Ponto Final – 14 de outubro

Via perigosa em São José

A caminho de um compromisso em Barreiros, ontem, testemunhei um atropelamento sobre a faixa de pedestres que aparece na imagem. Por sorte, o pedestre deu um salto e evitou impacto mais grave com o carro – teve apenas lesões musculares. Ao fim do compromisso, no mesmo local, havia uma batida entre dois automóveis. Testemunhas contaram o seguinte: não há um dia sequer em que não aconteçam atropelamentos ou colisões nesse trecho da Avenida Leoberto Leal. Conforme as mesmas testemunhas, a razão é uma só: a faixa de pedestres fica entre duas sinaleiras. Quando a primeira abre, os carros aceleram o máximo possível para pegar a segunda aberta também… e os pedestres que se danem. Para piorar, na segunda sinaleira há a saída de um estacionamento movimentadíssimo – e por isso acontecem as colisões. Alô prefeitura! Está na hora de corrigir o erro!

Falta de respeito

A obra de restauração do Palácio Dias Velho, antiga Casa de Câmara e Cadeia, está paralisada. Mas os tapumes continuam lá e o pedestres são forçados a, de novo, disputar espaço com os automóveis. Isso porque alguns motoristas retiram os “gelos baianos” colocados pelo Ipuf para delimitar o espaço provisório de passagem para as pessoas.

Inversão

A falta de segurança na Grande Florianópolis é impressionante. A quantidade de assaltos, durante o feriadão, voltou a assustar, preocupar e indignar moradores e comerciantes. Na região metropolitana da Capital é assim: ao invés de realizar trabalho preventivo, a polícia corre atrás dos criminosos. Tinha que ser o contrário: com patrulhamento, são os bandidos que fogem da polícia.

Exemplos

Sou testemunha: o mercadinho próximo à minha casa, há sete anos, às 22h. Por causa das ameaças de bandidos, reduziu seu horário de funcionamento: primeiro para as 21h; depois, para 20h. E já pensa em fechar mais cedo. Agências lotéricas da região central também reduzem seus horários: ao invés de 19h, que é horário padrão em todo o país, fecham às 18h. Aos sábados, antes às 14h; agora, ao meio-dia ou 13h. Tudo por medo de assaltos.

Aterro

O leitor Gunther José Ammon acredita que as autoridades federais não estão bem sintonizadas com a legislação, quanto ao caso específico da propriedade de áreas no aterro da Baía Sul. No entendimento de Gunther, “temos que olhar esse assunto do ponto de vista do interesse da comunidade local e não dos órgãos públicos federais”.

Atenção

Gean Medeiros, diretor da Média Complexidade de Palhoça, esclarece sobre nota publicada aqui na semana passada: “Palhoça já conta com Centro de Triagem 24 horas há mais de um ano, tendo atendido mais de 13 mil pacientes mês e não só de Palhoça, como também de São José, Biguaçu e Santo Amaro. Já iniciamos a construção da UPA com aproximadamente 1.600 metros quadrados, onde também será construída em anexo a base do SAMU e a Farmácia 24 horas”.

Seriedade

“Mobilidade é coisa séria”, diz o leitor Sérgio Luiz da Silva. “Transporte público, não importa o modal, deve ser tratado de forma séria. Para começar: a tarifa não pode ser um resultado da soma entre custos do sistema e lucro (quando o setor privado está envolvido diretamente). De um lado da equação pode-se adicionar alguns elementos. Adicionar não significa incrementar com algum tipo de penduricalho como ‘administração dos terminais’”.

* * *

E finaliza Sérgio Luiz da Silva: “Transporte público de qualidade é decisão política. A iniciativa privada não é muito chegada em determinadas avaliações, pois o escopo das ações que movimentam os negócios é outro. Sabemos qual”.

Omissão

Evento que será realizado na próxima semana no Ceart (Udesc), com participação do Instituto do Carnaval (RJ) trará a Florianópolis gente especializada em ministrar cursos de adereços, fantasias, arte em espuma, oficinas de bateria, entre outros. Apoio da Liga das Escolas de Samba e de Blocos de Florianópolis e também da Prefeitura da capital não é visto no material que está sendo encaminhado à imprensa, nem no portal da Udesc.

Emoção – Quem não se emocionou, ontem, com a operação de resgate dos mineiros chilenos? Cobertura da Record News, direto do deserto do Atacama, garantiu informações de qualidade para os telespectadores catarinenses, o tempo inteiro, desde a noite de terça-feira.

Buracos – Frase do jornalista Carlos Tonet, uma das lendas vivas do jornalismo blumenauense, no Twitter, ontem: “A cada mineiro que sai do buraco no Chile, dois presos escapam pelo túnel do presídio de Blumenau”. Não é só em Blumenau, Tonet…

Perda – Santa Catarina perdeu na terça-feira o ex-árbitro e ex-diretor técnico da Federação Catarinense de Futebol de Salão Francisco de Assis Roberge, 60 anos. Foi sepultado ontem, no Cemitério Jardim da Paz.

Preocupação – Continuava internado, ontem, no Hospital de Caridade, o monsenhor Francisco de Salles Bianchini, religioso católico que atuou por mais de 50 anos na orientação espiritual dos fiéis florianopolitanos.

Estrutura – Em mensagem à coluna, o secretário executivo de Turismo da Capital, Homero Gomes, diz que é “inadmissível o fechamento de museus, casas de cultura, artesanato e sanitários públicos no Centro”, aos domingos e feriados. Homero anunciou que vai se reunir com representantes dos órgãos públicos envolvidos.

Jornalismo – Programado para dia 26, na UFSC, seminário “Democracia e Jornalismo na Era Digital”, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e curso de mestrado em jornalismo da UFSC.

Balanço – Mais de duas mil autuações foram emitidas pela Polícia Rodoviária Federal nas estreadas de Santa Catarina no período do feriadão. Esse total foi apenas o que os patrulheiros conseguiram flagrar. Se o efetivo fosse maior, o número seria pelo menos três vezes superior.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Damião, segue uma notícia que considero importante. Enfim vão contratar professores para o Colégio de Aplicação da UFSC:

    13-10-2010 17:11:54 – UFSC abre edital de concurso e de processo seletivo simplificado para professores do Colégio de Aplicação
    A UFSC divulgou edital de concurso e de processo seletivo simplificado para professores a serem lotados no Colégio de Aplicação. O edital 067/DDPP/2010, referente a concurso público para cargo permanente, abre vagas para professores das áreas de Artes Visuais (02 vagas), Música (02) e Filosofia (01). Já o edital 068/DDPP/2010 se refere ao processo seletivo simplificado para contratação temporária, e oferece vagas nas áreas de Educação Física (02 vagas), Teatro (02) e Português (01).
    As inscrições do concurso podem ser feitas até às 20h do dia 26/10, no site http://www.ufsc.br, link ´Concursos`, e custam R$70,00. Para se inscrever no processo seletivo simplificado, o candidato deve comparecer à Secretaria do Colégio de Aplicação até o dia 29/10, das 9h às 11h e das 14h às 17h, pagando uma taxa de R$20,00.
    http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=23284&url=ufsc

    Responder

  2. Posted by Fátima Costa de Lima on 15/10/2010 at 7:09

    Caro Carlos Damião:
    Gostaria de esclarecer que a programação carnavalesca – dentre uma série de outros eventos – que estará sendo oferecida na I Semana Integrada do CEART- UDESC foi uma iniciativa minha que, nas pesquisas de minha tese de Doutorado, fiz ótimos contatos com o Centro de Memórias da LIESA e o Instituto do Carnaval. A universidade acolheu com carinho e recursos a vinda de profissionais e professores cariocas para oferecer oficinas, palestras e mesas redondas para toda a comunidade. O evento é aberto e gratuito. Eu mesma me encarreguei de postar convites nos sites das escolas e das ligas das escolas de samba e dos blocos, além de convites pessoais por e-mail a pessoas do mundo das escolas de samba que conheço. Espero que este seja o primeiro de muitos encontros entre a universidade e o carnaval, dois mundos que, em minha humilde opinião, precisam se encontrar: esta é uma parceria que, creio, renderia ótimos frutos. Estamos tentando fazer a nossa parte, e realmente espero que possamos contribuir para o carnaval de Santa Catarina.
    Atenciosamente,
    Fátima Costa de Lima
    Professora do Departamento de Artes Cênicas – CEART – UDESC

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: