Coluna do fim de semana (28 e 29/8)

Enfim, a revitalização da Vidal Ramos

Depois de anos, mais de uma década, a prefeitura finalmente formalizou na sexta-feira a parceria com a ACIF e Sebrae, que vai resultar na revitalização da Rua Vidal Ramos.

É pena que as autoridades não tenham acatado uma sugestão antiga dos comerciantes, a de transformar o trecho entre a Deodoro e a Jerônimo Coelho em calçadão, uma vez que não há entradas de garagem nesse pedaço da charmosa via central. E não haveria qualquer problema para trânsito, porque os carros poderiam seguir pela Deodoro e alcançar a Marechal Guilherme, convertendo na rótula com a Osmar Cunha para a Jerônimo Coelho.

Essa reivindicação foi apresentada à prefeitura ainda na gestão de Sérgio Grando (PPS), entre 1993 e 1997. Mas os estudos nunca avançaram. A intenção dos comerciantes seria transformar o pequeno trecho, de apenas uma quadra, numa movimentada rua gastronômica, com mesas ao ar livre.

Nem os mortos

Esta coluna já denunciou, há cerca de um mês, a invasão do cemitério do Rio Vermelho por traficantes, que transformaram tampas de túmulo em mesas de escritório do crime. E na noite de quinta-feira a polícia prendeu bandidos que agiam no cemitério de Ingleses, roubando peças dos túmulos. Nem os mortos são respeitados pelos ordinários!

Omissão

A prefeitura de São José se esquiva no caso da demolição do casarão histórico da Praia Comprida. As autoridades explicam que, por ter ocorrido num domingo, não havia como fiscalizar a cidade. Ou seja, essa é uma pista para novas ações de contraventores, que esperam o momento certo para derrubar imóveis históricos – a calada da noite ou os finais de semana, porque nessas ocasiões o poder público é omisso em relação às suas responsabilidades.

Questionamento

O leitor Henrique Ortiga Filho percebeu uma movimentação estranha na altura do clube Maré Alta, no último domingo. Mas não imaginava o que aconteceria. “A coisa não foi tão na calada assim. Tinha viatura escoltando a ‘operação destruição histórica’, pista fechada e outras coisas. Que pena que não fotografei. Mas, como disse, nem me dei conta do que estava acontecendo, pois retornei para o Kobrasol”.

Processo

A Câmara Municipal de São José vai acionar judicialmente o proprietário do imóvel demolido no centro histórico do município. Presidente Amauri Valdemar da Silva anunciou a medida na sexta-feira, ao Jornal Meio-Dia (RIC-Record).

Administradores

O presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação (Angrad), Mauro Kreuz, será um dos palestrantes do encontro que vai debater, em Florianópolis, a qualidade dos cursos de graduação em Administração em todo o país. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) e o Conselho Federal de Administração (CFA), acontece na quarta (dia 1º), no auditório da Udesc.

Espetáculo

O projeto Planeta Música, coordenado por Edina de Marco e João Eduardo Titton, chega neste sábado a Ingleses, a partir das 15 horas, na Escola Gentil Mathias da Silva. Por onde a Orquestra de Cordas Catarinense passa, encanta o público. Caso do concerto que realizou em Antônio Carlos (foto), que teve na plateia 650 estudantes – exatamente o propósito que o Planeta pretende alcançar, em lugares que os circuitos culturais formais em geral ignoram. O projeto tem o patrocínio do Instituto Votorantim. Bravo!

* * *

A primeira peça executada é Primavera de Vivaldi, seguida por peças de Mozart, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Aron Copland. O espetáculo encerra com a participação do público cantando a popular canção de Toquinho, Aquarela.

Borboletas da Luz

Leitor Lúcio Dias da Silva Filho registra: a implantação do Parque da Luz deverá ser feita, segundo fontes da prefeitura, mediante concurso público. Lúcio diz que existem mais de 100 projetos acadêmicos e pelo menos 20 de renomados profissionais, inclusive de outros Estados. Ele destaca o projeto de um super aquário, projetado pela arquiteta Kaliane Wanderlich, e de um borboletário municipal, denominado As Borboletas da Luz.

Olho vivo – Ótima notícia: o Tribunal de Contas do Estado lança nesta segunda-feira o projeto TCE nas Escolas. Objetivo é estimular os jovens a fiscalizar as contas governamentais. Com a internet os maus gestores públicos não mais ter sossego mesmo.

Natal político – Há leitores achando que lançamentos de festas de Natal neste momento, por parte de prefeituras, têm o objetivo de incensar candidaturas locais.

Queimadas – Uma verdadeira tragédia, registrada pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: Brasil tem mais de 22 mil pontos de queimadas em agosto. E ninguém vai fazer nada para acabar com isso?

Anúncios

One response to this post.

  1. […] Ramos 29/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 28 e […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: