Ponto Final – 18 e 19 de agosto

Festival de Inverno

Dica essencial para o fim de semana é o Festival de Inverno de São José, coordenado pelo querido Sérgio Rocha, não tem? A imagem que publicamos foi clicada pelo sempre talentoso Laureci Cordeiro durante a semana. O festival termina neste domingo, no centro histórico. Vale a pena curtir as atrações, aproveitando para apreciar aquela beleza josefense – uma vila portuguesa, com certeza – antes que o inverno acabe ou que alguém resolva demolir mais algum casarão centenário.

Irregularidade…

“Socorro, alguém nos acuda”, proclama uma colaboradora da coluna. Ela pede atenção dos governantes para a ocupação irregular de terrenos públicos da Via Expressa Sul. Comerciantes de variados ramos tomaram conta da área para expor seus produtos, num flagrante desrespeito à propriedade pública.

… que se multiplica

Caso semelhante ao da Via Expressa Sul está acontecendo na Beira-mar de São José. Outro colaborador da coluna fotografou (confira na imagem): terreno público está servindo de estacionamento para veículos de funcionários de uma empresa que tem sede na região. É que a empresa precisa de espaço para expor seus produtos.

Show de elegância

Elegância e vitalidade a qualquer prova: o veterano colunista Zury Machado, em pose especial para o jornalista Paulo Arenhart no centro de Florianópolis. A placa diz “Prime”. Faz jus à história de Zury: pioneiro do nosso colunismo. Alguém acredita que ele tem a idade que tem – 88 anos, completados no dia 7 deste mês?

Literatura

Este sábado também é dia de conferir o novo livro de contos de Marco Vasques, Harmonias de Inferno, que será lançado a partir de 20h30, na Livraria Navegar (Lagoa). Trata-se de uma reedição, mas não reedição qualquer – a nova versão conta com intervenções artísticas de Rodrigo de Haro e Vanessa Schultz, com selo de qualidade da Letradágua. O programa de hoje é bom demais: haverá bate-papo com Rodrigo e o autor.

Meio ambiente

Programação ecológica neste sábado, no Parque de Coqueiros, inclui distribuição de mudas de árvores, brincadeiras para as crianças, exposição de materiais reciclados e de sistemas de compostagem caseira, bem como uma oficina de reaproveitamento de garrafas PET. A promoção é do Conselho Regional de Contabilidade, em homenagem antecipada ao Dia da Árvore.

Sinalização

Do leitor Paulo Vitorino da Silva: “Alguém sabe me informar quando a prefeitura vai refazer a sinalização horizontal, principalmente das avenidas Mauro Ramos e Beira Mar Norte? O sentido bairro – Beira-mar está um caos”. De fato, alguns trechos de avenidas da cidade estão para lá de desorganizados, o que favorece a formação de tranqueiras no trânsito.

Bagunça

A propaganda eleitoral nas ruas virou uma completa desordem na Grande Florianópolis, ninguém segue norma nenhuma, cada um faz o que quer, uma verdadeira bagunça institucionalizada e tolerada pelas autoridades. Como dizia Stanislaw Ponte Preta, “ou restaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos”. É bem isso que acontece nas ruas, com candidatos de todos os partidos.

Protesto – Moradores do Norte da Ilha promovem neste sábado, na Praia das Flores (Sambaqui), uma manifestação contra a construção do estaleiro da OSX. Será a partir das 16h, com apresentações de boi-de-mamão e outras atividades culturais.

Retrocesso – Indignação do leitor Luiz Lima: faturas da Casan não são mais integradas ao sistema bancário. Devem ser pagas na Caixa Econômica Federal ou lotéricas. Trata-se de um evidente retrocesso, num momento em que as ferramentas da modernidade permite a completa interatividade do sistema financeiro.

Positivo – Na quinta-feira à noite, voltando de São José, vi comandos da PM na região do aterro. No início da semana, policiais militares deram uma geral na máfia de flanelinhas que controla estacionamentos na área da Assembleia Legislativa.

Humor – A propósito da campanha em curso, escritor Olsen Jr. lembra frase de Will Rogers, quando este respondeu a indagação sobre o fazer humorístico: “É facílimo ser humorista quando se tem todo o governo trabalhando para nós”.

Instituto RIC – Grupo RIC lança neste dia 24 o Instituto RIC de Atitude Social, focado em ações voltadas à sustentabilidade e à solidariedade. O Instituto RIC terá a responsabilidade e missão de agir interna e externamente.

Duplicação – Parece que enfim vão desenterrar a caveira de burro no Pantanal: dirigentes do Ipuf e da UFSC nomearam comissão para viabilizar a doação da faixa de terreno da universidade para o município, com o objetivo de duplicar a Deputado Antônio Edu Vieira.

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: