Ponto Final – 20 de agosto

Ruas viram estacionamentos

O entorno da Praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis, é um exemplo da falta de planejamento urbano que domina a paisagem da Capital. Nos últimos anos, pelo menos três ruas foram fechadas para dar lugar a estacionamentos privativos de órgãos públicos – da Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Uma quarta rua está inviabilizada para o trânsito por causa das obras de construção do novo prédio do Tribunal de Contas do Estado.

O colaborador da coluna que registrou as duas imagens publicadas aqui tem dois questionamentos: quem autoriza esse tipo de modificação na malha viária central; e se houve um estudo de impacto relacionado à mobilidade urbana. “Ao que nos consta, não houve nada disso. O poder público atendeu a solicitações do Legislativo e o Judiciário para o fechamento das ruas e a população tem que sofrer calada”, observa.

Protesto

Moradores do Norte da Ilha participaram do ato público contra o estaleiro e em defesa das baías de Florianópolis no sábado, em Sambaqui, organizado pela Associação de Bairro de Sambaqui e Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis. O protesto incluiu manifestações culturais, como nosso tradicional boi-de-mamão.

Excesso

Para o colaborador da coluna Daniel Costa “não temos em Floripa falta de espaço, temos sim o excesso de carros nas ruas. Não estamos na ‘temporada’ e não sobram quase espaços para as pessoas caminharem, porque calçadas se tornam estacionamentos. Acorda sociedade! A maior parte dos congestionamentos é causada pelos ‘individualistas egoístas’ que estacionam onde querem, prejudicando o fluxo do trânsito, atingindo pedestres, ciclistas e a eles próprios”.

Mudança

Famílias de classe média que há anos optaram por uma vida mais tranquila, afastada do burburinho central, estão voltando a residir no Centro ou nos bairros próximos. Não são poucos os relatos transmitidos a este colunista por cidadãos florianopolitanos que desistiram de morar nos balneários do Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina por conta de dois fatores: a imobilidade urbana e a violência.

Lendas

Certas pregações insistentes, veiculadas no horário eleitoral gratuito, se desmancham no ar como a névoa das manhãs em Florianópolis. O que chateia a cidadania consciente é saber que muitos eleitores se deixam enganar por discursos que são, no mínimo, injuriosos. Sim, porque mentir é uma injúria grave, ainda mais quando se trata de questões tão graves que envolvem o futuro da sociedade.

Eventos

O Centrosul, principal centro de eventos de Florianópolis, está passando por transformações físicas importantes, visando a melhor receber os mais de 600 mil participantes anuais de congressos, feiras e convenções. Sem alarde, a atual administração do Centrosul está melhorando a infraestrutura das salas e auditórios e desenvolve estudos acústicos que podem indicar uma nova tendência do equipamento: a apresentação de grandes shows em um dos seus pavilhões.

Turismo religioso

Primeiras informações do Mapa do Turismo Religioso, em elaboração pela Embratur, dão conta da existência de 344 cidades no país com de eventos oficiais relacionados a essa atividade, a maior parte deles ligados à religião católica. Santa Catarina aparece no mapa brasileiro dos roteiros religiosos com uma única cidade – Nova Trento, é claro, onde está a basílica de Santa Paulina.

Mercado

O mix do Mercado Público está começando a ganhar forma. Na semana passada, a prefeitura recebeu e apresentou as primeiras sugestões. Mas fundamental mesmo será a participação da sociedade: a administração municipal vai promover audiência pública para discutir o caso. Alguém será capaz de defender a manutenção de lojas de calçados? Receberá uma solene vaia.

Modernidade – Bem que a Câmara Municipal de Florianópolis, na volta às atividades normais – depois de 4 de outubro – poderia adotar a divulgação on-line (via Twitter) de suas sessões. A equipe de comunicação da Câmara de São José já faz isso há algum tempo, com muita competência.

Pedágio – Ao passar pelo pedágio da BR-101 em Porto Belo, sábado, tive a sensação de que aquele posto foi mal dimensionado: o engarrafamento era imenso. Como será na temporada?

Lição – Em entrevista divulgada no fim de semana (disponível na internet) o colunista Cacau Menezes revelou em detalhes todo o calvário de sua doença. O jornalista transmite uma lição de vida, recomendando a prevenção como remédio mais eficaz ao câncer de próstata.

Fé demais – Havia candidatos a diversos cargos eletivos se aproveitando da Marcha para Jesus, ocorrida no último sábado, na região central de Florianópolis. É inconcebível que certos políticos misturem fé com política. Um desrespeito para com o povo evangélico.

Varejo – Mais de cinco mil visitantes começam a chegar a Florianópolis a partir desta sexta-feira. No domingo (26), instala-se na capital catarinense, no Centrosul, a 51ª Convenção Nacional dos Dirigentes Lojistas, maior evento do setor varejista brasileiro. O congresso vai até dia 29.

Futuro – O problema da corrupção – e de todas as suas conseqüências – é que ela não causa apenas danos imediatos, perceptíveis ou imperceptíveis. Os corruptores e corruptos comprometem o próprio futuro da sociedade.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. […] candidato, partido ou coligação. (C. M.) Protesto Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. […] 20/09/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  3. Posted by paulo stodieck on 20/09/2010 at 15:07

    Damião, a coluna foi dócil com o Tribunal de Contas (Ruas viram estacionamentos). O que aconteceu com a rua que passa nos fundos do TC (onde antigamente estava a Associação dos Engenheiros de SC) é mais grave do que a transformação do espaço em estacionamento: ela foi transformada em canteiro de obra do Tribunal de Contas e tudo fica no maior “faz de conta que ninguém viu”. Abraço Paulo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: