Coluna de hoje (11)

Desvios urbanísticos

Recebi de um urbanista, que não pode se identificar, uma série de considerações sobre a organização viária da Capital: “A engenharia que faz falta ao trânsito de Florianópolis, pela falta de interesse da atual administração municipal, é também consequência do desvio na aplicação da receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito, que pelo Código de Trânsito – Art. 320 – deveria ‘ser aplicada exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito’.

Prossegue o leitor: “Entre os desvios com o pagamento de pessoal e contratos que nada têm a ver com o trânsito, há o pagamento do contrato com a empresa Magnatran, que explora o sistema de controle da Zona Azul com palmtops! Cabe ressaltar que fiscalização de estacionamento regulamentado não é fiscalização e educação de trânsito, pois a Zona Azul teria que se manter com a arrecadação própria”.

Tem mais

E finaliza o urbanista: “Aliás, por divergir do presidente e do superintendente adjunto do IPUF, no uso ilegal do recurso de multas, já está de saída o diretor de Operações Ivan da Silva Couto Júnior. Ou seja, o Instituto de Planejamento, que já está sem diretor de Planejamento, agora fica também sem Diretor de Operações!”.

Poeminha

O leitor Thadeu Herzmann escreveu um singelo poeminha, que enviou à coluna para compartilhar com outros leitores. Reza a pequena obra poética: “Florianópolis, terra do já teve. / Já teve: Porto, Miramar, / praia no Centro, balas Rococo, / Academia do Jacaré, / mobilidade urbana, / secretário de Turismo, / primeira-dama / e até já teve prefeito”.

Consciência

Bacana as iniciativas de entidades representativas, sejam profissionais ou empresariais, na busca de ideias e projetos dos candidatos, não só postulantes ao governo ou ao Senado. Na Grande Florianópolis, muitas têm promovido encontros com candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Donos do pedaço

Concluindo a série iniciada ontem, sobre a desordem no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentamos hoje mais uma irregularidade: “estabelecimentos” comerciais montados por flanelinhas, que usam água e energia da UFSC para realizar serviços de lavação de carros. A exploração comercial de espaços públicos exige licitação (Lei 8.666). As autoridades federais que administram o campus não conseguem dar um jeito nessa bagunça?

“Rodovia” que…

A principal via doméstica do Itacorubi continua sendo chamada, ironicamente, de “rodovia”. Essa classificação pertence a um passado remoto, quando o Itacorubi não passava de uma área rural de Florianópolis. O bairro cresceu e é hoje um dos mais populosos de Florianópolis, a tal rodovia Amaro Antônio Vieira passou a ser uma rua estreita, de mão dupla, que não suporta o fluxo diário de ônibus e automóveis.

… ninguém quer

Assim, relata o jornalista Urbano Salles, “a Amaro Antônio Vieira vive hoje uma situação de caos, com carros estacionados perigosamente em cima das pistas de rolamento (foto), o que é uma infração gravíssima segundo o Código de Trânsito. Nem os pontos de ônibus são respeitados. E o pior é que não tem ninguém para fiscalizar. A PM e a Guarda Municipal não atendem as ocorrências porque, sendo uma ‘rodovia’, a responsabilidade é da Polícia Militar Rodoviária Estadual, que jamais foi vista multando alguém no bairro”.

Solidariedade

Do presidente da Associação de Comerciantes do Camelódromo Municipal, José Roberto Leal (Zezinho), recebi longa mensagem, que sintetizo a seguir: “Solidariedade, é uma palavra que incomoda um pouco… Incomoda porque embora seja difícil de pronunciar, o que mais incomoda, é o seu verdadeiro significado que ‘faz mexer’… Fundamenta-se em valores que não conseguimos quantificar”!

Procura-se

Polícia catarinense pediu a prisão temporária do assassino do advogado Paulo Cesar Martins, que está desaparecido desde o dia do crime, 22 de julho. Há indícios de que o suspeito fugiu para o Paraguai no mesmo dia do homicídio. E, como este colunista antecipou, tudo indica que ele seja mesmo um comerciante do Mercado Público, descendente de árabes. Se está no Paraguai é justamente porque lá existe uma grande colônia árabe.

* * *

O surpreendente deste caso é que a polícia sabe quem é o assassino desde o dia do acontecido e só agora, 20 dias depois, é que pede a prisão temporária do homem.

Ela – Depois de José Serra, amanhã e a vez de Dilma Rousseff falar aos industriais catarinenses. Encontro será ao meio-dia, na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Radiodifusão – Abre hoje, com o tema “A convergência está no ar”, o 14º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. A abertura acontece às 20 horas, no Teatro Harmonia Lyra, em Joinville.

Craques do ramo – A promoção é da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão). O evento reunirá radiodifusores, jornalistas, radialistas, publicitários e acadêmicos de jornalismo e propaganda. Termina na sexta-feira.

Audiência – Foi marcada para dia 30 deste mês, às 14h, no fórum de Florianópolis, a audiência pública de instrução e julgamento do acusado pela morte do advogado Rodrigo da Luz Silva, o funcionário público Rogério Postai.

Manifestação – Amigos e parentes de Digão, como era conhecido Rodrigo, farão uma manifestação por justiça, às 13 horas, em frente ao fórum.

Insegurança Audiência pública debateu segurança estadual na Assembleia. Conclusão: temos hoje o menos número de policiais civis de 20 anos atrás (3.500). A PM não divulga seu efetivo, mas admite que será necessário contratar 3 mil novos policiais em 2011!

Anúncios

One response to this post.

  1. […] 11/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: