Coluna de hoje (25/10)

SOS Rio Araújo

Militantes de organizações não-governamentais da Grande Florianópolis estão esperançosos de que, enfim, o rio Araújo possa merecer a atenção que merece. Até a Câmara de São José está empenhada numa operação SOS Rio Araújo. Além da contaminação com dejetos domésticos, o importante curso de água é ameaçado por outros elementos poluentes.

Segundo levantamento recente do Instituto Mangue Vivo 57 estabelecimentos utilizam óleos derivados de petróleo só na região de Campinas e Kobrasol. São 10 postos de combustível, 36 oficinas mecânicas e uma garagem de ônibus. Onde são descarregados os resíduos dessas atividades?

O próprio instituto aponta: não há fiscalização com intuito de coibir ou prevenir a prática de lançar óleos na rede de drenagem urbana. E isso vem ocorrendo com o rio Araújo, sem que nada de concreto tenha sido feito até agora.

Providências

O rio Araújo divide os municípios de São José e Florianópolis, tem 5,3 quilômetros de extensão e começa a despertar a atenção das autoridades. Na semana passada, a questão da poluição que toma conta do curso de água foi debatida na Câmara de Vereadores josefense. Se ainda não é uma solução, é pelo menos uma esperança de que, em breve, as autoridades responsáveis adotem as providências necessárias à sua descontaminação.

Crítica

O vereador Alexandre Fontes (PP) vai à tribuna da Câmara da Capital nesta segunda-feira apresentar alternativas aos quatro projetos de lei encaminhados pela prefeitura. Para Xandi, as medidas – IPTU, redução do trabalho da Guarda Municipal, ampliação da Zona Azul e privatização dos 12 cemitérios municipais – penalizam apenas o contribuinte e não demonstram desejo do Executivo em cortar gastos e reduzir despesas.

Projetos sociais

A diretoria da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) vai conhecer de perto, amanhã, o trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, no bairro Mont Serrat, um dos projetos sociais comandados pelo padre Vilson Groh. A intenção é aproximar ainda mais as duas entidades, para a formatação de parcerias futuras. O padre Vilson já esteve na ACIF este ano, apresentando as diferentes frentes de trabalho em que atua.

Ocupações

Leitor Leonardo Heller está indignado com reportagem apresentada na segunda-feira, sobre moradores de um loteamento irregular, no bairro Rio Vermelho, que reclamam obras de infraestrutura (calçamento de ruas). Leonardo observa que a prefeitura, em tese, só poderia atender essas reivindicações se os ocupantes de imóveis “apresentassem escritura pública de suas propriedades”. Sonha, Leonardo, sonha.

Descaso

Colaborador da coluna manda mais uma contribuição, apontando outra travessia arriscada de Florianópolis, próxima ao shopping Iguatemi. Mas percebam o que fazem os pedestres: ignoram a existência da passarela (ao fundo, na imagem). A sugestão é que a prefeitura faça o que foi feito na BR-101: grades ou cercas vivas no canteiro central. 

Insegurança

Marcos Amante observa que a “escalada da violência na Grande Florianópolis tende a crescer em progressão geométrica”, porque a polícia não patrulha as ruas das cidades. “Numa conversa com um colega, e que é oficial da PM, fiquei sabendo que há 25 anos a polícia tinha efetivo de 12 ou 13 mil homens. Ou seja, um quarto de século depois, mesmo com o crescimento populacional, a segurança continua na mesma”.

Desempenho

Para se ter ideia de como a população não percebe muito bem o que acontece na segurança pública, o ex-secretário da área, deputado Ronaldo Benedet, obteve 5.718 votos na Grande Florianópolis (no total, 87.219 em Santa Catarina), na eleição do dia 3 deste mês. E ele foi o titular da SSP durante mais de seis anos, responsável direto pela situação que vivemos hoje. Benedet, que é do Sul do Estado, vai ser deputado federal.

Espetinho – O Bloco Carnavalesco Unidos do Morro do Céu promoverá no dia 15 de novembro o “Espetinho do Morro do Céu” que vai oferecer ao público presente um dia de muito samba, amizade e cerveja. Será na sede da associação dos Moradores, Rua Cruz e Sousa, 299.

Valorização – É bom que se diga que, embora o Dia da Rendeira tenha sido na última quinta-feira, a FCFFC (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes) tem uma “política de Estado” para esse importante segmento cultural, a exemplo do que já faz com o boi de mamão e outras manifestações típicas da Capital.

Arte – Rosange Sena expõe a partir de hoje, no Espaço Cultural do BRDE, 36 quadros que formam a série SC Quadro a Quadro, com elementos visuais aproveitados de suas viagens a dezenas de municípios do Estado.

Praça – Vereador Aurélio Valente (PP) apresenta moção de aplauso hoje à Câmara da Capital pelas obras de recuperação da Praça Celso Ramos, uma das mais charmosas de Florianópolis. Iniciativa da empresa WOA, em parceria com a prefeitura.

Tigre – Carinho especial para os amigos criciumenses, pela grande conquista do Tigre, que volta a disputar a série B em 2011. Na verdade, e se depender da nossa torcida, o Criciúma merece mesmo a série A! É uma das glórias do futebol barriga-verde.

Dentro da lei – Conforme esta coluna antecipou, a prefeitura da Capital deve divulgar hoje ou amanhã as regras para o comércio ambulante nas praias durante a temporada. A administração municipal vai seguir as recomendações do Ministério Público Estadual.

Infra – Os cinco requerimentos a serem apresentados à Câmara de Florianópolis na sessão desta segunda-feira referem-se a obras de infraestrutura em Florianópolis. E isso que Santa Catarina é o “melhor destino turístico do Brasil”. Uau.

Rodovia – Requerimento do vereador Gean Loureiro (PMDB), a ser apresentado hoje, propõe envio de requerimento ao Governo do Estado para saber qual cronograma de implantação da terceira pista da SC-405 (Rio Tavares). Questão crucial para nossa mobilidade rumo ao Sul da Ilha.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. […] 25/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. […] Ramos 25/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  3. Posted by Marinho on 28/10/2010 at 13:25

    Caro colunista; tomara que você tenha o mesmo carinho pelos times da Capital e o desejo de “sempre” estarem na série A, como demonstrou pelos raivosos criciumenses…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: