Ponto Final – 22 de julho

Explicações…

A arquiteta Cristina Maria da Silveira Piazza, enfim, falou. Emocionada, disse que todos sabiam de tudo. O que, de fato, parece verdadeiro. Porque não há como um convênio de valor tão elevado – R$ 25 milhões – passar despercebido. Ainda que nada tenha sido pago ao Instituto Diverscidades, o erro, ao fim e ao cabo, está na forma, no valor e na falta de transparência. Uma reforma tão importante para a cidade tinha que ser explicada publicamente, de forma ampla e irrestrita, inclusive na internet. É o que recomenda o bom senso, a lei e a ética.

… e mais explicações

De qualquer maneira, as explicações da arquiteta, que é uma profissional de renome, devem ser anotadas, consideradas e expostas ao prefeito Dário Berger, quando este voltar de suas férias na Disney. Ele, que alegou não ter lido o que assinou, precisa explicar melhor essa história e, sobretudo, manter a reforma do Palácio Dias Velho em pauta. Com valores mais razoáveis, evidentemente.

Desalento (1)

A história envolvendo o goleiro Bruno, suposto mandante do assassinato de sua amante, é apenas um capítulo das tragédias expostas todos os dias nos meios de comunicação de massa. É tudo muito sórdido – e não vou prolongar aqui a discussão sobre os exageros da mídia quanto à exploração desses escândalos. Corações e mentes cansados dessa banalização usam o controle remoto para ignorar a miséria humana apresentada tão cruamente.

Desalento (2)

É um leitor que observa: “As noites dos domingos tornaram-se tristes, marcando o compasso da nossa desesperança, do nosso desalento. Melhor desligar a TV e ouvir música. Ou assistir a um bom filme, no DVD, porque o que a TV exibe é a continuação do noticiário – aliás, o que é notícia e o que é ficção na guerra pela audiência?”.

Repulsa

O caso da menina Kenefer Maria Jesus Guimarães, barbaramente violentada e assassinada em Criciúma, há quase três meses, é algo que também maltrata nossos corações. Há relatos de que a garota era vítima de violência da própria família. Sua infelicidade familiar completou-se com a tragédia desumana de um ato de violência inexplicável, repugnante e fatal.

* * *

A polícia prendeu ontem o frio assassino. E as autoridades não nos pouparam dos detalhes sórdidos. Para quê? Só para maltratar ainda mais a nossa sensibilidade.

Sem privatizações

O vereador da Capital Ricardo Vieira (Doutor Ricardo), do PCdoB, protocolou na Câmara um projeto de emenda à Lei Orgânica que garante ao povo o direito de dizer não a qualquer “transformação, fusão, cisão, extinção, dissolução, transferência do controle ou privatização” de entidade como autarquia, empresa pública, de sociedade de economia mista e suas subsidiárias ou a instituição de fundações públicas.

* * *

O projeto é preventivo: funcionários da Comcap estão apreensivos com as notícias de que a companhia poderá ser privatizada.

Efeito Amato

Que jogo pesado o da campanha presidencial, hem? Criar clima de terrorismo em torno de uma candidatura lembra muito a declaração maluca do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Mário Amato, em 1989, de que se Lula fosse eleito “800 mil empresários sairiam do Brasil”. Lula foi eleito em 2002… e ninguém fugiu do país por causa disso.

O samba

O prefeito em exercício da Capital, Márcio de Souza (PT), esclarece ao colunista a respeito da escolha do samba-enredo para a escola Grande Rio: o prêmio de R$ 300 mil não tem nada a ver com a prefeitura de Florianópolis. O valor foi estipulado pela escola e é a escola quem pagará esse montante pela composição escolhida. No prêmio estão embutidos os direitos autorais relativos à divulgação do samba em CD.

Lá, como cá

A imagem acima é uma reprodução da edição eletrônica do principal jornal da Itália, o Corriere Della Sera. Trata da “costa perdida”, ou seja, de alterações na geografia litorânea, promovidas por “incúria, abuso e especulação”. O que a retroescavadeira está fazendo é exatamente a providência que a prefeitura de Florianópolis adotou em relação à praia da Armação do Pântano do Sul: enrocamento, para evitar a invasão do mar. [Quer ler a matéria completa? Clique AQUI. Indicação do leitor e amigo Norberto Depizolatti. Grato].

Fundador

O Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) promoveu ontem um almoço de confraternização, pelos 39 anos de fundação. O presidente da entidade, engenheiro civil José Carlos Rauen, fez questão de homenagear o engenheiro Afonso Veiga Filho (foto), único dos fundadores presente à comemoração.

* * *

Professor Afonso, como é chamado pelos colegas de profissão, foi mestre de duas gerações de estudantes de engenharia na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi também vereador em Florianópolis, “nos bons tempos do MDB”, como gosta de dizer.

Varredura – Muitas lojas chiques dos nossos shoppings estão sofrendo nas mãos do Procon municipal. Conforme divulgou o Notícias do Dia de ontem, dez estabelecimentos já foram autuados por não exibirem de forma correta em suas vitrines os preços dos produtos à venda.

Comércio jeca – E a coluna aproveita para deixar uma questão no ar: as lojas que usam expressões boçais como “sale” ou “of” para definir liquidações não confundem o consumidor?

De molho – É claro que o caso do convênio entre a prefeitura de Florianópolis e o Instituto Diverscidades ainda vai render. E é exatamente por isso que muita gente boa está colocando as barbas de molho.

De olho – Embora o instituto não tenha recebido nada do poder público para supervisionar a reforma do Palácio Dias Velho, o Ministério Público não vai deixar o caso por isso mesmo. São dois problemas: a falta de licitação e o valor.

Audiência – Cerca de 600 pessoas participaram da audiência pública sobre o estaleiro da OSX, anteontem, em Governador Celso Ramos. A empresa considerou o resultado do debate muito positivo.

Paladino – O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, gostou da experiência de mobilização para garantir o estaleiro da OSX no município. Já definiu sua próxima ação: vai liderar o movimento pelo anel viário da BR-101, lengalenga da concessionária OHL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: