Coluna do fim de semana (30 e 31/10)

A praça, ontem e hoje

Na primeira imagem, reproduzida de um cartão postal do final da década de 1960, está a Praça Celso Ramos no contexto da Avenida Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar), ainda em implantação. À época, como se vê, era possível identificar o único prédio visível – o Hospital dos Servidores, hoje Hospital Celso Ramos.

Na segunda imagem, a nova configuração daquele espaço público, entregue à comunidade na sexta-feira pelos diretores da WOA Empreendimentos Imobiliários e pelo prefeito Dário Berger.

As duas imagens comprovam o quanto Florianópolis mudou nos últimos 40 anos.

Respeito

Diego Wendhausen Passos, que mora na Rua Acelon Pacheco da Costa, no Itacorubi, concorda com a coluna quanto à falta de respeito aos pedestres naquele bairro, lembrando que já sugeriu, há três anos, a colocação de lombada eletrônica nas vias públicas. “Espero que a prefeitura faça alguma coisa. Ouvi de uma vizinha que o Conselho Comunitário já fez reivindicações, mas até agora, nada foi feito. Torço para que sejamos atendidos”, diz o leitor.

Lombadas

Maria Aparecida Sá de Souza manifesta sua insatisfação com a obra de pavimentação que está sendo feita nos bairros Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, especificamente em relação às lombadas. A leitora pondera que a recolocação das lombadas não segue o bom senso nem critérios técnicos. Ela pergunta se não há legislação que discipline a implantação desse tipo de obstáculo.

Debate

O jornalista Maurício de Oliveira contesta o uso da expressão “desocupados”, à qual este colunista recorreu ao definir aqueles que defendem a transferência da Capital para outra região do Estado. Conforme Maurício, a questão não é ser contra ou a favor de uma suposta mudança, mas a possibilidade de abertura do debate sobre os problemas e as soluções para Florianópolis.

Retrocesso

Da série “origens da violência”: em São José, há poucos anos, foi implantado o sistema de como Bases Integradas de Segurança Pública, juntando Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, com 11 unidades, localizadas nos principais bairros. Por conta da falta de recursos humanos, a PM está desativando sua participação nessas bases, aumentando os riscos de insegurança no município. Caso foi denunciado na Câmara de Vereadores.

Imposto

Leitor que não se identificou observa: “Finalmente alguém falou o absurdo que é mudar as regras do IPTU, afetando quem, como eu, já tinha tudo planejado para pagar com o desconto de 20% somente em março/2011. Se eu ainda tivesse uma rua decente, que não alaga quando chove, nem reclamaria tanto. Mas pagar o que eu pago de IPTU e não ter nada em troca é revoltante”.

Nossa música

“Compositores da Era do Rádio ao MP3 – Um Show de Samba e Bossa Nova” é o espetáculo que a banda Aroeira gravará no teatro do Centro de Eventos da UFSC, neste dia 3, para posterior distribuição em DVD. O show incluirá músicas de Zininho, Luiz Henrique Rosa, Jeisson Dias e Luiz Meira, entre outros. Vocalista Leleco Lemos acelera ensaios e preparativos para a grande noite.

Ruínas

As próprias autoridades reconhecem: a família proprietária do palacete que pertenceu ao governador Hercílio Luz na prática está esperando que o prédio desabe naturalmente. O pior é que ninguém pode fazer nada, porque, mesmo significando uma cicatriz para a cidade, mesmo no estado lamentável em que se encontra, o imóvel é particular.

Bairro do futuro – A segunda quadra do bairro Pedra Branca, em Palhoça, será lançada neste sábado. Projetada pelo escritório Nelson Teixeira, a nova etapa, assim como as outras, valoriza calçadas, áreas verdes, o uso da bicicleta e o convívio em espaços públicos.

Jaqueira – Milton Wolff Júnior lembra do episódio da jaqueira na Rua Esteves Júnior, citado pela jornalista Maria José Baldessar. “Morava ao lado. O valente vizinho que enfrentou os abobados, evitando o corte, chama-se Luiz Osvaldo Coelho, engenheiro agrônomo, hoje aposentado! Continua morando lá”.

Sangue – Hemosc não terá expediente neste dia 1º, porque segue a decisão governamental, que transferiu o feriado do servidor público (sexta) para a segunda-feira. Mas a direção da instituição garante que os estoques de sangue estão em níveis regulares.

Cinema – “Vitus” é a recomendação de bom cinema neste sábado (19 e 21h30), no Paradigma. Produção suíça, concorreu ao Oscar em 2007 e tem no elenco Bruno Ganz – um dos favoritos de Wim Wenders, mas que se notabilizou por interpretar Hitler em “A Queda”.

Resposta – Paulo Vitorino Silva, da Amakobrasol (Associação dos Moradores e Amigos do Kobrasol), manda dizer para o vereador Édio Vieira que a entidade está forte, representativa e atuante, pronta para qualquer diálogo e ação referente ao bem-estar da comunidade.

Outra voz – Está em processo de constituição a Acisa (Associação Civil de Integração Social e Gestão Ambiental Urbana da Grande Florianópolis), que pretende combater ações de “hipocrisia e terrorismo” que envolvem licenciamentos ambientais na região.

Trambolho – O leitor que se identifica apenas como Carlos concorda que a Capital tenha decoração natalina, mas se incomoda com o fato de que a prefeitura “tem sempre que colocar esse trambolhos em cima da ciclovia da Avenida Beira-Mar, como se não tivesse mais nenhum lugar pra fazer a montagem”.

Futuro – O que está em jogo neste domingo é, sem dúvida, o futuro do Brasil. Por isso, é fundamental que o voto em Dilma Rousseff ou José Serra seja respaldado pela consciência sobre o que queremos para o país. É o nosso destino que está em jogo.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Fernando Silva on 30/10/2010 at 10:45

    “Sangue – Hemosc não terá expediente neste dia 1º, porque segue a decisão governamental, que transferiu o feriado do servidor público (sexta) para a segunda-feira. Mas a direção da instituição garante que os estoques de sangue estão em níveis regulares.” – Lamentável isso. Sabe por quê? Porque justamente no meio de um feriadão Floripa está cheia de pessoas que poderiam doar sangue (o motivo é meio sórdido, mas é para justificar suas faltas ao trabalho). É uma peculiaridade daqui que poderia ser aproveitada em prol do Hemosc.

    Resposta

  2. Posted by Teodoro Ramos on 30/10/2010 at 11:33

    Damião, qual é contato com esta nova associação – ACISA?
    Obrigado, Teo

    Resposta

  3. […] voz 1/11/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 30 e […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: