Ponto Final – 20 de julho

Convênio não tinha sido publicado

O polêmico convênio assinado entre a prefeitura da Capital e o instituto Diverscidades contém, pelo menos, um ingrediente que atenua seus efeitos: como não foi publicado no Diário Oficial, não tinha validade. A anulação do documento, anunciada ontem, na prática tem um efeito mais moralizante do que legalizante, uma vez que o instituto não recebera oficialmente qualquer recurso público para supervisionar a reforma – as obras existentes, segundo o secretário José Carlos Rauen, são realizadas pela própria prefeitura, mediante um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Estadual.

A prefeitura deve retomar as discussões sobre a restauração do Palácio Dias Velho apenas no retorno do prefeito Dário Berger de suas férias, daqui a dez dias. “A revitalização do imóvel será realizada; a única questão é a forma como será conduzida”, garantiu a esta coluna, ontem à noite, o secretário Rauen.

O vereador João Amin (PP) encaminhou o caso para o MPE, solicitando a instauração de um processo investigatório.

O outro lado

É muito aguardado o pronunciamento da arquiteta Cristina Piazza, nesta terça-feira. Em viagem desde a semana passada, a ex-diretora do Ipuf retorna hoje a Florianópolis, devendo explicar o caso da reforma da Câmara através de entrevista coletiva – ou em entrevistas isoladas aos principais veículos de comunicação.

Questionamento

Petistas furiosos enviaram mensagens impublicáveis para esta coluna, por conta da posse do vereador Márcio de Souza no cargo de prefeito. Eles entendem que Márcio não tem comportamento de petista e, portanto, não pode se apresentar na condição de “segundo petista” a assumir a prefeitura interinamente. De fato, e há muito tempo, o prefeito em exercício vem tendo uma convivência muito difícil com seu partido.

Cadeira

Quem está na presidência da Câmara Municipal de Florianópolis, pelos próximos dez dias, é o segundo vice-presidente, César Faria, do Democratas. É a primeira vez que o parlamentar assume o cargo, por conta do impedimento do presidente Gean Loureiro (candidato a deputado federal) e da posse do primeiro vice, Márcio de Souza, como prefeito da Capital.

Lestada

Ao entrar num táxi, comentei com o motorista: “Que tempinho chato, hem?”. E ele: “O senhor não é daqui? Essa é a nossa velha lestada. Não há nada de estranho. Lestada é tempo típico do inverno”. Pois é, eu, que sou daqui, me senti com cara de tanso. Tudo porque certos meteorologistas e apresentadores de telejornais fazem uma confusão danada só para explicar uma coisa tão simples – a lestada.

Insegurança

Policial militar que não pode se identificar aponta para a coluna qual a razão de não vermos mais viaturas circulando pela cidade, em especial no período noturno: a PM não paga horas extras. Não que não queira. É que não pode, porque não tem recursos para tanto. Mas nós pagamos nossos impostos, sim senhor, para termos segurança, saúde, educação, infraestrutura etc. e tal.

Perda

A literatura catarinense perdeu ontem uma de suas importantes personalidades. Advogado, Hoyêdo de Gouvêa Lins foi um dos mais destacados contistas e cronistas de Santa Catarina nas últimas décadas, membro da Academia Catarinense de Letras desde 1994. Tinha 80 anos.

Estaleiro

Os próximos dias são fundamentais para as discussões sobre o estaleiro da OSX, com a realização de audiências públicas em Governador Celso Ramos (hoje), Biguaçu (amanhã) e Florianópolis (quinta-feira). Os encontros, que devem contar com apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental, serão conduzidos pela Fatma e por representantes da OSX. Sendo contra, ou a favor, é importante participar das audiências.

Carnaval

Da leitora Andréa Schlösser: “Realmente é impressionante a quantia de R$ 300 mil para o vencedor do concurso para o samba enredo. Todo o apoio à cultura merece nosso apoio, claro. Mas é tudo muito curioso quanto a esse tema. Ainda mais na nossa cidade tão abandonada. Gostaria de ver uma cobertura bem completa sobre o assunto que traz desde já lembranças natalinas. E quanto ao nosso Carnaval, que em 2010 foi fraquíssimo, nossa prefeitura está assim engajada, está?”.

Corretores – Será lançado hoje, com café da manhã no Centrosul, o 23º Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, que acontecerá em Florianópolis, no mês de setembro deste ano.

Engenheiros – E por falar em festa, amanhã acontecerá o almoço comemorativo dos 39 anos de fundação do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Santa Catarina (Senge-SC). No Corporate Park, bairro Saco Grande.

Justiça – Amigos do advogado Rodrigo da Luz Silva, covardemente assassinado na frente de sua casa, no Campeche, estão satisfeitos com a decisão do juiz Luiz Cesar Schweitzer, que não concedeu liberdade provisória para o acusado pelo crime, o funcionário público federal Rogério Postai.

Título – Diretor presidente do Grupo RIC-Record, Mário José Gonzaga Petrelli, receberá no dia 30 deste mês, às 19h30, o título de Cidadão Honorário de Joinville.

Natal – Palhoça já definiu como será sua festa de fim de ano: “Natal Reluz no Circo do Papai Noel” é o tema que este ano ocupará a Praça 7 de Setembro. Interessante: todo o material utilizado é reciclado e reciclável. Significa dizer que a decoração utilizada no ano passado será reprocessada em 2010.

Aleluia – É estranho falar de Natal em julho. Mas daqui a menos de dois meses as lojas já começam a lançar suas promoções natalinas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: