Coluna de quarta (27/10)

Na corda bamba

A agressão à diretora da Escola Celso Ramos, registrada na segunda-feira, foi apenas mais uma, entre 15 outras já contabilizadas contra os professores daquele estabelecimento.

Mas esse é apenas o reflexo do contexto geral de violência vivido na região. A escola não é a única a viver nesse clima de insegurança e instabilidade, provocado pela má influência que algumas crianças e adolescentes carregam em suas mentes e corações.

Pior do que o ato em si é a reação das autoridades, que relevam ou amenizam os acontecimentos violentos que se multiplicam pela Grande Florianópolis. O governo perdeu o controle, não combate a violência com eficácia, porque não realiza trabalho preventivo. Realiza ações pontuais, de acordo com o grau de importância das ocorrências.

Em suma, estamos entregues à nossa própria sorte.

Ossos…

A historiadora Sara Regina Poyares dos Reis enviou nota esclarecedora à coluna sobre a questão dos ossos encontrados na Catedral Metropolitana: “Não sei nem quero saber de quem saiu a ideia de que se estaria procurando restos de Silva Paes e Dias Velho na nossa Catedral. Em primeiro lugar, antes de soltar o verbo, as pessoas deveriam ler mais sobre nossa História. José da Silva Paes faleceu em Lisboa, daí porque não poderia estar sepultado em nossa Matriz”.

…e fantasias

E tem mais, segundo a historiadora, que é autora de pesquisa sobre a catedral: “Quanto a Dias Velho, é lógico que foi sepultado aqui, pois aqui foi assassinado, só que no final do século 17. Uma cidade nasceu sobre seus restos. Querem procurar? Nem com ‘reza brava’”. Em outras palavras, há gente fantasiando demais sobre o achado arqueológico na igreja.

Neurose

Josué Silva discorda da forma como tratamos a demolição do Edifício Mussi (foto), na Rua Nereu Ramos. Segundo o leitor, casos como esse não podem “tomar proporções de neurose em alguns setores da cidade. Fiquei estarrecido, não com a demolição, mas com a reação de um procurador (por sinal o mesmo que tentou barrar a restauração do nosso maior patrimônio histórico – Ponte Hercílio Luz)”.

Quem decide

O leitor Josué Silva critica o colunista por dar abrigo a esse tipo de informação, quando o imóvel em questão era uma propriedade particular, sem processo de tombamento. “Sinceramente eu não entendo como você pode dar publicidade a uma barbaridade dessas”, afirma. Simples, caro leitor: numa cidade que valorizasse suas belezas arquitetônicas, tal procedimento (a demolição) não poderia ser decidido por uma ou duas autoridades.

Menos Zona

O vereador Xandi Fontes defende que a retirada da proposta de estender o sistema Zona Azul às praias de Florianópolis. O vereador argumenta que o sistema foi concebido para dar rotatividade às vagas de estacionamento na região do Centro, movimentando o comércio. O que não acontece nas praias, onde os motoristas estão em momento de lazer em bares, restaurantes, casas de amigos, sem tempo definido, sustenta Xandi.

Mais Zona

Não há informação oficial ainda sobre estudos que indicariam o reajuste do valor cobrado pela prefeitura no sistema de Zona Azul. O preço atual é considerado muito irrisório (R$ 1), quando a maioria dos estacionamentos particulares cobra, no mínimo, R$ 5 a hora. O aumento da tarifa oficial nas ruas também seria uma forma de desestimular o uso de automóveis na região central, melhorando a mobilidade urbana.

Perda

Santa Catarina perdeu ontem o fundador do Movimento Emaús, monsenhor Francisco Bianchini, aos 85 anos de idade. Orientador espiritual de pelo menos três gerações, Bianchini era um sacerdote vigoroso, de pregação tradicionalista, mas extremamente popular e querido pelos fiéis. Fui, como tantos florianopolitanos, admirador de seu trabalho pastoral e de sua dedicação à juventude católica.

Esclarecimento – O que a prefeitura da Capital publicou no Diário Oficial foi a lei aprovada pela Câmara que autoriza o processo licitatório para o transporte coletivo. “Trata-se do primeiro passo para lançamento do edital”, esclareceu ontem o vice-prefeito João Batista Nunes.

Paternidade – Florianópolis agora conta com serviço público de atendimento psicológico a crianças alvo de processo de investigação de paternidade. O projeto foi apresentado pelo ex-vereador Tiago Silva (PPS) e sancionado pelo prefeito Dário Berger.

Estimado – O homenageado deste mês pela confraria do Almoço das Estrelas será o lendário Jorge Polidoro (Estimado), um dos personagens mais marcantes de Florianópolis nas últimas décadas, que promove anualmente o maior campeonato de dominó da cidade.

Na colina – O encontro de outubro do Almoço das Estrelas será no Salão Cristal do Lira Tênis Clube, nosso “Clube da Colina”, nesta sexta-feira, a partir do meio-dia. Haverá comes, bebes, sessão de fofocas e mentiras e, claro, um torneio mané de dominó.

Audiência – Foi aprovada pela Câmara Municipal de Florianópolis a realização de uma audiência pública que discutirá a instalação do estaleiro da OSX e as conseqüências do empreendimento para o meio ambiente na capital catarinense.

Mercado – O gerente do Mercado Público, José Roberto (Zezinho) Leal informou ontem, no Papo de Redação (Guarujá), que a comissão que estuda o novo mix daquele espaço está finalizando seus trabalhos. Nesta quinta-feira o relatório segue para o prefeito Dário Berger.

Trâmite – Depois da análise do prefeito, a proposta de revitalização do Mercado Público seguirá para a Câmara de Vereadores, que ainda a submeterá a uma audiência pública.

Sessão dupla – Para compensar, e atendendo a sugestão do vereador Neri do Amaral (PMDB), Câmara de São José realizou duas sessões ordinárias na noite de segunda-feira. Na semana passada, uma das sessões foi suspensa por falta de quorum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: