Ponto Final – 23 de julho

Para não deixar a peteca cair

O presidente em exercício da Câmara da Capital, vereador César Faria (DEM), recebeu o colega João Amin (PP), ontem, que foi lhe apresentar um relato das providências relacionadas ao caso do Palácio Dias Velho, a antiga sede do Legislativo municipal.

Na reunião, que teve também a participação do vereador Marcos Aurélio Espíndola (Badeko), do PPS, Amin defendeu a criação de uma comissão suprapartidária, para tirar definitivamente do papel o projeto de restauração do palácio e instalar no prédio histórico o Museu da Cidade, ideia que o progressista defende desde o início do seu mandato.

E, vamos combinar, que tudo seja feito dentro da maior transparência, sem privilégios e, evidentemente, com a realização de concorrência pública. Se a Câmara for parceira da prefeitura nesse projeto é possível que logo tenhamos de volta o palácio que marcou a história de Desterro.

Amplificação

O escândalo do convênio entre o Instituto Diverscidades e a prefeitura de Florianópolis repercutiu na Assembleia Legislativa. Deputados Edison Andrino (PMDB) e Ângela Albino (PCdoB) cobraram explicações e providências do prefeito Dário Berger. Andrino é do mesmo partido do prefeito. Só Elizeu Mattos, também peemedebista, defendeu Dário Berger.

La Raia

Cláudia Raia, vocês sabem, dispensa adjetivos e é um colírio para os leitores da coluna nesta sexta-feira de inverno. O clique foi feito pelo veterano repórter fotográfico James Tavares, que também não precisa de elogios. La Raia esteve na abertura do Festival de Dança de Joinville, um dos grandes eventos mundiais desse gênero artístico.

Reality show

Na quarta-feira, aquele crime chocante em Correia Pinto, onde um aposentado delirante matou a tiros uma atendente do posto de saúde. No mesmo dia, em Criciúma, a prisão e confissão do monstro que violentou e matou a criança Kenefer. Ontem, um advogado assassinado na porta de seu escritório. Esse nosso reality show de todos os dias está ficando perigoso demais.

Imprensa

Chapecó abre hoje a Semana da Imprensa Catarinense. O primeiro evento acontece às 19h, na Unoesc, com o lançamento do livro “De Olho na Capital”, do jornalista César Valente. A programação inclui atividades em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Laguna. A promoção termina no dia 11 de agosto com o lançamento do livro “Altino Flores, o Mestre da Polêmica”, do jornalista Moacir Pereira. A Semana comemora os 179 anos de fundação da imprensa catarinense.

Revitalização (1)

A reunião do Fórum de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis, realizada na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), designou duas comissões para conduzir as obras de revitalização no Centro de Florianópolis. As obras serão financiadas com recursos do PAC-H (Plano de Aceleração do Crescimento-Cidades Hstóricas). O Fórum conseguiu incluir a Capital no programa.

Revitalização (2)

A primeira comissão trabalhará junto à iniciativa pública, cujo foco é fiscalizar e pressionar o poder público municipal nas obras de revitalização no Centro de Florianópolis, principalmente no Largo da Alfândega, onde a situação é mais crítica. A segunda comissão trabalha junto às entidades privadas que participam do fórum.

Bom cinema

Estreia hoje no Paradigma, às 19h e 21h30, o filme “Hanami, Cerejeiras em Flor”, obra de arte produzida na Alemanha e Japão. Para quem já viu a beleza das cerejeiras em flor, o título já diz muito. E o Paradigma faz a diferença como cinema, da mesma forma que os espaços culturais do BRDE e Badesc. A turma da pipoca e do refrigerante não é bem recebida nesses lugares. Como, aliás, em qualquer cinema decente.

Voto

Ganha corpo a ótima campanha, desenvolvida pela ACIF e Florianópolis Convention Bureau, que tem o objetivo de valorizar o voto regional. Ou seja, quem é da Grande Florianópolis é estimulado a votar nos candidatos que têm compromisso com a região – que, no mínimo, morem aqui há algum tempo. Quem mantém apenas residência de veraneio não vale, porque esta aqui não é a casa da mãe joana. Tem que participar do dia-a-dia.

Nem na serra

Comendador Roberto Laus, um querido da cidade, caminhava pela Rua Bocaiúva ontem pela manhã, quando olhou para aqueles totens (relógio e termômetro) digitais que enfeitam nossas vias públicas. O equipamento, abandonado pela empresa que fazia a manutenção, registrava -9º C. É mole? Nem em São Joaquim! Laus lembra que as informações erradas desses totens estão espalhadas pela cidade há muito tempo. 

Gaudérios – Projeto do deputado Reno Caramori (PP) declara a cultura gaúcha como patrimônio imaterial de… Santa Catarina. Mas bá, tchê!?!

Disney – Além de Dário Berger, quem está na Disney são os jogadores Kaká e Elano, da fiasquenta Seleção Brasileira 2010. Registro do colunista Ancelmo Góis (O Globo).

Campanha – E hoje tem José Serra aqui, 11 horas, na Fiesc. Candidato vem buscar apoio para a campanha, que anda pra lá de radical. Ontem, o candidato a vice Índio da Costa (quem?) tentou vincular o PT ao Comando Vermelho. Estão querendo sangue.

Hino – O deputado Gilmar Knaesel (PSDB) encampou a ideia de mudança do Hino de Santa Catarina, porque a letra não teria relação com a atualidade do Estado. É falta de coisa melhor para fazer. Marselhesa – Imaginem os franceses querendo trocar a letra da belíssima Marselhesa, porque fala de fatos desatualizados, como a Revolução de 1789, fato histórico que transformou o mundo.

Régua – Há quem diga na cidade que Dário Berger, ao voltar da Disney, deveria passar a régua no seu governo. Em outras palavras, começar tudo de novo. Se der tempo.

Anúncios

One response to this post.

  1. […] 23/07/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: