Coluna de hoje (21/10)

Ipuf instalou barras para evitar invasão de automóveis no espaço dos pedestres

A questão da Câmara

O Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) informa que prosseguem os trabalhos internos no Palácio Dias Velho – antiga Casa de Câmara e Cadeia –, com serviços preliminares de arqueologia, realizados pela empresa Patrimonium Consultoria em Arqueologia e Museologia. Os trabalhos foram aprovados pelo Sephan-Ipuf (Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Natural do Município) e protocolados no Iphan-SC (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional).

O Ipuf esclarece ainda que está sendo elaborado pelo Sephan-Ipuf o projeto de restauração do imóvel histórico. “Somente após a conclusão do projeto executivo daremos início a execução das obras”, informa o instituto em nota encaminhada à coluna. Quanto à calçada, cercada por tapumes, a diretoria de Operações do Ipuf merece aplausos da cidadania: o espaço para os pedestres foi garantido ontem, com a instalação de barras metálicas. Parabéns, Ipuf!

Imposto

A Secretaria Municipal da Receita informa em nota à coluna que a própria prefeitura incluiu “uma emenda modificativa ao projeto que determina o envio do documento de arrecadação da cota única para todos os contribuintes do IPTU. Dessa forma, caso o projeto seja aprovado, a Prefeitura irá enviar pelo Correio o documento de arrecadação e orientações sobre os prazos, descontos e formas de pagamento”.

Cultura

A morte de Lauro Junkes, ontem, pôs fim a uma longa e dedicada carreira do professor, pesquisador, escritor e presidente da Academia Catarinense de Letras, um batalhador incansável da cultura catarinense nas últimas quatro décadas. Humilde, conciliador e sábio, Lauro estimulou talentos literários ao longo de toda a sua carreira profissional. Vai em paz, prezado mestre.

Perigo nas ruas

Região central de Florianópolis, especialmente as ruas Victor Meirelles, Nunes Machado, General Bittencourt e João Pinto, continua tomada por moradores de rua, a maior deles usuários de drogas. Leitor alerta: “Algo tem que ser feito com urgência, a região é uma das mais perigosas da cidade, e precisa de um plano de revitalização”.

Acesso

Uma reunião entre o presidente da SC Parcerias, Gerson Berti, a superintendente do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Maria Edwirges Madeira, discutiu a aceleração da duplicação de 1,2 km da rodovia Diomício Freitas, trecho entre o trevo da Seta e o Aeroporto. O projeto prevê a construção de um elevado que ligará a via à Ressacada. A população do Sul da Ilha, os avaianos e os turistas agradecem.

Ressaca

O Ministério do Meio Ambiente deve autorizar em breve a realização de um estudo oceanográfico da costa Leste da Ilha de Santa Catarina, com o objetivo definir uma solução de longo prazo para os casos de ressaca e erosão marinha como os que atingiram moradores das praias da Armação, Campeche e Barra da Lagoa nos últimos meses. O vereador Celso Sandrini e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, levaram a ideia às autoridades federais.

Incômodo…

Uma moradora do Saco dos Limões escreve a propósito do canteiro instalado no bairro para dar suporte às obras no maciço do Morro da Cruz. Ela diz que a população local teve muita compreensão durante dois anos de barulho e poeira. “Agora não dá mais. Vocês sabem o que é ficar dois anos sem abrir as janelas e acordar às 7h da manhã com uma carreta derrubando um monte de pedras?”.

… que persiste

A moradora diz que não tem nada contra a empreiteira, nem contra as obras: “Mas um canteiro de obras do porte deste num bairro comercial e residencial é uma falta de respeito com os moradores e comerciantes do bairro. A obra é importante e a nossa saúde não é? Existem lugares mais apropriados para tal canteiro de obra”.

Idade – Cochilada básica do colunista: Salim Miguel tem 86 anos, e não 84, como publiquei. Ele completa 87 em janeiro.

Mais mobilidade – O Portal MobFloripa (www.mobfloripa.com.br) comemora seu primeiro ano amanhã, com uma série de atividades. Entre elas: ações nos terminais urbanos e a realização do 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis. O portal foi criado com o objetivo de divulgar informações sobre mobilidade e acessibilidade.

Saúde – Um dos mais conceituados professores de odontologia da atualidade, Cláudio Pinho, vem a Santa Catarina no dia 29 deste mês para ministrar um curso sobre o “Desafio da Integração em Odontologia Estética”. A promoção é da ABO-SC (Associação Brasileira de Odontologia) e tem a finalidade de aperfeiçoar e integrar os profissionais de saúde catarinenses.

Silêncio – Que campanha quieta esta do segundo turno em Florianópolis e região. Onde estão os militantes que no passado faziam tanto barulho em torno de seus candidatos presidenciais?

Crédito – Hoje é o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado com o tema “Um lugar confiável para atender você”. O Sicoob é líder brasileiro do segmento, com mais de 1,8 milhão de pessoas integradas a 608 cooperativas, que oferecem 1.794 pontos de atendimento.

Posição – Em Santa Catarina o Sicoob atende 314 mil pessoas por meio de 284 agências presentes em 201 municípios.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Lucas on 22/10/2010 at 6:06

    Damiâo

    Sobre as obras no Saco dod Limôes, lembro que ainda existe o cateiro da Odelbrcht desde a inaguraçâo do tunel. Saindo do tunel em direçāo ao sul à direita. Daria uma bela creche….

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: