Ponto Final – 13-10-2010

A triste sina do aterro

A Justiça Federal promove hoje, às 14h, mais uma reunião para buscar a conciliação com os ocupantes do Camelódromo Centrosul, localizado no Aterro da Baía Sul. É claro que dificilmente os comerciantes conseguirão reverter a decisão judicial quanto à posse das áreas da União. Mas o triste mesmo é que o aterro continuará mais ou menos do jeito que está, com ocupações que nada têm a ver com a destinação original, projetada pelo urbanista Burle Marx, no início da década de 1970. Como Florianópolis perdeu nestes quase 40 anos! O aterro, do jeito imaginado por Burle Marx, seria um grande e magnífico parque para utilização da comunidade. A politicagem foi responsável pelo arquivamento do projeto. Uma lástima, porque, pelo jeito, não tem mesmo volta.

Vazio

Chamada ironicamente de Capital Turística do Mercosul, Florianópolis é uma cidade que não oferece qualquer suporte para a atividade turística nos feriados e fins de semana. A cidade morre. Nem restaurantes abertos na região central o turista encontra. Muito menos museus e outras atrações funcionando. E quem vai para a praia ainda se depara com problemas de infraestrutura precária.

Cultura

São Pedro de Alcântara, primeira colônia alemã de Santa Catarina, instala hoje a Academia Alcantarense de Letras, com a posse dos primeiros acadêmicos. A entidade tem como patrono o empresário e pesquisador Osvaldo Deschamps, falecido no final de 2008. A viúva de Osvaldo, Nilza Kretzer Deschamps, ocupará a cadeira número 1. A cadeira número 2, cujo patrono é Aderbal Ramos da Silva, será ocupada pela filha do ex-governador, Annita Hoepcke da Silva.

Sustentabilidade

O Sisau (Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo), realizado em Florianópolis, terminou com uma lista de 10 ideias sugeridas nos debates e palestras com experts nacionais e internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável da Grande Florianópolis. Entre as várias ideias, destaca-se justamente a mais complicada de todas – “Articular a criação de um conselho intermunicipal de planejamento sustentável da Grande Florianópolis”.

Envolvimento

A região metropolitana da Capital não pode mais ser pensada de forma isolada. Todos os municípios têm que se envolver em soluções conjuntas para superação dos problemas mais comuns, como saneamento, meio ambiente, mobilidade, transporte coletivo, entre outros. Resta saber até que ponto os prefeitos têm interesse em compartilhar as questões cruciais da sustentabilidade.

Desafio

Não dá para desconsiderar, quanto ao que dizem os urbanistas, o atraso representado pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, que dispensou a categoria legal de “Região Metropolitana”, definida na década de 1990. Todos os municípios da região perderam recursos federais e internacionais, nos últimos anos, por conta dessa “engenharia política”. A Assembleia Legislativa aprovou a retomada do modelo de região metropolitana, mas a legislação ainda não foi aplicada. Vai ficar para o próximo governo.

Integração

Dia bonito de ontem resgatou uma tradição antiga: a realização de piqueniques. Quem foi ao Parque de Coqueiros, pela manhã, pôde testemunhar o quanto essa prática promove a integração social e familiar. Destaque também para apresentações culturais, relacionadas ao folclore típico da região litorânea, como o boi de mamão.

Oportunidades

Se a situação de insegurança na Grande Florianópolis é crítica neste momento, imagine-se durante a temporada. Basta ver a procedência dos bandidos presos no feriadão: maior parte veio do Rio e São Paulo à procura de boas oportunidades para cometer crimes. E a Capital provou, mais uma vez, que é mesmo uma terra de oportunidades – para empreendedores e também para assaltantes.

Mercado – A Comissão Especial para Estudo e Proposição de Mix–Ocupação para o Mercado Público de Florianópolis ganhou mais prazo para concluir seus trabalhos. Vai encerrar os estudos no dia 29 deste mês.

Carinho – O Lar Recanto do Carinho, que realiza um trabalho de inestimável valor em apoio a crianças portadoras de HIV (ou filhas de portadores), vai ser revitalizado com auxílio da prefeitura da Capital.

Negativo – Se na segunda-feira trabalharam apenas os servidores que atuam em serviços essenciais à população, conforme decreto assinado pelo prefeito da Capital, quer dizer que a Guarda Municipal – dispensada no dia útil do feriadão – não é um serviço essencial?

Positivo – E um fato positivo que merece sempre ser destacado: o Poder Judiciário não emendou o feriadão. Servidores e magistrados trabalharam na segunda-feira.

Baixaria – Leitor Nacor de Oliveira Serapião chama atenção para a baixaria da campanha no segundo turno eleitoral, quando os candidatos apelam a questões religiosas para conquistar votos. “Não respeitam os mandamentos de Deus”, observa.

Livro – Será lançado hoje, às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, o livro “Altino Flores”, coletânea de ensaios sobre o grande jornalista e polemista catarinense, organizada pelo jornalista Moacir Pereira. A obra tem o selo da Insular.

Desrespeito – Os brasileiros voltam a conviver hoje com a greve dos bancários, que já dura duas semanas. Muita gente não consegue sacar dinheiro ou pagar suas contas. Situação absurda, porque o direito da greve avança sobre os direitos básicos da cidadania.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. […] Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 13/10/2010) A Comissão Especial para Estudo e Proposição de Mix–Ocupação para o Mercado […]

    Responder

  2. Posted by Lucas on 14/10/2010 at 5:12

    Sobre o aterro,

    Uma pena, já joguei basquete com o turco Amin lá. Todo começo com a visita do Papa em 1980 e alguma coisa…. Depois veio o esgoto, depois o Centro Sul (com concessão terminando nestes dias) os estacionamentos, o sambodromo, o Ticen, etc. e ninguem se queixou…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: