Ponto Final – 7 de outubro

Diagnóstico do Regional

Antes de tudo, um esclarecimento: a nota sobre a situação do Hospital Regional de São José foi repassada por um leitor que não pode se identificar (é funcionário público) e que não colocou a culpa nos servidores do estabelecimento de saúde. Dito isso, passo a publicar o que enviou outro leitor, que se assinou apenas como Marcos:

“A sua avaliação sobre os problemas da saúde está equivocada. Eis alguns fatos que o futuro governador precisa se preocupar antes de se travestir de paciente para pegar a situação dos hospitais:

a) o governo estadual não repassou os recursos previstos na constituição para o setor saúde;

b) o processo de deterioração dos equipamentos e área física chega a ser criminoso”.

c) os níveis salariais praticados pelo mesmo patrão, o Estado, para seus funcionários caracteriza a prioridade que ele dá à saúde. Compare o salário do médico com o salário do promotor de Justiça: a relação ultrapassa a dez vezes”.

Tem mais

Prossegue o leitor Marcos, a propósito do Hospital Regional de São José:

“d) nos corredores das emergências, onde o último investimento é da década de 80, os pacientes estão jogados pelos corredores. O soro necessário para a manutenção da sua vida, por falta de um simples suporte é improvisado com um clips de papel e esparadrapo. Esses abnegados funcionários não merecem a sua nota e ficas devendo uma matéria aprofundando o conhecimento da situação e não simplesmente colocando a culpa no servidor. Tu és mais inteligente do que isso”.

Elevado

O prefeito Dário Berger afirmou que o elevado sobre o trevo da Seta, cuja conclusão deve acontecer até a temporada, é a prioridade de seu governo e garante que, após a inauguração, as intermináveis filas na Via Expressa Sul e na rodovia SC-405, no Sul da Ilha, serão reduzidas. “Este elevado já deveria ser construído há muito tempo para terminar com o sofrimento da população do Sul da Ilha que quer ir para casa depois de um dia de trabalho”.

Reação

O vereador Asael Pereira (PSB) apresentou requerimento na sessão de ontem da Câmara de Florianópolis para que seja intensificada a vistoria por parte dos fiscais, quanto aos vendedores que tomaram conta da Rua Felipe Schmidt e da Avenida Paulo Fontes. Asael argumentou que a situação está se tornando insustentável, com prejuízos para o comércio formal e para para os pedestres.

Longe do meio-fio

Moradores do Residencial Country Club, que fica em frente à cena do flagrante, pedem, por gentileza, mais atenção e educação dos motoristas que estacionam seus carros na via marginal da Beira-mar. O desrespeito acaba causando o que o jornalista Urbano Salles flagrou: um carro mal-estacionado estrangulou a via por mais de uma hora, obrigando quem passava a subir na calçada.

Pretensão pouca…

… é bobagem. Há anos ouvimos falar nessa balela de Florianópolis ser a “Capital Turística do Mercosul”. Balela, porque o Mercosul tem inúmeras cidades turísticas importantes, como Buenos Aires, Mar del Plata, Fortaleza, Gramado e Canela, Balneário Camboriú, Salvador, Rio de Janeiro. Embora caído em desuso, o slogan continuo vistoso na placa que marca a divisa entre Florianópolis e São José.

* * *

Aliás, de onde vem esse título? Pesquisei e não descobri a origem. Oficialmente, Florianópolis é a “Capital Catarinense do Sandboard”. Apenas isso, por lei promulgada pela Assembleia Legislativa. A tal “Capital Turística do Mercosul” não tem fundamento oficial, nem acadêmico.

Social – Começa hoje o Sisau (Simpósio Internacional de Sustentabilidade na Arquitetura e Urbanismo), na Fiesc. Uma das atrações é Gustavo Restrepo, responsável pela reubanização de comunidades carentes em Medellín (Colômbia).

Tecnologia – Outra palestra de grande interesse no Sisau, hoje, é do arquiteto Paulo Martins, que debaterá “Nanotecnologia e Sustentabilidade”.

Trânsito – O engenheiro Bernardo Berka Filho lança hoje, às 19h30min, na Assembleia Legislativa, o livro “Nossas Dúvidas Sobre o Trânsito – 140 Perguntas e Respostas”. Berka é servidor do Deinfra e apresenta linguagem simples, direta e de fácil entendimento para motoristas e público em geral. A editora responsável pelo lançamento é a Multitarefa.

Estaleiro – Está programada para este sábado mais uma manifestação contra o estaleiro da OSX, desta vez com apoio da Associação de Moradores do Jurerê Internacional. Será no período da manhã, na praia do Pontal de Jurerê (Daniela), com participação de outras entidades e atividades culturais.

Altino – O jornalista Moacir Pereira lança mais um livro na próxima quarta-feira, apoiado pela Associação Catarinense de Imprensa. A obra trata da vida e obra do intelectual Altino Flores, uma das mentes mais brilhantes do jornalismo catarinense em todos os tempos, bisavô do Afrânio Boppré e do Carlos Eduardo Lino, não tem? Lançamento será no Palácio Cruz e Sousa, às 19h.

Ah, bom… – O Governo do Estado garantiu que não haverá interrupção do trânsito na SC-401 durante a temporada, por conta das obras de duplicação. Mas os engarrafamentos vão acontecer de qualquer jeito.

Ironia – Depois de uma rápida ação policial na terça-feira, os moradores de rua que habitavam a calçada do Procon se mudaram para a calçada ao lado da Procuradoria da Fazenda Nacional, a 50 metros da delegacia do Ministério do Trabalho. Seria trágico se não fosse irônico.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] 7/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 07/10/2010) Estaleiro – Está programada para este sábado mais uma manifestação contra o […]

    Resposta

  2. Posted by Cláudia Veiga on 07/10/2010 at 13:10

    Ainda quanto às eleições, faltou contabilizar, ao lado dos Bergers, outro “padrinho” derrotado nas urnas: Mosquito apoiou em seu blog um candidato a deputado federal que não fez 10.000 votos…

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: