaria de Turismo da Capital no dia 16 deste mês, assegurou ontem, durante o Papo de Redação (Rádio Guarujá) que não haverá polêmica em relação às festas de fim de ano em Florianópolis. A programação será anunciada nos próximos dias, assim como o processo licitatório, tudo dentro da mais absoluta transparência.

* * *

“De acordo com a tradição, teremos árvore de Natal e um Réveillon inovador, que passa a ser temático. Este ano o tema será a magia do circo, com participação do Beto Carrero World”, disse.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Damiao, Carlos Damiao. Carlos Damiao said: Não basta implantar ciclofaixas, tem que fiscalizar. Isso não acontece em Fpolis. Na coluna http://bit.ly/ca3nRV […]

    Resposta

  2. […] Deus 12/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

  3. Posted by Franco Sala on 12/11/2010 at 9:22

    Damião, bom dia.
    Infelizmente não consegui acompanhar o programa Papo de Redação de ontem.
    Queria muito saber do secretario de turismo se vão bloquear novamente a ciclovia com montagem do palco na pracinha do trapiche. Este ano, ciclovia nova, deve ser melhor pra enfiar estacas, atravessar cordas e atravessar tapumes. É uma coisa que deixa revoltado aqueles que procuram a ciclovia naquele trecho. Ora bolas, que façam um palco menor, que façam um palco deslocado para o outro lado. E o mais “intelijegue’: se mexeram tanto, fizeram obras, etc.., porque não houve um engordamento daquela área? Facilitaria aos que vão ali para os exercicios, facilitaria a feirinha que fica também tão em cima da ciclovia que acaba bloqueando-a, facilitaria o acesso ao trapiche e também aos famigerados shows que atravancam a circulação de dos pedestres e ciclistas.
    Grande abraço e parabéns pela coluna, supimpa.
    Franco Sala

    Resposta

  4. Posted by maria jose on 15/11/2010 at 12:06

    Damião, chamar aquela faixa pintada de vermelho, ali na Bocaiúva, de ciclovia é piada. Outro dia contei: são três bocas-de-lobo na “ciclovia”, duas delas sem a tampa!!!!!!! abs

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: