Coluna de hoje (6)

Comissão avalia mix do Mercado

Enquanto estava no exercício do cargo de prefeito, o vereador Márcio de Souza (PT) assinou o Decreto 8.335, que institui comissão especial para estudar a proposta de “mix-ocupação” do Mercado Público de Florianópolis. A comissão é composta por membros do governo municipal e representantes do Mercado, da CDL, ACIF, Corpo de Bombeiros, FloripAmanhã e Sindicato dos Empregados do Comércio.

O que parece contraditório – a Câmara promulgou lei que estende por mais 15 anos o privilégio de ocupação dos boxes – na verdade, por parte da prefeitura, é um alento: a definição do mix é um caminho importante para a realização de uma bem-vinda, saudável e indispensável licitação. Em outras palavras, a prefeitura vai discutir na Justiça a tal lei imposta pela Câmara, totalmente inconstitucional.

Doadores

Projeto de lei do vereador Aurélio Valente (PP) concede desconto de 50% para os doadores de sangue em eventos culturais, artísticos e esportivos em geral realizados em Florianópolis. O projeto tem como principal objetivo incentivar a doação de sangue no município, através de um instrumento que também promove a cultura e o acesso aos bens culturais.

Cochilo

“Os dados coletados nas ruas serão inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (Sisgau), da secretaria. Até o fim do ano o programa deve atender todas as 31 subprefeituras de São Paulo”. Trecho de uma notícia oficial, no portal da prefeitura de Florianópolis, que causou espanto geral no dia de ontem. À tarde, o “defeito” foi corrigido.

Gagueira

Caro José Carlos Dias: não sou porta-voz de ninguém. Sou porta-voz dos leitores, dos fatos, das informações, das críticas e, por que não, dos elogios. Aqui, os leitores têm voz e vez, sempre, inclusive vossa senhoria. O senhor me desculpe, mas seu questionamento é etéreo, supérfluo, desmedido. Pense bem: a velocidade dos fatos é muito superior à gagueira que assalta certos líderes políticos de Florianópolis.

O piso original de ladrilhos da Academia Jacaré, em registro feito pelo colunista no dia 23 de julho do ano passado. O personagem da foto é o professor Carlos Humberto Pederneiras Corrêa

Burrice eterna

Escritora Maura Soares escreve a propósito dos ladrilhos da antiga Academia de Comércio (Jacaré), que estão para ser trocados por piso de granito. “Só posso utilizar a frase de Nelson Rodrigues, o grande dramaturgo: ‘Invejo a burrice, pois ela é eterna'”. Maura, como a historiadora Sara Regina Poyares dos Reis e outros florianopolitanos, gostaria que os ladrilhos centenários fossem mantidos em seu lugar.

Cinco anos da USJ

A Universidade Municipal de São José, quem diria, está completando cinco anos! Uma solenidade especial marcou o aniversário da instituição. Na foto, professora Solange Sprandel da Silva, reitora da USJ, quando discursava para os presentes à cerimônia.

Gente nossa

O manezinho Jorge Mussi assumiu nesta semana a presidência da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, em substituição ao ministro Napoleão Maia Filho. Mussi ficará no cargo pelo período de dois anos. A Turma é responsável pelo julgamento de questões referentes a Direito Penal, Previdenciário e  processos remanescentes de Direito Administrativo.

Maçã

Não é dica comercial, é mero saudosismo: quem aprendeu informática num Macintosh (ou McIntosh), como este colunista, não consegue esquecer jamais aquela “maçã mordida” que tanto nos atormentava nos primeiros dias de contato com o mundo virtual. Pois os maníacos por Mac e seus derivados modernos já contam com uma loja especializada em Apple na Capital, a iPlace.

Rebeldia

Mesmo tiritando de frio, este colunista deu-se ao trabalho de contar, ontem à tarde, 12 carros notificados pela Zona Azul por falta de cartão (ou cartão vencido). Os motoristas estariam cansados de pagar estacionamento em duplicidade – Zona Azul e flanelinhas? Alô, prefeitura!

Tem mais

Enquanto na Nunes Machado havia 12 veículos notificados com aquele antipático papelote amarelo, na Rua Mário Couto, uma transversal da Avenida Hercílio Luz, havia sete carros sem nenhuma notificação. Sabem por quê? Porque é proibido estacionar na tal via. Assim vamos.

Superstição – Já se deu conta, leitor, de que este agosto tem sexta-feira 13? Falta uma semana.

Mérito – Padre Vilson Groh vai receber a medalha Beata Joana de Gusmão, concedida pela Câmara de Florianópolis, iniciativa do vereador Edinon Manoel da Rosa.

Rescisão – Foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia 4, o “Termo de Rescisão Unilateral do Termo de Parceria 001/2010”. Trata-se daquele convênio com o Instituto Diverscidades.

Temas – Quatro temas que incomodam os candidatos ao governo, de modo geral: aborto, drogas, união civil homossexual e pena de morte. Não há candidato que não trema diante de perguntas sobre esses assuntos.

Estátua – Caminhão da Cidadania de São José, que levava serviços de saúde e de Justiça aos bairros do município, está parado. O ex-deputado José Natal (PSDB) apela à prefeitura para que coloque o veículo em funcionamento. “A cidadania não pode ficar estagnada, o caminhão não é uma estátua”, diz ele.

Câmara – Ao invés de enforcar o trabalho por causa da campanha eleitoral, a Câmara de São José antecipou o horário de suas sessões – os vereadores passam a se reunir às 17 horas –, para que o único parlamentar candidato possa fazer sua campanha à noite.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Osvaldo Peixoto on 06/08/2010 at 8:31

    Na madrugada observei que mais de 90% dos edifícios da Av.Beira Mar Norte não tem instaladas aquelas lâmpandas de alerta para a aviação. Nem vou falar então do quesito alvará do bombeiro. Credo

    Resposta

  2. […] 6/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

  3. Este decreto nº 8.335 assinado pelo vereadorzinho do Pt, e uma grande palhaçada dele, pois só serve para encher linguiça uma vez qua daqui a dois anos ninguem mais vai lembrar que este coitado foi Prefeito sem caneta de Florianópolis, portanto imagine daqui a 15 sobre o que Ele assinou??!!!!!.

    Resposta

  4. Posted by André on 08/08/2010 at 15:21

    Oras, a substituição do piso original de ladrilhos da Academia Jacaré é pra faturar na comissão com a aquisição dos granitos ooooo!!!! Imagina a fortuna que será os granitos! O circulo fecha!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: