Coluna de hoje (1º de setembro)

A saúde dos estudantes

Secretário da Educação, Rodolfo Pinto da Luz, assinou portaria regulamentando a comercialização de produtos alimentícios nos espaços das escolas públicas. Chama atenção o artigo 5º, que proíbe venda ou consumo de bebidas com baixo teor nutricional, como refrigerantes e refrescos artificiais nas cantinas. Iniciativa bacana, que reforça lei já existente sobre o assunto, mas que não é cumprida em muitos colégios particulares – a maior dificuldade dos dirigentes desses estabelecimentos é enfrentar a resistência dos pais, vejam só!

É sempre bom lembrar que a proibição da venda de salgados fritos – reforçada na portaria assinada pelo secretário Rodolfo Pinto da Luz –está em vigor em Florianópolis desde o final da década de 1990. Objetivo é garantir alimentação adequada aos estudantes, combatendo, ao mesmo tempo, um dos mais graves problemas dos brasileiros – a obesidade.

Disse tudo (1)

Merly Costa é florianopolitana e mora na Califórnia (EUA). Lê a coluna através da internet. Ela enviou a seguinte mensagem: “Obrigada pela divulgação de notícias pertinentes aos moradores e amantes da Ilha da Magia. Voltarei por alguns meses a Floripa e tenho receio sobre a falta de segurança. É importante aumentar o número de policiais nas ruas, mas não achas que existem outros fatores que precisam ser observados também, como a melhoria das condições de saneamento e moradia, criação de empregos e educação?”

Disse tudo (2)

Prossegue a leitora: “E o que achas dos usuários de drogas que motivam o tráfico? Se as pessoas não consumissem drogas não haveria tráfico não é mesmo? Lógico que não é tão simples assim, mas aqui novamente necessita-se educação e conscientização. O que achas da legalização das drogas? Afinal uma das piores drogas é consumida com bem pouca reserva: álcool. Me disponho a fazer um vídeo para ajudar na educação no combate às drogas. Alguém para ajudar?”.

Emergência

Em resposta ao que escreveu a leitora Merly Costa, lembro que o Grupo RIC-Record já desenvolve uma campanha institucional, que tem como foco exatamente o consumidor de drogas. A questão colocada por Merly é pertinente, assim como a campanha de nossa empresa, mas, ao fim e ao cabo, é indispensável que o Estado adote soluções emergenciais para garantir a segurança de seus cidadãos.

Demora

Leitor enviou a imagem, registrada em 2008, prevendo o fim da obra para junho daquele ano. Como estamos em 2010 e os trabalhos ainda não foram concluídos, ele questiona a demora para entrega das instalações da “Cidade da Criança”, localizada junto à Passarela Nego Quirido.

Mobilização

Moradores de São José estão mobilizados em defesa do patrimônio histórico local. Circula pelos principais pontos da cidade um abaixo-assinado que tem o objetivo de evitar novos atos criminosos, como o que resultou na demolição de um casarão dos tempos coloniais. A campanha ganha força a partir da ação de algumas lideranças comunitárias e intelectuais do município.

Expectativa

Canasvieiras ganha, a partir de hoje, a sede da Companhia de Trânsito do Norte da Ilha, que será integrada por policiais militares do 21º Batalhão. Tomara que lá funcione, porque no Centro faz tempo que não temos agentes de trânsito atuando para ajudar a resolver os problemas de mobilidade urbana. Eles aparecem, de vez em quando, apenas para multar veículos estacionados em locais proibidos.

Arco-íris

É hoje: vereador Asael Pereira (PSB), da Marcha para Jesus, vai estar frente a frente com o coordenador da Parada da Diversidade, Tiago Silva, atual diretor do Procon de Florianópolis, no programa Primeira Página (Record News, 19h20). Os dois eventos acontecem este mês na Capital e Asael comprou uma briga com Tiago porque foi o único parlamentar contrário ao projeto do ex-vereador (PPS), que estabeleceu punições a quem discrimina contra homossexuais.

Bom Samaritano

Pastor Moisés Martins, da Igreja Assembleia de Deus, escreveu em resposta à nota publicada aqui na segunda-feira, sobre a balbúrdia na região do Mercado Público. O líder religioso explica que sua igreja estava desenvolvendo o trabalho de assistência social O Bom Samaritano, que tem o objetivo de retirar das ruas pessoas que vivem em situação de risco. Para o pastor – e este também é o meu pensamento – não devemos provocar nem estimular o preconceito religioso.

* * *

Quanto ao trabalho social da Assembleia, meu caro pastor, parabéns. Já que o poder público faz tão pouco, resta às religiões organizadas e aos voluntários em geral realizar o mínimo por essa gente que sofre nas ruas de Florianópolis.

Lojistas – Até ontem, a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontecerá no Centro Sul, entre 26 e 29 deste mês, já contabilizava 4,4 mil inscrições.

Podridão – Tudo bem que a mídia tenha que divulgar tudo o que é notícia, inclusive as matérias policiais mais podres, mas detalhar histórias de estupro, em especial quando a vítima é criança, é algo que deveria merecer um pouco mais de senso crítico por parte dos colegas.

Força – “Vamos mostrar para o empresário Eike Batista que aqui em Santa Catarina 98% das pessoas são a favor. Não queremos que ele desanime apenas porque esses 2% fazem mais barulho do que o resto”. Mensagem do governador Leonel Pavan, em seu Twitter, ontem.

Civilização – O vereador Renato Geske (PR) apresentou projeto de lei que obriga a instalação de fraldários nos terminais de ônibus da Capital. Estava demorando: trata-se de uma medida civilizatória, indispensável ao bem-estar da cidadania.

Cinema – Obrigado aos gentis leitores que lembraram as sessões de cinema, no Centro, promovidas pelo BRDE e Badesc, já mencionadas inúmeras vezes aqui na coluna.

Sem solução – Paulo Stodieck, a propósito da falta de cinemas no Centro, lembra que o Beiramar Shopping fechou as salas há dois anos e, até hoje, ninguém anunciou providências ou solução para os moradores da região.

Prudência – Na entrevista ao Roda Viva (TV Cultura), segunda-feira à noite, o bilionário Eike Batista não revelou nada de novo sobre o projeto da OSX em Biguaçu. Talvez porque, em se tratando de um negócio de US$ 40 bilhões, ele prefira a prudência ao estardalhaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: