Ponto Final – 31 de julho e 1º de agosto

O mérito da DEIC

Em 30 anos, aconteceram 21 sequestros em Santa Catarina. Cem por cento dos casos foram resolvidos pela Polícia Civil de Santa Catarina, sem que houvesse danos aos sequestrados (apenas um sequestrador morreu). Na sexta-feira, mais uma vez, a Divisão Antisequestro da DEIC, comandada pelo veterano xerife Renato Hendges, foi mais uma vez vitoriosa, na ação desenvolvida contra os sequestradores de um jovem, em Porto União, Norte do Estado. Ficou novamente comprovada a rapidez, eficiência e competência da equipe de Renatão na solução do caso, sem feridos, sem perdas.

E apenas para complementar: o sequestro em Porto União foi praticado por amadores. O problema é que bandidos, amadores ou profissionais, representam um risco constante para a sociedade. E têm que ser presos, processados, condenados.

Solução

Provocação do leitor Maurício Costa: “Estava caminhando da Beira-mar Continental – Estreito e lembrei-me de ter escutado que o projeto do estaleiro prevê a dragagem do canal de passa na Daniela, Beira-mar etc. Dizem que o volume de areia a ser tirado é três vezes maior do que o utilizado na Beira-mar Continental. Daí pensei: será que alguém está pensando em unir o útil ao agradável? Isto é, poderiam pegar toda essa areia e dar continuidade à Beira-mar Continental até Biguaçu. Seria um projeto visando à redução de custo para todos os catarinenses”.

Arte nossa

Idésio Leal é dos melhores artistas da terra e ele vai mostrar o quanto isso é verdade a partir desta segunda-feira, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos (BRDE), onde expõe telas como a reproduzida aqui. O título da exposição explica o vínculo de Idésio com Florianópolis: “Criando na Costa da Lagoa”.

Calma, gente

Três advogados vítimas de violência em Florianópolis em questão de um mês. Mas, vamos com calma: aparentemente, apenas um dos casos teve relação com o exercício profissional, aquele que resultou na morte de Paulo César Martins, que tinha escritório no Edifício Canadá. O outro caso, de Rodrigo da Luz Silva, foi consequência de uma desavença pessoal. E o terceiro, ocorrido na madrugada de sexta-feira, ainda está sendo investigado. Mas não há indícios de que tenha relação com a profissão da vítima.

Medalha

Além de Luiza Gutierrez (Notícias do Dia), recebem a Medalha Dakir Polidoro, da Associação Catarinense de Imprensa, nesta segunda-feira: Fabiano Linhares, Laine Valgas, Hermínio Nunes, Valdir Dias Maurício. Walter Souza, Fenelon Damiani e Osmar Teixeira, três ícones da mídia eletrônica, receberão homenagem especial.

Bandidagem

Mais uma prova de que o poder público perdeu o controle sobre o que acontece nas ruas: vendedores ambulantes de DVDs piratas voltaram a invadir o Centro. Uma verdadeira praga, um comércio criminoso, que não tem justificativa legal, muito menos social. Bandidagem pura.

Faxina

Li na sexta-feira, em algum lugar, que a prefeitura vai começar a revitalização da área do Mercado Público e Alfândega. Uau. Na verdade, a notícia se referia ao que esta coluna já havia publicado na quinta – a limpeza da nojeira naquele espaço público tão depreciado, que será promovida neste fim de semana. Faxina não é revitalização. Faxina é obrigação do poder público.

Aeroporto

Deu no ND de sexta-feira: “Colombo quer um novo aeroporto internacional”. Mas, candidato, se o senhor for eleito, faça um favor: ponha este aeroporto bem longe da Ilha de Santa Catarina. Por que não Tijucas, que tem imensas áreas planas? Ou Governador Celso Ramos? Ou, ainda, Biguaçu, Palhoça? O que não dá é para piorar ainda mais a mobilidade no paraíso perdido.

Gestão zero

Incrível que um aeroporto pretensamente internacional, como o Hercílio Luz, não tenha um esquema de emergência para reativar rapidamente o sistema de iluminação das pistas. Falta de luz na madrugada de sexta-feira, que forçou um avião da Gol a ficar sobrevoando a cidade até o amanhecer, é prova da falta de gestão. Aquele mesmo problema que envolvia o atraso de correspondências dos Correios. No caso dos Correios, a diretoria foi pra rua.

Frutas – No Rio, a Mulher Melão é candidata a deputada estadual. Em São Paulo, a Mulher Pera pretende uma vaga na Câmara Federal. A Mulher Melancia, felizmente, recusou convites para integrar o cardápio de bizarrices da disputa deste ano.

Guerra e paz – Tem mais, conforme registra a mídia nacional: Obama Brasil, Bin Laden e Maradona do Brasil são três outros candidatos exóticos que se inscreveram na Justiça Eleitoral de São Paulo.

Neutralizado – Com a interdição da farmácia do vereador Renato Geske (PR), o prefeito Dário Berger consegue, por vias indiretas, neutralizar um de seus mais poderosos oposicionistas.

Frase – “Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. Alguns atribuem a Nereu Ramos, mas não há autoria confirmada para esse dito de cunho político.

Qualificação – Aconteceu na sexta-feira a aula inaugural da fase 2 do Programa de Qualificação Profissional da OSX, em parceria com o Senai. Os cursos são gratuitos e são oferecidas 90 vagas para técnicos em Eletricista Residencial, Carpintaria Básica e Encanador Hidráulico.

Benefício – Ao todo, são 180 alunos, divididos entre os municípios de Biguaçu e Governador Celso Ramos, diretamente beneficiados pelo estaleiro da OSX. A segunda fase recebeu 327 inscrições e as aulas iniciam neste dia 2 em ambos os municípios.

Preços – Se os postos de combustíveis não podem praticar preços diferenciados para quem paga em cartão ou dinheiro, quem é que vai sair perdendo nessa história?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: