Ponto Final – 8 de outubro

Em defesa do Regional

Continuando a polêmica sobre o Hospital Regional: uma passada d’olhos pelas atividades da Câmara Municipal de São José revela que a situação de precariedade daquele estabelecimento tem preocupado e indignado os vereadores ao longo de 2010.

Desde abril os parlamentares vêm pedindo mais atenção do Governo do Estado e da prefeitura em relação ao hospital e à saúde de forma geral. Para se ter ideia, em junho foi formada uma Comissão Parlamentar Especial, com o objetivo de “diagnosticar os problemas administrativos, carências no atendimento, falta de leitos e demanda estrutural”. Conclusão da comissão: “O principal problema do Hospital Regional tem como consequência a falta de médicos nos postos de saúde dos bairros de São José. Casos que poderiam ser atendidos nas unidades estão sendo atendidos no hospital, tirando assim a vaga de uma situação realmente emergencial e isto acontece porque não há médicos nos bairros”.

Porta aberta

A situação da saúde em São José também pode ser sintetizada por afirmações dos vereadores, divulgadas em junho deste ano:

Lédio Coelho (DEM) – “O Governo do Estado acha que o Regional é uma sala dos milagres”.

Antônio Battisti (PT) – “Não existe atendimento, nem realização de exames laboratoriais, além do Programa de Saúde da Família que não tem médicos”.

Geraldo Swiech (PT) – “Não adianta falar para o povo não ir ao hospital – o povo vai ao local onde a porta está aberta – e é no Hospital Regional que a porta está aberta”.

Insegurança

Será que a população da região litorânea – a mais afetada pelo crescimento da criminalidade – vai ter que esperar a posse do novo governador, novo secretário de Segurança Pública e novo comandante da Polícia Militar para recuperar a tranquilidade? Governador Leonel Pavan, que tem mais 84 dias de mandato, bem que poderia tomar providências emergenciais.

Mirante

O empresário Ernesto São Thiago, que integra a comissão do novo mix do Mercado Público de Florianópolis, sugeriu a transformação da torre Sudeste (na imagem à esquerda) em mirante público. Ótima ideia. Muitos florianopolitanos jamais tiveram o privilégio de subir a essa parte do prédio histórico.

Ponte

A região Leste da Ilha de Santa Catarina ganhará uma nova ponte. Saiu o edital para construção de um novo vão sobre o canal da Barra da Lagoa, na SC-406. A ponte atual será demolida e a nova terá 31 metros de extensão, com um custo orçado de R$ 1,57 milhão. Prazo para conclusão da obra é de oito meses após liberação da ordem de serviço.

Solução

Do sempre atento Paulo Stodieck sobre os maltrapilhos que tomam conta das ruas de Florianópolis: “É evidente que o problema exige uma solução. E rápida, porque se hoje as calçadas da cidade ainda são ocupadas pelas pessoas de bem e por um bom número de miseráveis que perambulam com grande desenvoltura, em breve  somente os mendigos é que tomarão conta dos espaços, o que, diga–se, já acontece no período noturno”.

* * *

O Jornal do Meio–Dia (RIC) de quarta–feira exibiu uma imagem enviada por um telespectador mostrando uma situação no mínimo curiosa: um morador de rua tomou conta de uma parte da calçada de uma residência, no bairro Agronômica. Literalmente, armou uma barraca que, em breve, pode se transformar num casebre. A que ponto chegamos!

O maciço

A Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental de Florianópolis lançou o 1º Concurso Virtual de Fotografia do Maciço do Morro da Cruz, com inscrições abertas até 1º de novembro. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais de Florianópolis e região. O tema geral é “As Riquezas do Maciço”.

Curiosos – Do twitter da Polícia Rodoviária Federal, a propósito de um acidente, ontem, na BR–101: “A fila, nos dois sentidos, é causada pela curiosidade das pessoas”.

Qualificação – Cento e vinte alunos da Fase 2 do Programa de Qualificação Profissional que a OSX desenvolve em parceria com o Senai/SC em Biguaçu e Governador Celso Ramos vão se formar nos dias 13 e 14 deste mês. Serão técnicos de carpintaria de forma, eletricista instalador residencial e instalador hidráulico.

Correção – A obra “Altino Flores – Fundador da Associação Catarinense de Imprensa”, a ser lançada na próxima quarta-feira, em Florianópolis, foi organizada pelo jornalista Moacir Pereira, com textos de Flávio José Cardozo, Lauro Junkes, Mário Pereira, Norberto Ungaretti, Péricles Prade e Theobaldo Costa Jamundá.

Justiça – Tribunal de Justiça promove hoje a 1ª Mostra de Boas Práticas do Poder Judiciário, das 10 às 17h30, no auditório do anexo do TJ. Um dos exemplos é o juizado de trânsito que se desloca ao local do acidente e, ali mesmo, resolve o conflito.

Alemães – Para entrar no clima das festas de outubro, Santo Amaro da Imperatriz promove neste domingo a sua Stammtisch, das 9 às 18h. A Stammtisch é a festa (ou encontro) de amigos, com barracas, muito chope e gastronomia típica.

Cinema – A atração de hoje e amanhã, no Paradigma Cine Arte, merece atenção dos cinéfilos: “Partir”. Trata-se de um drama francês, com a atriz Kristin Scott Thomas no papel principal. Às 19h e 21h30.

Respeito – Feriadão à vista e volta um velho questionamento: por que a maior parte das repartições públicas emenda o dia útil no meio com fim de semana e feriado? Não seria o caso de as autoridades reverem seus conceitos sobre trabalho, produtividade e respeito à cidadania?

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Os municípios da região metropolitana reclamam da situação do Hospital Regional. Mas será que a sua omissão não é parte do problema? São José, Palhoça e Biguaçu já somam quase 400 mil habitantes, com a mesma estrutura hospitalar da década de 1980 (projetada para uma população três vezes menor)! Porque São José e Palhoça não se preocupam em construir hospitais municipais – e contratar profissionais – para atender a procedimentos de média complexidade, como vai ocorrer em Biguaçu?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: