Ponto Final – 27 de julho

A sociedade agradece

A Polícia Civil prestou um grande serviço aos catarinenses com a prisão de uma quadrilha que assaltava residências e arrombava automóveis. Os criminosos agiam na região litorânea. O que a RIC-Record mostrou ontem em seus telejornais foi apenas um exemplo de como o crime organizado arrecada o patrimônio alheio – de brinquedos e cadeirinhas de bebê a TVs LCD de última geração!

É claro que a Polícia Civil sabe que o problema dos roubos não se restringe a quem pratica a ação criminosa. Há uma segunda ação criminosa que é a receptação. Não é difícil perceber como esses equipamentos roubados (e muitas vezes chamados de “usados”) vão parar em certos lugares da Grande Florianópolis. Notebooks quase novos por quase um terço do preço é para desconfiar, não é não?

De qualquer maneira, a prisão desses bandidos – que não são os únicos a agir no Estado – é uma conquista da sociedade, que reconhece o valor desses policiais que atuam duramente contra o crime.

Pardieiro (1)

Recebi o texto a seguir do amigo Walter Filho: “No domingo, estive mais uma vez no Terminal Rita Maria esperando a chegada de um dos meus filhos. Pois bem, fiquei de novo preocupado com o que virou rotina. Nenhum policial na rodoviária. A insegurança é total e absoluta para os que chegam e saem, para os comerciantes e seus empregados. Meu Deus, estão esperando o quê?”.

Pardieiro (2)

Prossegue Walter Filho: “Nos anos 80 tínhamos policiamento 24 horas por dia com 1 sargento, 1 cabo e mais 5 policiais. Dava gosto, hoje dá medo! Mais um absurdo: dos 70 carrinhos para transporte de bagagens restam apenas cinco! Isso mesmo, cinco! Os outros 65 foram roubados pelos abutres de plantão. Às vezes tenho a impressão de que algumas autoridades não amam Florianópolis. É de chorar”.

Banheiros

Todos os banheiros dos 11 andares do prédio da Câmara Municipal de Florianópolis estão sendo reformados. Muita gente não entendeu a razão, já que a maioria funcionava bem. Mas, vá lá, admitamos que a reforma é necessária: por que o material retirado – e atirado dentro de um papa-entulho (foto) – não foi doado a comunidades carentes ou entidades filantrópicas?

Lei e exemplo

A viatura retratada acima, sem giroflex, sem atender a qualquer chamado de emergência, passou a tarde de ontem estacionada na Rua Padre Miguelinho, um calçadão. Leitor indignado registrou a imagem e enviou o questionamento: “Se a PM não dá o exemplo, por que o cidadão comum vai respeitar as leis?”.

Direito…

O Ecad cobra direitos autorais das emissoras de rádio e televisão. E, agora, também estende a sua ação arrecadadora às lojas que expõem aparelhos de som e de televisão. Em qualquer país sério o nome disso é bitributação. Mas no Brasil tal cobrança é aceita até judicialmente – tanto que o Superior Tribunal de Justiça firmou jurisprudência sobre o caso.

…e avesso

Ontem, o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) se dispôs a receber a representante do Ecad em Florianópolis para discutir o assunto. Mas o interessante é que o Ecad tem um comportamento igual ao da Receita Federal: o contribuinte é sempre culpado. E assim vamos: quem se preocupa com a cidadania?

Recorde

Além do recorde de participação de público já registrado pela Fatma em audiências públicas – 2,2 mil pessoas – a OSX também possui expressivo número nas reuniões realizadas com a comunidade para apresentar e debater o projeto do estaleiro da empresa. Foram cerca de 65 encontros, envolvendo mais de mil moradores das regiões de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Norte da Ilha de Florianópolis. Dessas reuniões, 45 foram realizadas anteriormente à entrega do complemento do EIA-RIMA.

Prêmio ambiental

Acontece hoje a entrega do 3° Prêmio de Jornalismo Ambiental. A premiação, idealizada pela Fundação do Meio Ambiente e patrocinada pela Tractebel Energia, que reconhece a contribuição dos jornalistas e de veículos de comunicação na divulgação de assuntos ligados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A solenidade é parte da Semana da Imprensa Catarinense, e será na Associação Catarinense de Imprensa (ACI), às 19h.

Talento – Santa Catarina se enche de orgulho com o avaiano Renan na Seleção Brasileira. Só 19 aninhos e uma longa carreira pela frente!

Táxis – Houve mudança de última hora e este colunista não recebeu a nova mensagem que corrigia a anterior, procedente da prefeitura: a abertura dos envelopes da licitação para novos táxis na Capital será hoje, às 14 horas, no Sest-Senat, Jardim Atlântico.

Imprensa – Fiesc lança nesta quinta-feira, às 11h30, a edição 2010 de seu Prêmio de Jornalismo. É realizado pelo 25º ano.

Aquecimento – Dias de muita chuva e frio têm empurrado os políticos para os shopping centers das maiores cidades. São os locais mais disputados, por conta da climatização e da própria segurança.

Consciência – Não deixa de ser engraçado a Assembleia Legislativa registrar em sua agenda (de ontem): 9h – Reunião do Comitê Consciência Limpa. Algo a ver com a(s) ficha(s)?

Aeroporto – Se o leitor acha que o aeroporto de Florianópolis é acanhado é porque não conhece o de Navegantes. Rodoviária dos anos 1970 é pouco para definir aquilo.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] Maria 27/07/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

  2. […] 27 julho 2010 E o exemplo? Posted by bicicletanarua under Calçada / Passeio | Etiquetas: Automóvel, Calçada, Florianópolis, Passeio, Pedestre, Polícia Militar, Viatura | Leave a Comment  Notícia veiculada no Jornal Notícias do Dia, na coluna Ponto Final, de Carlos Damião, em 27 de julho de 2010. Você pode lê-la também aqui. […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: