Coluna de hoje (30 de agosto)

Balbúrdia urbana

A balbúrdia dos sábados, na região do Mercado Público, Ticen e Avenida Paulo Fontes, está infernizando a vida de comerciantes e cidadãos que passam por esses pontos da Capital. E não apenas por conta da campanha eleitoral, uma vez que candidatos gostam de fazer seu corpo a corpo na área.

Um leitor se deu ao trabalho de escrever uma mensagem imensa, com inúmeras considerações sobre o caso, em especial a propósito do que aconteceu no último sábado. “A Igreja Evangélica Assembléia de Deus fez uma ruidosa manifestação no local. Sem a mínima noção, eles não pregavam nada, berravam para 13 pessoas paradas na frente, mas prejudicaram todo o comércio local, os turistas estavam indignados com o desrespeito à cidadania. Questionados sobre o volume, e os milhares de decibéis além do permitido por lei para um logradouro público, eles disseram que estavam autorizados pela Prefeitura”.

Lembrando que um decreto de 1940, do presidente Getúlio Vargas, proíbe som alto em vias públicas. Inúmeros dispositivos municipais também disciplinam a questão.

Som cruzado

Prossegue o leitor: “Quem autorizou este absurdo, deveria ficar ali em tempo integral, escutando, penando. Não bastasse isso, na Avenida Paulo Fontes, bem no início do Mercado Público, outro evento, também autorizado pela Prefeitura, acontecia, com show, e acredito este foi bastante prejudicado pois o outro som era ensurdecedor. Como autorizar dois eventos na mesma área? Não existe uma agenda?”.

O povo quer saber

Perguntas que circulam insistentemente pela Grande Florianópolis:

1 – Quando será esclarecido o caso da rua pavimentada duas vezes em Palhoça? Já identificaram o responsável?

2 – Quando a Polícia Militar voltará a patrulhar nossas ruas?

3 – Quando a administração pública de Florianópolis preencherá, enfim, as vagas do secretariado que estão pendentes? A Secretaria de Turismo (Setur) é uma delas. Vem sendo tocada há quase nove meses pelo competente secretário executivo Homero Gomes.

4 –Quando a prefeitura de São José divulgará explicações oficiais – e definitivas – sobre a derrubada do casarão histórico?

Açorianos

Quem zapeava a TV no último sábado e parou no canal da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) há de ter se surpreendido com a presença da professora manezinha Lélia Pereira Nunes, concedendo entrevista à emissora. Lélia estava num encontro das comunidades de origem açoriana, com outros brasileiros, na Califórnia (EUA). A reunião discutia as festas do Divino espalhadas pelo mundo.

Cinquentenário

A Associação Coral de Florianópolis será homenageada hoje pela Assembléia Legislativa do Estado, a partir das 19 horas, pela passagem de seu cinquentenário de atividades musicais. O escritor Oldemar Olsen Jr. assinala, a propósito: “Cinquenta anos dedicados à arte, à música e ao canto, não é pouca coisa, num País em que a cultura aparece sempre como ‘desencargo político em programas eleitorais’ e não como um projeto a ser executado com naturalidade por pessoas que acreditam na arte (e em sua apreciação) como parte integrante da civilização, sem a qual ninguém ‘é’”.

Flagrante

Leitor Donizete Souza fez o registro: carro de campanha estacionado em cima de calçada. É claro que o candidato tem que ficar ligado, porque justamente os deputados são responsáveis pela elaboração das leis. E não adianta só existir a lei: ela tem que ser cumprida.

Educação ambiental

A Secretaria Municipal de Educação da Capital realiza hoje o seu 2º seminário com o tema “Mar de Florianópolis – Educar para Preservar”. O evento amplia o debate sobre a importância e os meios para realização da educação ambiental, envolvendo estudantes e profissionais do ensino. Iniciativa bacana, que merece aplausos, porque se há uma saída para salvar a natureza é justamente educar as novas gerações para a sustentabilidade.

Plantão

Enquanto alguns comitês funcionam às mil maravilhas, com carros estacionados sobre calçadas ou em locais proibidos, num certo comitê eleitoral da Rua Almirante Lamego a Guarda Municipal não dá tréguas. Lá os guardas fazem plantão para multar os veículos da candidata considerada inimiga do poder municipal.

Talento – Fotógrafo Lucas Sampaio, uma das revelações do Notícias do Dia, deixou Florianópolis no fim de semana. Vai atuar no Estadão de São Paulo, como trainee, pelos próximos quatro meses. Sucesso!

Bem – O colunista Cacau Menezes, velho de guerra, recupera-se bem da cirurgia a que foi submetido em São Paulo. Descansa em sua casa.

Eventos – Setembro promete ser bastante promissor para o turismo de eventos na Capital. Somente o CentroSul tem agendados 15 eventos para o próximo mês, alguns deles reunindo mais de 5 mil integrantes.

Mercado – No jornalismo não existe “quase”. Mas no sábado os florianopolitanos tomaram um susto: o Mercado Público quase pegou fogo de novo, justo a ala Norte. Falta de aviso não é: aquilo lá é um barril de pólvora prestes.

Casarão – Site da Câmara Municipal de São José pergunta: “Qual deve ser a providência sobre a derrubada do casarão histórico? Vote no http://www.cmsj.sc.gov.br

Debates – Por falar em Câmara de São José, esta semana a TV Câmara do município promove debates com os candidatos ao Governo do Estado.

Ambiente – É impressionante a falta de sintonia dos frequentadores de nossos balneários com a questão da sustentabilidade. Ação de cidadania, no sábado, retirou mais de 700 quilos de lixo do mar, em Porto Belo. É o homem destruindo seu tesouro – as belezas naturais.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Anthony Toini on 30/08/2010 at 16:00

    São tantos problemas que acontecem por estas bandas, Sr. Damião, que fico até desanimado para fazer comentários. É o caso das invasões em Naufragados e Lagoa do Peri; é o caso do casarão tombado que foi demolido numa madrugada (o casarão era minha referência para eu puxar a campainha do ônibus quando eu estudava na Praça de São José); é candidato a deputado que com hipocrisia deslavada garante ter melhorado a segurança pública… e por aí vai! E o Rio Araújo, que desde quando me conheço por gente, já é um esgoto a céu aberto… Só desânimo!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: