Coluna de quinta (26 de agosto)

A natureza ameaçada

Um número cada vez maior de leitores tem encaminhado a esta coluna denúncias sobre favelização em pontos ambientalmente importantes da Ilha de Santa Catarina. Há algumas semanas, publiquei aqui o alerta de um leitor sobre a destruição de um morro em Ingleses, promovida por ocupações humanas. Ontem, mencionei o caso da Lagoa do Peri, onde há construções irregulares em ritmo acelerado, além do caso do Poção, no bairro Córrego Grande.

Hoje, mais dois leitores comparecem com observações importantes sobre a escalada da destruição na Ilha de Santa Catarina. Bernardo Torres aponta problemas graves na região de Naufragados, um paraíso isolado no extremo Sul da ilha. E Fernando Silva também alerta para o caso do Poção: “É exatamente o mesmo processo que deu origem ao Alto do Caieira e à Serrinha, apinhados humanos em áreas de risco, consolidados com o beneplácito das autoridades municipais”.

E faço minhas as palavras finais de Fernando: não resta dúvida que o poder público perdeu o controle sobre qualquer tipo de ocupação irregular na cidade.

Agressão

O que está havendo em Naufragados, segundo o leitor Bernardo Torres, é a presença de posseiros, que montam restaurantes, sem qualquer condição de higiene. Há também casebres plantados no meio daquele espaço, com criação de animais que prejudicam a qualidade da praia. Naufragados sempre foi um dos recantos mais importantes do Sul da Ilha. Nas décadas de 1960 e 1970 era o paraíso dos turistas mochileiros.

Mananciais

Na esteira dessas denúncias sobre ocupações irregulares, o Tribunal de Contas do Estado está notificando a Casan, por conta da falta de ações de proteção dos mananciais de água que abastecem Florianópolis. Governo do Estado, Casan e prefeituras a protegerem os mananciais e também os aquíferos. O problema é que as reservas naturais de água estão sendo ameaçadas justamente pelas invasões humanas, que se multiplicam pela região, sem qualquer controle público.

Olho na água

E a questão da água servida à população da Grande Florianópolis não está restrita a ações do Tribunal de Contas. Ontem, o juiz Hélio do Valle Pereira concedeu liminar a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que determina à Casan a adoção de medidas para corrigir e adequar os serviços de captação, tratamento e distribuição de água potável na região da Capital.

Salvem o Araújo

Ambientalistas de São José estão apelando ao poder público, e à própria população, para que seja realizado um trabalho de prevenção e descontaminação do Rio Araújo, importante manancial do município cuja qualidade está comprometida pelo lançamento de óleos combustíveis e outros elementos poluentes.

Sem assistência

A Fundação Fé e Alegria, ONG ligada à Companhia de Jesus, está desativando suas atividades assistenciais em Florianópolis, por absoluta falta de apoio. Financiada até recentemente pelos jesuítas espanhóis – que optaram por transferir recursos para ações no Haiti – a fundação não tem mais como atender meninos e meninas de rua. As crianças eram abordadas e assistidas pelos jesuítas e voluntários. Sem ter como se manter na Capital, a Fé e Alegria vai concentrar suas atividades no centro social e cultural que administra em Palhoça.

Bom exemplo

Primeira vice-presidente da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Sílvia Hoepcke da Silva vai representar a instituição na entrega do Troféu Onda Verde, do 17º Prêmio Expressão de Ecologia, amanhã, na Fiesc.

* * *

A Acif está recebendo a distinção, na categoria Entidade de Classe, pelo Projeto Reóleo, de coleta e reciclagem do óleo de cozinha, implantado de forma pioneira há quase 12 anos, na Lagoa da Conceição e que hoje se expandiu pela Grande Florianópolis e envolve cerca de 320 estabelecimentos da região.

Eles merecem

Os irmãos e cirurgiões plásticos João Justino e Zulmar Antonio Accioli de Vasconcellos, no palco do Teatro Governador Pedro Ivo, recebendo homenagem da bailarina e professora Sheila Ludwig, diretora do Prêmio Desterro – 1º Festival de Dança de Florianópolis, pelo apoio dedicado ao evento por meio de sua clínica. Os dois entendem que apoiar a cultura é uma maneira de retribuir o que a cidade tem dado a eles desde que começaram as atividades da clínica, há quase sete anos.

Solidariedade – Dois bazares importantes, em benefício de hospitais: de 2 a 4 de setembro, no Centro Sul (Hospital de Caridade) e de 3 a 5 de setembro (Hospital da PM), nas dependências do Centro de Ensino da Polícia Militar.

Outro mundo – Tem candidato que vive em outro mundo, talvez num universo paralelo, quando diz que a segurança pública em Santa Catarina melhorou 100% nos últimos sete anos. Mas se isso é verdade, por que a população de modo geral reclama tanta da falta de polícia nas ruas?

Homenagem – Câmara Municipal de Florianópolis faz homenagem hoje, às 15 horas, à Semana de Segurança Pública.

Sem álcool – Comcap está em campanha contra a doação de bebidas alcoólicas aos trabalhadores da limpeza urbana. A recomendação é que os interessados em agradecer ou reconhecer o trabalho dos garis doem água, refrigerante e outras bebidas sem álcool.

Conforto – Vereador Celso Sandrini esclarece que os amarelinhos já operam no Ribeirão da Ilha, em caráter experimental, desde o dia 2 de agosto. O parlamentar também atuou com firmeza, junto à prefeitura, para garantir o benefício à comunidade.

Não basta – Demolição do casarão histórico em São José repercutiu também na Câmara de Vereadores. Alguns parlamentares estão indignados. Mas não basta. É preciso processar, na forma da lei, os responsáveis por esse ato bárbaro.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] 26/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: