Ponto Final – 3 e 4 de outubro

Hora do voto

Este domingo assinala o grande e silencioso encontro da cidadania com o exercício pleno da democracia. É hora de elegermos o novo presidente da República, novo governador, e novos senadores, deputados federais e estaduais. Momento importante para a sociedade, em razão das profundas mudanças que o processo eleitoral pode promover na vida de todos.

Este momento nos estimula a inúmeras reflexões, sendo a mais importante delas relacionada à consciência coletiva sobre o destino do Brasil, dos brasileiros e dos catarinenses. Nas mãos de cada um de nós estará colocada essa imensa responsabilidade, que não pode, de forma alguma, ceder a qualquer tipo de tentação ou vantagem.

Exercer a cidadania com firmeza e independência é fundamental para que, no futuro, tenhamos a certeza de que escolhemos o caminho certo. E o nosso futuro depende apenas, e tão somente, de nós mesmos, aos escolhermos candidatos comprometidos com nossos sonhos, com a verdade democrática.

Obra de Cipriano, em homenagem a Domingos Fossari

Resgate histórico

Por toda sua vida, Domingos Fossari foi fascinado por Florianópolis e deixou em sua obra belos retratos da cidade. A Codap (Confraria Destherrense de Artistas Plásticos) resgata o amor do gaúcho pela ilha e abre nesta terça-feira, às 19h, no Espaço Cultural do BRDE, a exposição Releituras de Fossari, sexta edição da série “Pintando Florianópolis”. O grupo autodidata de artistas homenageia todo ano algum pintor que promova em sua obra o resgate da cultura ilhoa.

Eleição

Uma trupe de artistas de teatro (foto) promoveu uma intervenção urbana, na sexta-feira, divertindo as pessoas que passavam pela Rua João Pinto. As moças aproveitaram o clima pré-eleitoral para promover uma eleição diferente – a plateia tinha que escolher qual das moças se destacava melhor na apresentação (foto). Todas são formadas em teatro pela Udesc e promovem suas performances regularmente nas ruas da cidade.

Clima

O clima pré-eleitoral esteve muito tranquilo nas ruas centrais de Florianópolis, na sexta-feira. Muitos propagandistas espalhados pelas vias públicas, com grande concentração no Ticen, por onde passei ao meio-dia. Aliás, o terminal de ônibus foi o foco de alguns candidatos no início da manhã – partiram para o contato direto com os eleitores, para conquistar voto dos indecisos. O ponto negativo, mais uma vez, registrou-se em sinaleiras, retornos e cruzamentos – excesso de bandeiras causava insegurança ao trânsito.

Cobertura

Rádio Guarujá preparou um esquema especial de cobertura da eleição. Durante todo este sábado, exceto no horário do jogo do Avaí (21h), equipe de reportagem estará no ar para divulgação das últimas informações sobre o pleito. Neste domingo, com a participação deste colunista, cobertura completa do processo eleitoral e também da apuração. Desde as 7 da manhã até o encerramento.

Reciclagem

Começa nesta segunda-feira mais um curso de educação à distância promovido pelo governo da Itália e a Escola Hydroaid. O tema Coleta Seletiva e a Reciclagem no Mundo. Do Brasil, foram selecionados engenheiros das prefeituras de Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis – da Capital, participam o presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes, e Karina Pereira. Aliás, Lopes foi convidado a coordenar este ano um dos fóruns do curso, sobre a nova política brasileira de resíduos sólidos.

Hospital Unimed

Assembleia geral dos médicos cooperados da Unimed Grande Florianópolis decidiu, por ampla maioria (83,5% dos votos), que a cooperativa poderá comprar ou construir um hospital próprio na região metropolitana da Capital, visando a atender seus mais de 270 mil clientes. Dentro de 45 dias sairá a decisão da Unimed quanto à proposta de compra do prédio construído pela SOS Cárdio.

Atração – Chega a Florianópolis uma atração inédita, o Baseball Indoor, que estará no Floripa Shopping durante o mês da criança. Tem grama sintética e equipamentos semelhantes aos originais.

Abandono – Moradores de diversos condomínios do bairro Campeche estão indignados com o pouco caso das autoridades da segurança pública. Assaltos e arrombamentos são diários. Vítimas chegam a anotar placas de automóveis e motocicletas usadas pelos larápios, repassam para a polícia e não acontece nada.

Pouco caso – Tristeza na região meio Oeste de Santa Catarina, com a confirmação da morte da menina Andressa Holz, que estava desaparecida havia três meses. O mais curioso e revoltante é que o corpo foi encontrado pelo pai da menina e por três vizinhos, próximo ao local onde ela havia sumido. Por que a polícia não realizou buscas mais intensas na região?

Descontos – Vai ser votado na Câmara Municipal de Florianópolis o projeto de lei do Vereador Asael Pereira(PSB), que garante a todos os alunos, independente da idade, de cursos pré-vestibulares e de ensino preparatório, público ou particular, desconto de 50% em entradas de cinema, teatros, espetáculos musicais, circenses e de eventos esportivos.

Atrasos – Irritação dos passageiros com atraso dos coletivos se amplia cada vez mais. Na sexta-feira, houve confusão no Ticen, quando usuários buscaram explicações sobre a linha Volta ao Morro (Transol), que não estava no horário. Segundo um passageiro, representantes da empresa ficaram estressados com as queixas.

Símbolo – Por amor à democracia, e com muito orgulho, este colunista comparecerá à sua seção eleitoral, neste domingo, munido do título de eleitor e de um documento com foto. O título, muito mais do que um documento, é um símbolo da cidadania.

Duplicação – Secretaria da Infraestrutura de Santa Catarina confirmou na sexta-feira: o edital para conclusão da duplicação da SC-401, no Norte da Ilha, sai na próxima semana. Conforme a secretaria, todas as pendências foram resolvidas em Brasília. Esperamos que as obras não comecem na temporada.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Lucian on 03/10/2010 at 12:01

    “Praças – Cidadania valorizada: a prefeitura de Florianópolis pretende construir duas praças na cidade em 2011, com estrutura para cineteatro, biblioteca, telecentro, salas multiuso, pista de skate, kit básico esportivo e equipamento de ginástica.”

    Damião, essas praças já têm local denifido?

    Responder

  2. Posted by Jucelei on 03/10/2010 at 19:35

    Damião!
    Escutei vosso comentário na rádio Guarujá sobre o desempenho da Marina Silva.

    Ouso discordar, com todo o respeito, acredito, por contexto histórico, que o marketing da Globo foi o vencedor da disputa neste primeiro turno.

    Foram eles que, a história mostrou, derrubaram o Brizola em 1989 para que o Lula fosse para o segundo turno, na certeza de que seria (e foi) mais fácil derrotá-lo.

    Agora, os menos esclarecidos e desavisados, votaram naquela que foi favorecida pela Globo, que mudou seu visual, a qualidade da produção dos programas e, os incautos acham que votaram numa alternativa. Ora, que aletrenativa era esta que não provocar o segundo turno. Quem esperava segundo turno entre o Serra e a Dilma, que votasse no Serra e não na Marina.

    MAIS UMA VEZ A GLOBO NOS FEZ DE BOBO.

    Acho que vou desistir e defender a idéia de que a Globo administre o país, são imbatíveis e distrocer a realidade.

    Uma abraço do grande admirador e amigo, ente outras coisas, JUCELEI.

    Responder

  3. […] 4/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 3 e […]

    Responder

  4. […] 4/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 3 e […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: