Ponto Final – 1º de outubro

A origem da tranqueira

O “urbanista desconhecido” volta a atacar com considerações importantes sobre a tranqueira central de Florianópolis. Ele não atribui apenas à sinaleira do aterro a responsabilidade pelo trânsito complicado. Segundo ele, o fechamento da Avenida Paulo Fontes provocou uma reação em cadeia, afetando a Beira-mar, a Mauro Ramos, Bocaiúva, Osmar Cunha, Nereu Ramos, Padre Roma, entre outras. “Equivale a tapar um bueiro e aguardar a chuva…”, diz.

Segundo o urbanista a nova medida anunciada pela prefeitura – a criação de um retorno na Avenida Beira-mar – vai piorar ainda mais a situação. Ele defende a reabertura da Paulo Fontes e a criação de uma passarela ou passagem subterrânea para os pedestres. “Porque o resultado da humanização daquela avenida nós vemos todos os dias: a Paulo Fontes virou um camelódromo que serve também para manifestações religiosas que impedem a passagem dos pedestres”.

Segurança

Para Gilberto Rateke, o descaso oficial em relação aos miseráveis que vivem nas ruas “reflete diretamente na segurança pública. Quando os nossos governantes entenderão que o investimento em dar melhores condições de vida à população, além de estimular e criar espaços para práticas desportivas e culturais, especialmente para crianças e adolescentes, diminuirá, em muito, o problema da segurança pública?”.

Miséria social

Não sei se o leitor prestou atenção a uma estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública no início desta semana. Trata da baixa escolaridade dos envolvidos em assassinatos em Santa Catarina, entre março e agosto deste ano. Quarenta e dois por cento dos homicídios foram cometidos por bandidos que não têm o ensino fundamental completo. “A falta de oportunidades e de opções de trabalho funciona como uma porta de entrada para o crime”, explicou o secretário André Luís Mendes da Silveira.

Resgate

Um dos filmes mais aplaudidos do Brasil nos últimos tempos, “Uma Noite em 67” estará em cartaz hoje e amanhã (sessões às 19h e 21h3) no Paradigma Cine Arte. Trata–se de um documentário que resgata a final do 3º Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record, em 21 de outubro de 1967. Não só pela música, mas pelo clima político-cultural, de resistência à ditadura militar, “Uma Noite em 67” é um marco da cinematografia brasileira. 

Ebulição

Balneário Camboriú, uma cidade em permanente ebulição, está ganhando ares ainda mais contemporâneos com uma sequência de obras realizadas pelo atual prefeito, Edson Renato Dias (Edson Piriquito). As realizações estão sintetizadas no informativo que está sendo distribuído. Uma das mais importantes é a completa revitalização da Avenida do Estado – que vai ser um modelo de via urbana moderna, com pista exclusiva para ônibus e ciclovia. Bem que Florianópolis podia copiar o exemplo, em relação, por exemplo, à Avenida Mauro Ramos.

O governador Jorge Lacerda (esquerda), no dia de sua posse, em 1956, com o antecessor Irineu Bornhausen

Jorge Lacerda

Depois de lançar o site www.jorgelacerda.com.br, um memorial importantíssimo sobre a vida do ex-governador, a família Lacerda realiza campanha para coletar fotos, gravações, cartas, entre outros objetos que tenham pertencido a Jorge Lacerda ou ajudem a contar sua história. Quem tiver material que contribua com o acervo pode entrar em contato com a família através do próprio site, na seção “deixe uma mensagem”.

Prioridade – Notícias que odiamos ouvir ou ler, mas que explicam por que a saúde é considerada prioridade em qualquer programa de governo: “Em Blumenau idoso morre em frente de hospital enquanto aguardava por atendimento” (Do RIC Notícias, ontem à noite).

Vergonha – Leitor Tadeu Harmonia diz que tem vergonha de levar amigos de fora para passear pelo centro de Florianópolis. Não só por causa do cenário de miséria social, mas também pelas precárias condições dos equipamentos urbanos, como o Largo da Alfândega.

Beleza – Se já tem um extraordinário potencial turístico, Palhoça vai ampliar muito essa vocação quando a duplicação da BR-101 estiver concluída. Empreendedores do ramo estão de olho no litoral Sul do município para implantar novos equipamentos – como hotéis e restaurantes.

Ao largo – Cobranças pontuais (e diretas) no Twitter aos candidatos a cargos executivos: estaleiro da OSX, fosfateira em Anitápolis, liberação do aborto, união civil homossexual e descriminalização da maconha. Maior parte dos candidatos passa ao largo das questões incômodas.

Fome e sede – Curiosidades da 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, encerrada na quarta-feira em Florianópolis: foram servidos no Centrosul 660 litros de café, 21 mil pães de queijo, 10 mil sanduíches e 2,2 mil litros de suco. Cinco mil lojistas participaram do evento.

Carvalhinho – Nossa torcida pela recuperação do jornalista Ilmar Carvalho, o querido Carvalhinho, um dos maiores especialistas em música brasileira de todos os tempos, internado em estado grave no Rio de Janeiro. Catarinense, vive na capital fluminense desde a década de 1960.

Omissão – Suspeito de sequência de assaltos violentos na Grande Florianópolis, inclusive do praticado ontem em Biguaçu, é um garoto de 17 anos que deveria estar na escola estudando. Por que não está? Porque é vítima de uma omissão histórica.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] 1/10/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. Posted by doctor on 01/10/2010 at 21:32

    Gostaria de saber se essa tal humanização da Paulo Fontes está prevendo uma passagem subterrânea, ou simplesmente é fazer uma maquiagem no local? Aguardo a resposta em uma próxima postagem de seu excelente blog.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: