Coluna de sexta (5/11)

Todos querem morar no paraíso

Acadêmico de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina, Anthony Toini menciona os primeiros dados analisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que demonstram: Santa Catarina é o Estado litorâneo que mais cresce populacionalmente, atrás apenas do Pará e do Amapá. “Como futuro geógrafo acredito que um bom plano de governo deve ser construído levando-se em conta uma análise profunda dessas informações. Não é preciso lembrar que o crescimento desordenado da população é a matriz de uma série de problemas, dentre os quais a violência e a falta mobilidade urbana, que já são sentidos em Santa Catarina”, assinala Anthony.

Explosão

Para tornar ainda mais clara a colocação feita por Anthony Toini, veja-se o quanto Santa Catarina cresceu em dez anos (Censo 2000/Censo 2010) – 15,35%, ou quase cinco vezes mais que o Rio Grande do Sul e duas vezes mais que o Paraná. O Estado litorâneo que mais cresceu foi o Amapá, com 35,96%. Em segundo lugar, na mesma comparação, está o Pará, com 20,21%.

Efeito

Quando criou as secretarias de desenvolvimento regional, em 2003, o então governador Luiz Henrique da Silveira justificou a medida como uma forma de combater a “litoralização” de Santa Catarina, ou seja, reduzir a migração para o litoral. O Censo 2010 está provando que o efeito das regionais foi exatamente o contrário do propósito governamental.

Audiência

A Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) volta a discutir hoje, às 14h, com a Justiça Federal, o destino da área ocupada pela empresa pública com estacionamento no Aterro da Baía Sul. Dirigentes da companhia confiam num bom encaminhamento do assunto, acreditando na possibilidade de um acordo razoável para o município.

Dia da Cultura

Não perca, leitor, por nada deste mundo, a beleza de apresentação da Orquestra Escola (foto) da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), hoje, 18h, no Largo da Catedral. Para quem não sabe, hoje é o Dia Municipal da Cultura. A Orquestra Escola está comemorando seus quatro anos de atividades.

Mais Guarda

Presidente da Comissão de Segurança e Defesa do Cidadão na Câmara de Florianópolis, o vereador Asael Pereira (PSB) coordenou reunião dos parlamentares com o secretário municipal de Segurança, Hamilton Pacheco da Rosa e o diretor da Guarda Municipal, Ivan Couto. As autoridades discutiram a reestruturação da GM e a ampliação de seu trabalho nas ruas.

Batuque

A Câmara de Florianópolis aprovou o projeto do vereador Marcos Espíndola (Badeko), do PPS, que estabelece novos horários para os ensaios das escolas de samba nos dias de semana dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Pelo projeto, a batucada pode ser realizada no horário compreendido entre 20h e 1h do dia seguinte e, nos finais de semana e feriados, entre 20h e 2h do dia seguinte.

É claro que tal inovação vai produzir polêmicas na cidade.

Revitalização

A empresa contratada pela prefeitura para fazer as melhorias no Terminal Cidade de Florianópolis apresentou o projeto ao vice-prefeito João Batista e ao promotor Alexandre Herculano Abreu, que havia exigido alterações na proposta original. O novo terminal contará com bicicletário, banheiros adaptados, cercamento, iluminação e acessibilidade para a Praça 15 e o Ticen. Deve ser entregue no começo de 2011.

Árabes – Ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura árabe: o marroquino Abbel Aziz Bahsain fala sobre o assunto nesta segunda-feira, 19h30, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping.

Poeira – Moradores e comerciantes da Rua Nereu Ramos enviam mensagens para a coluna sobre o excesso de poeira produzido por uma obra na região. Não podem mais abrir as janelas – nem portas – de casas, lojas e escritórios.

Mais cinema – Cinema, uma das boas coisas da vida, quando é bom tem público garantido. O Paradigma Cine Arte, que começou atividades há pouco tempo, já tem que abrir mais uma sessão nos fins de semana, por conta da demanda de público.

Cartaz – O Paradigma agora oferece três sessões (hoje e sábado): 17h, 19h15 e 21h30. O cartaz da semana é um filme nacional, “Quanto Vale o Amor?”.

Academia – Depois de São Pedro de Alcântara, é a vez de Antônio Carlos constituir a sua Academia de Letras, criada em agosto deste ano. Tomam posse hoje, às 19h30, os primeiros acadêmicos: Rogério Kremer, Flávio Münich, Leonita Petri Kuhn, Fábio Luiz Egert e Rony Alves de Ramos.

O “filme” – A propósito de nota publicada aqui ontem, o leitor Rafael, que não registra sobrenome, observa: “Na boa, Damião, seria bom queimar o filme mesmo, quem sabe com menos gente vindo a gente teria condições de arrumar a cidade”.

Lojistas – A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) elege na próxima terça-feira sua nova diretoria, com mandato até 2011. A chapa única, que deve ser eleita por unanimidade, é encabeçada pelo empresário Pedro Paulo de Abreu e tem como vice-presidente, João Batista Lohn.

Ambiente – Foi aprovado projeto do vereador Aurélio Valente (PP), que obriga postos e lava-rápidos a instalarem equipamentos de tratamento e reutilização da água usada nessas atividades.

Tranqueira – Mais um posto aderiu à onda de descontos no preço dos combustíveis. Curiosamente, na mesma avenida do outro estabelecimento. Quando é que as autoridades vão reprimir os motoristas que trancam o trânsito por causa dos descontos?

Anúncios

4 responses to this post.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Damiao and Carlos Damiao, Carlos Damiao. Carlos Damiao said: SC é terceiro Estado litorâneo que mais cresce no Brasil – 15,35% em dez anos. Todos querem morar no paraíso. http://bit.ly/bRvcJ0 […]

    Responder

  2. Posted by João Frederico H. Leite on 05/11/2010 at 7:42

    As secretarias, foram criadas como CABIDES, ou seja, como COMITES de campanha do LIGEIRISSIMO LHS. So que o povo tem que continuar a ser enganado, e com resultados muito bons, prova disso é a votação que o idealizador dessa VERGONHA recebeu nas ultimas eleições. E o pior é que o maior opositor dos famosos CABIDES, beneficiou-se das mesmas na ultima eleição, e para voltar ao estatos de bom moço, ja falou em acabar com as SECRETARIAS/CABIDES.
    E nos catarinenses continuamos levando na cabeça, é mentira e enrolação.

    Responder

  3. […] 5/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  4. […] 5/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: