Coluna de segunda (1/11)

Cicatrizes urbanas

Algumas casas da Avenida Mauro Ramos foram ao chão nos últimos anos para dar lugar a empreendimentos imobiliários. Mas, por conta de um prédio que é patrimônio histórico e fica no entorno – o palacete que pertenceu a Hercílio Luz –, os proprietários dos imóveis não podem construir nada que afete o cenário. A maior parte recorreu à Justiça. Enquanto isso, a cidade tem que conviver com essa nojeira urbana. Reparem no detalhe: terreno virou depósito de lixo.

* * *

O mais incrível é que o poder público não pode fazer nada. Simplesmente porque os direitos dos proprietários estão sendo discutidos na Justiça. Mas a prefeitura teria que, ao menos, autuar os donos dos imóveis por conta da verdadeira podridão que impera no lugar. Não é apenas a questão estética, é de saúde pública mesmo.

Ideia vitoriosa

O Sistema de Transporte Marítimo Municipal de Palhoça, já aprovado pela Câmara de Vereadores, deve ser sancionado pelo prefeito Ronério Heiderscheidt no decorrer desta semana. O próprio prefeito acredita que até o final do ano a população já poderá dispor desse serviço. Simples assim, sem grandes delongas, porque a ideia é resolver problemas de mobilidade urbana.

E a Capital?

O projeto será apresentado à superintendente do Patrimônio da União em Florianópolis, Isolde Espíndola, nesta quarta-feira. Estima-se que 10 mil pessoas sejam beneficiadas na baixa temporada. Agora, a pergunta que não quer calar: por que Florianópolis ainda não fez seu dever de casa quanto ao transporte marítimo? O que estamos esperando?

Festão açoriano

As festas de outubro já terminaram, mas Governador Celso Ramos estará movimentada no próximo fim de semana, quando sediará a 17ª Açor (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina), evento que é realizado em sistema de rodízio, ou seja, cada ano acontece em cidade diferente do litoral. A 17ª Açor terá apresentadores do folclore, artesanato, religiosidade, além de muita gastronomia.

* * *

Para se ter ideia da dimensão da festa, participarão do encontro nada menos que 79 instituições culturais, 41 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo.

Turismo

Começou no sábado e termina amanhã, em Buenos Aires, a FIT 2010 (Feira Internacional do Turismo), mais importante evento do gênero na América Latina, com cerca de 1.700 expositores e 45 países representados, tendo a expectativa de mais de 80 mil visitantes. Maria Cláudia Evangelista, diretora do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, lembra que a Argentina é o principal emissor estrangeiro para o Brasil e Santa Catarina é o Estado que mais recebe turistas argentinos.

Doações

Fernando Silva sugere que num próximo feriadão os técnicos do Hemosc permaneçam de plantão para receber doações de sangue dos turistas que visitam Florianópolis e região. Mas é preciso esclarecer que o Hemosc não trabalha hoje porque o feriado de sexta-feira (Dia do Servidor Público) foi transferido para esta segunda e os estoques de sangue estão em níveis regulares.

Fenaostra

Não faltam questionamentos por parte de leitores à realização da Fenaostra 2010. Decoração atrasada, alto valor cobrado por água e refrigerantes (R$ 3), desorganização interna, refeições sofríveis no restaurante de serviço, data mal-escolhida (terminando no meio de um feriadão, com eleição presidencial e fim do mês sem salário)… Num dos relatos que recebi o leitor pergunta: “Terá sido a última Fenaostra?”.

Estaleiro

Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da OSX, Roberto Monteiro, o processo de licenciamento do estaleiro da empresa, em Biguaçu, avançou durante o último trimestre, devendo ser concluído pelo ICMBio até meados deste mês.

Segundo o diretor da OSX, a previsão é de que, após assinado o contrato de construção, o estaleiro seja concluído em aproximadamente dois anos.

Finados – A missa de Finados da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos vai ser realizada nesta terça-feira, às 9 horas, no Cemitério da Irmandade, um dos mais antigos da Capital – foi implantado em 1852.

Preservação – Mário Cesar Pacheco se junta às vozes que defendem nossas velhas e bonitas árvores. Diz que há uma jaqueira na Avenida Trompowsky que merece preservação e respeito. Ele espera que não seja derrubada para dar lugar a algum empreendimento imobiliário.

Biodiversidade – Abre hoje no Floripa Shopping a exposição “Os Retratos da Biodiversidade”, integrante do projeto “Educação por um Mundo Sustentável”, do Colégio Santa Catarina.

Prática – A mostra tem por objetivo apresentar as fotografias registradas durante as saídas de campo, documentários e as maquetes elaboradas pelos próprios alunos. Até dia 7 de novembro.

Asfalto – A restauração da Avenida Beira-mar já recebe críticas dos motoristas. Um deles enviou mensagem dizendo que, ao atingir a velocidade de 70 quilômetros horários, na pista nova, seu veículo começou a tremer.

Qualidade – “Se a obra toda for dessa ‘qualidade’, ou se não fizerem reparo, será outra demonstração de falta de qualidade em obras públicas”, observa o leitor sobre a recuperação da avenida.

Saúde – O Hospital Baía Sul, que inaugura no dia 10 deste mês, na Capital, terá cerca de 350 colaboradores diretos (equipe médica, administrativa e de apoio). De forma indireta, serão mais 200 postos de trabalho.

Rádio-táxi – Enfim, uma boa notícia para os usuários do sistema de táxi: o vereador Márcio de Souza (PT) apresenta requerimento nesta quarta-feira para convocação de audiência pública que discutirá a qualidade do serviço de rádio-táxi prestado na Capital. Já não era sem tempo.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Carlos on 01/11/2010 at 9:27

    Quem pode responder com propriedade sobre essa insistência para implantação do transporte marítimo em Florianópolis é a JetBuss, que o Luiz 15 implantou entre Joinville e São Francisco do Sul e que foi parar em Paranaguá.

    Resposta

  2. Olá,Damião.No sábado,2/10/2010,usando um pequeno gravador,fui para o centro ,captar os ruídos e vozes da cidade ao redor e no interior do mercado público, atendendo pedido do gurú Antunes Severo para o site carosouvintes.org.br.Fiz algumas entrevistas com populares em geral.De repente,quando batia um papo legal com um um vendedor ambulante, natural da Bahia,fui ameaçado por outros que acusavam a imprensa de persegui-los.Tentei explicar o objetivo do meu trabalho, mas foi em vão.Agradeci ao entrevistado e fui ,educadamente ,para outra direção deixando-os trabalhar “em paz”.Se chamasse a polícia o caldo iria engrossar,e não era isso o que eu queria.A matéria foi postada ontem no site para quem se interessar.Profissionais da imprensa,uní-vos,pois os camelôs desaforados já estão de pé.Até mais,amigo Damião.Feliz 9mbro!

    Resposta

  3. Posted by Fernando Silva on 01/11/2010 at 21:21

    Damião, creio que a minha informação ficou um pouco distorcida na coluna de hoje, mas vá lá. Só que o ponto facultativo no Hemosc tem um porém: o Decreto n° 3.469/2010 (que transferiu o ponto facultativo, e não feriado, de 28/10 para 01/11) dispõe expressamente que ficam “ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da Saúde e da Segurança Pública e Defesa do Cidadão”. Aí eu pergunto: será que o Hemosc não é da Saúde e nem essencial? Aliás, o motivo dos bancos de sangue em estoques regulares é o de menos. Afinal, pode-se fazer um estoque maior para salvaguardar períodos de menor doação, caso da temporada de verão que vem por aí.

    Resposta

  4. Posted by Furtado on 03/11/2010 at 1:09

    Custa fazer um recapeamento bem feito na Avenida Beira-mar? A maquiada que deram alguns anos atrás já foi o ó da sem-vergonhice. Primeiro que recapearam a parte de asfalto que estava BOA, segundo que a parte recapeada ficou um lixo. Até hoje, por exemplo, não pintaram de volta as divisões de faixas nas pistas, que o digam as faixas de pedestre! Cadê a fiscalização dessas obras? Quem faz as medições? Ou será que tem gente recebendo pra aceitar mal feito mesmo?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: