Coluna de sábado-domingo (11 e 12/9)

Ainda o terreno da UFSC

O “urbanista desconhecido”, velho colaborador da coluna, volta a atacar, de novo sobre a questão da duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira. Ele contesta afirmações da UFSC, publicadas ontem: “Essa conversa de que a universidade ‘continua à disposição para resolver, de imediato, o imbroglio’ é manjada, é só reunião para marcar outra reunião. Cadê o papel cedendo de forma incondicional a área para a execução da obra? O órgão habilitado para responder por este assunto não seria o Departamento de Gestão do Patrimônio, ligado à Pró-Reitoria de Infraestrutura? A Agecom é apenas uma Agência de Comunicação da UFSC, responsável pela comunicação institucional da universidade e não tem atribuição para opinar sobre a Eletrosul, os moradores e sobre o Armazém Vieira. E sobre a cessão da Fazenda Ressacada para a ampliação do Aeroporto, o que diz a Agecom?”

Cultura josefense

Uma ótima oportunidade para valorizar São José, sua cultura e sua história – o Festival de Inverno, que acontece a partir desta terça-feira, reúne o que há de melhor no município, em atividades programadas para o centro histórico, onde tudo começou no século 18. Aliás, será uma ótima ocasião para a prefeitura explicar aos josefenses por que um casarão centenário, na Praia Comprida, foi ao chão na calada da noite.

Exposição

Loisi Kormann abre nesta segunda-feira, no Espaço Cultural Celso Ramos (BRDE), a mostra Harmonia Rústica, onde expõe 22 telas produzidas em seu ateliê ao longo de 2010. A exposição traz obras marcadas pela combinação de cores terciárias, como o ciano e o rosa, e a mescla entre simetria, padrões, arabescos e formas geométricas.

Contrasenso

“Desde quinta-feira, dia 9 a ‘humanizada Paulo Fontes’ está estrangulada, pois só restava a calçada ao lado do Camelódromo para os pedestres chegarem ao terminal de ônibus, dividindo o espaço com vendedores, pois estava sendo montado um palco para prática religiosa. Teria sido para isso que o atual candidato fechou a avenida há um ano?”. A cutucada é de um leitor que não pode se identificar.

Porcaria urbana

Isso é o que se pode chamar de um autêntico serviço de porco. Percebam nas duas imagens a forma incorreta e perigosa com que os responsáveis conservam esse poste, na Avenida Gama d’Eça, colocando em risco a vida das pessoas que passam por ali. Percebam o pedaço de cabo de vassoura na segunda imagem: não é rústico? Aliás, quem será o responsável por essa situação tão vergonhosa? [Fotos de Ana Júlia S. W. Martins]

Lotado

A Convenção Lojista que Florianópolis recebe a partir do dia 26 já lotou as reservas de hotéis no centro e em vários bairros da Capital. São esperados cinco mil varejistas de todo o país, em evento que deve bater o recorde de público da história. Não há dúvida que os encantos da Ilha ajudaram a mobilização.

Fora de órbita

Ecos da parada cívica de 7 de setembro: não havia representantes da Assembleia Legislativa, nem da Câmara Municipal no camarote oficial da Passarela Nego Quirido. Um prefeito da região quebrou o protocolo ao entrar de roupa esportiva na área reservada a autoridades – onde todos estavam vestidos formalmente –, cumprimentou os presentes e portou-se como se estivesse assistindo a um desfile de Carnaval. Aliás, também chamou atenção por estar coberto de santinhos de candidatos.

Hoepcke

Empresário Ernesto São Thiago entregou um exemplar do livro “Carl Hoepcke, a marca de um pioneiro”, ao presidente do Grupo EBX, Eike Batista, durante encontro de uma comitiva de catarinenses com o empresário, no Rio de Janeiro. A obra, editada pelo Instituto Carl Hoepcke – dirigido pelas irmãs Annita e Sílvia Hoepcke da Silva – relata a história daquele que foi, em seu tempo, um dos lideres da navegação, do comércio e da indústria em Santa Catarina.

Suplício – Reforçando a tese sobre a nossa imobilidade urbana: levei exatos 45 minutos, de carro, na quinta-feira à noite, para cumprir o trajeto entre a Avenida Hercílio Luz e o centro histórico de São José. Pouco mais de 10 quilômetros. Trânsito é desesperador nos dois municípios. Quando é que as autoridades vão acordar?

Cinema – No Cineclube do Badesc, mais filmes franceses, desta vez a belíssima trilogia de Krzysztof Kieślowski – começa nesta segunda, 19h, com “A Liberdade é Azul”; no dia 20, “A Igualdade é Branca” e, no dia 27, “A Fraternidade é Vermelha”.

Preparativos – Dezessete assessores administrativos, mais um batalhão do Exército, estão em Itajaí desde sexta-feira, preparando a visita do presidente Lula, nesta segunda. Lula vai inaugurar as obras de recuperação do porto local e, claro, pedir uns votinhos pra Dilma.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Sérgio Rezende on 11/09/2010 at 9:13

    A comitiva catarinense não encontrou Eike Batista. Ele estava em New York. Todos foram recebidos pelo presidente da OSX, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro. Com fotos. Menos, senhor Ernesto, menos….

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: