Coluna de hoje (5)

E agora, prefeito?

O vereador João Amin (PP) tomou a iniciativa ontem de apresentar requerimento em que pede o impeachment do prefeito Dário Berger, por crime de responsabilidade. O documento foi entregue pelo próprio vereador no Protocolo da Câmara de Vereadores, no início da noite.

Sua tramitação, no entanto, é considerada pouco eficiente, uma vez que o prefeito tem ampla maioria no Legislativo – em tese, dos 16 vereadores, 13 são fechados com Dário.

Mas o gesto do vereador progressista, provocado por uma entrevista da arquiteta Cristina Piazza, divulgada ontem, pode ter forte efeito político na cidade. Representa, de certa maneira, uma tomada de posição, uma atitude de grande impacto, que apenas reforça as providências judiciais já adotadas pelo Ministério Público Estadual.

“Fiz o que minha consciência mandou”, explicou o vereador a este colunista, logo após protocolar o requerimento.

Omissão

O leitor Joaquim, que não registrou o sobrenome, observa: “Essa falta de fiscalização de trânsito no Centro já está ficando cômica. Quem paga Zona Azul é fiscalizado por centenas de profissionais. O mau motorista que estaciona em áreas proibidas, beneficia-se dessa omissão resultante da briga entre PM x Guarda Municipal. O poder público em Florianópolis nunca esteve tão distante do que significa administração. Enquanto isso vamos nos apertando nas vagas, disputadas também pelas motos”.

Interesses

Outro leitor, Fernando Amorim, faz reparos à questão dos terrenos da União no aterro: “Tudo bem que o Camelódromo não diga nada para Florianópolis. Já o Direto do Campo é um serviço de utilidade pública, mas que pode ser facilmente implantado em outra área. Mas será que o prédio do MPF lá vai dizer respeito à cidade? E a Polícia e Justiça federais na Beira-mar? E a Receita na cabeceira da Ponte? Queria ver era esses órgãos disputarem áreas nobres – ao menos com a voracidade atual – se a capital fosse em Lages”.

Cruz e Sousa

Acaba de ser publicado o livro “Cruz e Sousa: Travessias”, organizado pelos escritores catarinenses Celestino Sachet e José Gomes Neto, ambos professores  Universidade Federal de Santa Catarina, onde lecionaram no Curso de Letras. Os organizadores pretendem apresentar Cruz e Sousa àqueles que ainda não tiveram contato com o maior dos poetas catarinenses, ou seja, querem popularizar a leitura do grande simbolista.

Lei já existe

Mais um leitor, Sidnei Niederle, reporta-se a nota publicada aqui: “Com relação à nota que publicastes na edição de hoje (ontem) do ND, referente ao Projeto de Lei que tramita na Câmara com objetivo de ordenar a paisagem urbana, ou a ‘Poluição Visual’ em Florianópolis, gostaria de lembrar que está faltando mesmo é a boa aplicação de uma Lei já existente em nosso Município, a Lei 4.289/1993, e não a criação de uma nova Lei, como a que tramita na Câmara, inspirada no que é aplicado na Cidade de São Paulo.”

Nossa literatura

O Espaço Cultural do BRDE abre suas portas amanhã para outro tipo de arte da cidade: a das letras. A Associação Literária Florianopolitana – Aliflor lança sua primeira coletânea de textos, intitulada Flor de Lis (foto). O lançamento será às 19h, e contará com a presença dos 32 autores da obra.

Eventos

Florianópolis Convention Bureau comemora, porque contribuiu para captar, os 41 eventos que a cidade sedia neste segundo semestre, entre os quais quatro que têm mais de cinco mil inscritos cada um – a 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, o 13º International Moto Road, o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem e a 9ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

Dança

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes foi o primeiro apoiador a firmar parceria com o Prêmio Desterro, o festival de dança que estreia este ano, de 20 a 22 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo. O superintendente Rodolfo Pinto da Luz, a exemplo do sucesso de eventos semelhantes nas áreas do cinema e do teatro, acredita que a cidade “terá no segmento da dança mais uma oportunidade de agregar valor à produção artística local”.

Torcedores

Candidatos ao governo do Estado confessam suas simpatias futebolísticas por times de outros Estados. Um absurdo detectado pelo leitor Neco Pelin: “Não seria conveniente, pelo menos uma mentirinha, dizer que torcem para algum time de nosso Estado? Ofereço o meu Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama para essa enganadinha”. E, Neco, saiba que o governador Leonel Pavan também não é catarinense: tem na mesa de trabalho o escudo de seu time, do Rio Grande do Sul!

Neve – Impressionante a quantidade de informações circulando pelo Twitter, desde terça-feira à noite, sobre a neve em Santa Catarina.

A fera (1) – E, verdade seja dita, o meteorologista Ronaldo Coutinho, com base em São Joaquim, já tuitava anteontem à noite, informando sobre os primeiros flocos. Enquanto isso, alguns portais de notícias on-line descartavam a possibilidade de neve!

A fera (2) – Valdson é o nome de um rapaz de São Joaquim que conseguiu a proeza, simples, é verdade, de colocar a neve em sua cidade, ao vivo, no Twitter. Até o fim da tarde foi seguido por mais de cinco mil tuiteiros.

Ladrilhos – Do leitor Anthony Toiny: “Como podem tirar os ladrilhos da antiga Academia de Comércio? A analogia com o castelo medieval europeu foi ótima! E desse modo, com gente incompetente e vendida, os detalhes da nossa história se perdem. Recuso-me a aceitar que um barriga-verde que vista a camisa e tenha orgulho da sua terra natal aprove isso”.

Adoções – Largo da Alfândega, a exemplo da Praça Celso Ramos, vai ser adotado pela iniciativa privada, com apoio da ONG FloripAmanhã. Ótima notícia, já que o poder público não cumpre com suas obrigações – preservar espaços da cidade é uma das missões da prefeitura.

Aeroporto 2014 – A superintendente do Aeroporto Hercílio Luz, Maria Edwirges Madeira, disse em audiência na Câmara Municipal que o terminal estará pronto – ampliado – em 2014. Acredite, leitor, há testemunhas.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] 5/08/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: