Coluna de sábado/domingo (14 e 15)

Paisagem de pedra

Estão quase no fim os trabalhos de enrocamento na praia da Armação do Pântano do Sul. As imagens acima foram registradas pelo colunista na sexta-feira, e comprovam a eficácia da medida emergencial. A praia nunca mais será a mesma, mas como lembraram moradores, há mais de cinco anos já não tinha faixa de areia. Os operários da empreiteira contratada trabalham em ritmo veloz. A estimativa é que a contenção do mar com pedras fique totalmente pronta em dois meses.

Agora, a impressão de quem conheceu a Armação há 30 ou 40 anos é desalentadora: o que era um charmoso balneário, com características de aldeia luso-açoriana, está se transformando numa paisagem de pedras brutas. Triste.

Praga urbana

Amigo da coluna, motoqueiro folgado, recebeu uma multa, emitida pela Polícia Rodoviária Federal. Infração: “Direção perigosa”. O local: a Via Expressa da BR-282. A PRF está multando os motoqueiros que pilotam suas máquinas naquele “corredor” entre os carros. Já não era sem tempo! Não pode só multar, tem que apreender as motos também.

Reincidência

Por falar em multa, o leitor Roberto Clausen escreve sobre uma nota publicada aqui ontem, a propósito de ações pontuais da PM no ponto de táxi da Praça 15. “Vale lembrar que não adianta somente multar, tem que fazer valer os preceitos da lei em sua íntegra. O Código Brasileiro de Trânsito prevê a remoção dos veículos do local onde estão estacionados irregularmente”. Roberto diz isso porque os motoristas não se importam de ser multados: reincidem.

Solução…

Entre as várias ideias em curso para solucionar a questão da mobilidade urbana em Florianópolis estaria a adoção de um chip, cujo uso seria obrigatório em todos os carros que ingressassem na Ilha de Santa Catarina. O chip conteria informações sobre a existência ou não de garagem ou estacionamento para o veículo. Caso não tivesse local adequado, o motorista disporia de um prazo de duas horas para permanecer na ilha. Não saindo após esse prazo, seria multado.

… para o caos

Mas, como eu disse, é apenas uma ideia. Meio maluca, é verdade, mas já discutida entre secretários do prefeito Dário Berger. Seria uma forma de desestimular o uso do automóvel e a utilização do transporte coletivo.

Às avessas

Sobre a questão de engenharia de tráfego em Florianópolis, Paulo Stodieck lembra uma nota que seu irmão, o inesquecível colunista Beto Stodieck, escreveu em O Estado, edição de 3 de abril de 1988, há mais de 22 anos, sob o título Às avessas: “Há certas coisas em FLN que realmente são casos de polícia – porém o trânsito não, é caso de engenharia…”. A nota está no livro “É Tudo Mentira”, página 98.

Melhor destino

Santa Catarina está defendendo em 2010 o título de Melhor Destino Turístico do País. Caso conquiste a distinção, o Estado será tetracampeão nesse quesito. Para o presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), João Eduardo do Amaral Moritz, “o turismo foi tratado nos últimos anos como atividade econômica e cresceu com planejamento”.

Infração política

Nova contribuição do leitor e amigo Osvaldo Peixoto (Vadeco): “Toda vez que começa uma campanha e vejo os candidatos se amontoarem numa carroceria de caminhão, abanando para o povo, me vem à lembrança que tal atitude é contrária à legislação de trânsito. Pois se é expressamente proibido o transporte de pessoas em carrocerias, como é que os políticos andam como na quinta-feira, todos amontoados no ‘Dilmamóvel’?”.

Trote do bem (1)

Neste sábado, a partir das 9 horas, a Ponta do Papagaio (Palhoça) recebe o Projeto Praia Limpa, que há três anos varre a sujeira das praias da Grande Florianópolis. A empresa que faz coleta e destino final de resíduos em muitos municípios da região inclui projeto de limpeza gratuita nas praias em seu programa de Responsabilidade Sócio-Corporativa.

Trote do bem (2)

Desta vez a Proactiva acompanha a iniciativa do curso de Engenharia Ambiental da Unisul, no evento chamado Trote Solidário. Caminhão compactador, equipe de coleta e todo o material necessário, como luvas e sacos plásticos foram fornecidos para auxiliar os estudantes nessa bela atividade de educação e preservação ambiental. É claro que a população local, além de aplaudir, pode participar desta ação de cidadania.

Perigo – Não se falava em outra coisa na sexta-feira, pelas ruas de Florianópolis: a possibilidade de neve na serra neste sábado. Gente sem qualquer experiência planejava uma viagem amadorística, para lugares com infraestrutura precária. Frio não é brincadeira.

Horário – Na terça-feira começa o horário eleitoral gratuito. Há quem não goste. Mas é importante para a democracia.

Formato – Procura-se, urgentemente, alguém que tenha ideias brilhantes para formatar programas de debates. O que se tem visto por aí é muito cansativo e entediante. Debate é algo que tem que ter dinâmica, diálogo e, por que não, uns bons duelos verbais entre os candidatos.

O culpado – A venda de produtos piratas nas ruas de Florianópolis tem resultados econômicos fantásticos. Simplesmente porque quem enriquece essa indústria criminosa é o consumidor. É mais ou menos como na história das drogas – o tráfico cresce porque o consumo aumenta.

Alto astral – O Avaí, quem diria, tem torcedores no Rio-São Paulo. É o segundo time de muitos moradores do Rio, alcançando 0,5% da preferência popular naquele Estado, segundo pesquisa Lance-Ibope. Bacana, reflete o momento de alto astral da equipe catarinense.

Sensatez – Espera-se que os funcionários municipais da área da saúde cumpram com zelo sua obrigação profissional neste sábado, de participar responsavelmente da campanha de vacinação. A decisão da Justiça não pode ser desrespeitada.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] Ilha 16/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 14 e […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: