Ponto Final – 28 de setembro

Vida nova para o terminal

Comerciantes da região do Terminal Cidade de Florianópolis aguardam a revitalização do equipamento, por parte da prefeitura, para que seus negócios voltem a apresentar bons resultados. Conforme o proprietário de uma loja, reunião na semana passada, entre empresários e representantes da prefeitura selou um prazo para que o terminal receba as primeiras melhorias indispensáveis à recuperação das linhas transferidas para o Ticen – o início de 2011.

Além de ganhar banheiros e novo sistema de acesso, o terminal Cidade de Florianópolis terá uma plataforma exclusiva para os ônibus de turismo. O empresário ouvido ontem pelo colunista garante que o desembarque dos visitantes naquela área vai exigir inclusive um novo padrão de qualidade para lanchonetes, restaurantes e lojas da região.

A revitalização do terminal será realizada em duas etapas e integra o conceito geral da prefeitura para revitalização de todo o centro histórico da Capital.

Obras concluídas

Estão concluídas as obras do muro de contenção da maré, na praia da Armação do Pântano do Sul. Mas a grande questão que permanece é justamente o destino daquela beleza natural da Ilha de Santa Catarina, afetada pelas constantes ressacas, que destruíram a orla e pelo menos uma dezena de residências. Moradores, empresários e frequentadores da Armação não escondem o desalento diante da nova paisagem.

Insegurança

Nem num domingo à noite as pessoas de bem podem se sentir à vontade para curtir a vida num shopping center. Mais um assalto ao Beiramar, outra joalheria saqueada pelos bandidos. E aquela história se repetiu: câmeras de vigilância não evitam crimes. Servem, no máximo, para identificar os criminosos. O que evita crimes é o patrulhamento intensivo, objetivo, direto, por parte da Polícia Militar, como acontecia até passado recente.

Segredo

Frase de Jim Cunningham, executivo que trabalhou na Disney durante 17 anos, sobre o segredo da maior empresa de entretenimento do mundo: “Nesse ramo, 10% do negócio é o produto e 90% é o serviço, por isso que temos que ter excelência no nosso modo de atender”. Cunningham encantou o público na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontece em Florianópolis até esta quarta-feira.

Exemplo

Entidades culturais da Capital sobrevivem graças ao apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Recursos destinados, por exemplo, a grupos de boi de mamão, são garantidos pelo poder público, conforme atos publicados no Diário Oficial. Sem verbas públicas, grande parte da nossa cultura popular já teria desaparecido. E por que a iniciativa privada não faz o mesmo, para tornar ainda mais ricas essas manifestações?

Positivo

A presença das autoridades municipais e estaduais em eventos nacionais é sempre indispensável. O Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci), realizado há duas semanas, foi praticamente ignorado pelo poder público. Já a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontece até amanhã no Centrosul, teve o prefeito Dário Berger, senadores e outros líderes políticos presentes à abertura. Florianópolis tem que receber esses visitantes especiais com banda de música, como fazem prefeituras de outras cidades.

Mais saúde

Vinte e três anos depois da inauguração do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (São José), a Grande Florianópolis passará a contar com um novo estabelecimento de saúde do gênero – o Baía Sul, na região central de Florianópolis, com 90 leitos para realização de procedimentos de alta complexidade, sendo 15 de UTI. O hospital vai atender os planos de saúde e também vai ajudar a reduzir a alta demanda por leitos de terapia intensiva.

Ciência – A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão Universitária (Fapeu) está comemorando 33 anos de parceria em favor da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação e, por isso, recebe destaque do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), Diomário Queiroz, que foi diretor executivo da entidade ligada à UFSC.

Garantia – Fique tranquilo, eleitor: o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão não vai ser prorrogado. A propaganda política termina nesta quinta-feira, convencendo a cidadania de que sua fórmula está desgastada, superada e insuportavelmente chata.

Maquiagem – O grande problema do horário eleitoral gratuito, em especial na TV, é o excesso de maquiagem, de produção cinematográfica, que favorece os candidatos endinheirados. Com financiamento público das campanhas a história será muito diferente.

Espertezas – Entidades que se beneficiaram dos fundos sociais do governo catarinense, causando prejuízos de mais de R$ 13 milhões, deveriam ser processadas por falsidade ideológica. Até porque, segundo as autoridades estaduais, verbas eram liberadas apenas mediante documentação.

Mais Zona Azul – A Zona Azul se espalha pela cidade. Até o bairro da Trindade já está incluído no sistema. Ou seja, Florianópolis perde espaços livres de estacionamento justamente por falta de vagas para tantos carros.

Trepidação – O trecho da Avenida Beira-mar entre a rótula da rodoviária e a Rua Arno Hoeschl virou uma buraqueira só. Detalhe: não faz seis meses que operários de uma empreiteira passaram por ali, remendando o asfalto.

Ruas – O que a Câmara Municipal de Florianópolis denomina de vias públicas na Capital não está no gibi (mas está no Diário Oficial do município…). Não são ruas antigas, são ruas novas. O que significa que a cidade continua crescendo velozmente, sem controle.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] 28/09/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: