Ponto Final – 16 de julho

O mercado e os interesses

A verdade sobre o Mercado Público é uma só, segundo confidenciou à coluna uma autoridade municipal: “Tudo na cidade obedece a jogos de interesses, a corporativismo escancarado”. No caso do mercado, a autoridade identifica pressões dos comerciantes, acostumados à forma mais tradicional do fazer político em Florianópolis. “Mas há outras questões recorrentes”, reforça. “A Câmara de Vereadores é assediada e até ameaçada, por conta de votações polêmicas envolvendo plano diretor e outras demandas urbanísticas. E o problema não é pontual, é histórico”.

Tem mais: o conflito entre o prefeito Dário Berger e sua ampla base de apoio na Câmara não é combinado, é um conflito mesmo, que vem se repetindo em inúmeras demandas, inclusive

naquele projeto do defeso do Itacorubi, que até hoje não foi convenientemente explicada. “São faces de velhas práticas políticas que se manifestam sempre que há um tema polêmico em debate”, observou a fonte.

Parâmetros (1)

Cidadão que teve a casa invadida por um assaltante, mas foi salvo pela ação defensiva de seu cachorro, passou mais tempo na delegacia prestando esclarecimentos do que o criminoso – este ganhou a rua logo em seguida ao registro da queixa. E quem admite o equívoco é a própria polícia: a lei é assim, diz o delegado Renato Hendges, que não esconde sua indignação.

Parâmetros (2)

No Brasil, o acusado por um crime é preso, levado à presença do delegado e, muitas vezes, dispensado para responder ao processo em liberdade. A delegacia faz sua parte. Muito tempo depois, o juiz chama o acusado, condena-o e manda-o para a cadeia. Quem assiste a filmes norte-americanos já deve ter percebido: nos Estados Unidos, é vapt-vupt. Cometeu o crime, vai para o cárcere na hora. Condenado pela Justiça.

Realidade

Se falta segurança nos bairros mais populosos das maiores cidades da região metropolitana, imagine-se na periferia, para onde correm assaltantes, sequestradores e traficantes na hora do apuro. Foi o caso do engenheiro sequestrado na Trindade: o cativeiro ficava num bairro afastado de São José e ele foi liberado na região rural de Biguaçu, próximo a Antônio Carlos.

Câmeras

Está provado que monitoramento eletrônico reduz a violência e contribui para as investigações policiais quando há ocorrência de crimes. E é por isso mesmo que a prefeitura de São José assina contrato hoje, com a Coringa, para instalação de 30 câmeras nos locais mais críticos da cidade. A população de São José merece proteção contra a vagabundagem que se espalha pela cidade.

Na frente

O Brasil, que é um país teoricamente menos conservador, ficou para trás e perdeu para a Argentina no quesito comportamento. Sim, porque lá o casamento entre iguais (gays) já está aprovado. O mais impressionante é que os argentinos têm fama de machões incorrigíveis, enquanto entre nós, brasileiros, a coisa é, digamos, mais liberada.

Teatro

A coluna recomenda o Vértice Brasil 2010, festival de teatro, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, que acontece de hoje até o dia 24 deste mês, em Florianópolis, em diversos espaços culturais. O evento é realizado pela Áprika Cooperativa de Arte, com a coordenação geral de Marisa Naspolini, compreendendo a realização de oficinas teatrais, palestras, debates e a apresentação de espetáculos nacionais e internacionais, além de grupos regionais.

Bom cinema

Para quem é fã de cinema de qualidade, uma boa opção nesta sexta-feira é assistir a produção brasileira “Viajo porque preciso, volto porque te amo”. A mistura equilibrada de documentário e ficção, drama e romance, técnicas modernas e antigas, concedeu aos diretores Marcelo Gomes e Karim Aïnouz prêmios nacionais e internacionais. As sessões são às 19h e às 21h30 no Paradigma Cine Arte.

Terminal – Leitor Carlos Nunes escreveu mensagem: “Como andam as obras do Terminal Cidade de Florianópolis? Estamos esperando; fale algo, Damião, temos que bater em cima”. É isso mesmo, Carlos. O Notícias do Dia publica matéria sobre o caso na edição de hoje. Confira.

De olho – E não se iluda, Carlos Nunes: o pessoal de São José continua de olho na questão do terminal. As lideranças políticas e comunitárias de lá tudo farão para que as linhas que serão transferidas continuem no Ticen.

Cultura mané – A banda florianopolitana Aerocirco está desde março em São Paulo tentando alçar voo mais alto no rock brasileiro. Rapaziada lança seu novo CD “Invisivelmente” na Célula Cultural, nesta sexta feira, a partir das 23 horas. Ingressos para o show nas lojas Uati? dos shoppings Beiramar e Iguatemi.

Justiça – A Associação dos Magistrados Catarinenses está denunciando manobra política, através de um projeto de emenda constitucional (número 89), que ameaça a independência da magistratura.

Campanha – Mais de 16 mil peças de roupas foram arrecadadas pela equipe da CDL Jovem de Florianópolis, parceira da RIC Record na Campanha do Agasalho. Ao todo, foram beneficiadas seis entidades da Capital, num esforço dos jovens lojistas que rendeu quase o dobro de donativos na comparação com a ação promovida no ano passado.

Cuidado – Há indicativos de que os “estudos” sobre a reabertura da Paulo Fontes já estão prontos há muito tempo, desde que Dário Berger voltou de uma viagem ao exterior e encontrou a via fechada. Ele só precisava encontrar um jeito de não magoar o vice-prefeito.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Catarina on 16/07/2010 at 9:10

    Anúncio do Diário Catarinense, pela RBS TV, a noite, para a edição desta sexta-feira, mencionava o auxílio moradia para os Conselheiros do Tribunal de Contas, no entanto nenhuma linha foi publicada. Alguém censurou??

    Responder

  2. […] Estaleiro OSX O mercado e os interesses 16/07/10 » Compartilhe este link no Twitter Do blog de Carlos Damião […]

    Responder

  3. Posted by Helena on 16/07/2010 at 19:29

    Damião cantou a pedra e hoje o Prefeito, finalmente, exonerou a Diretora do IPUF que designava 2,5 milhões para sua ONG. Dá um tempo né!!!

    Responder

  4. Fala Damião! Sou um leitor do teu bolg e fiquei muito feliz com a nota que tu deste sobre o show do Aerocirco na sexta!

    Muito obrigado pela divulgação e continue nessa luta que tu travas pela cidade através dos teus textos!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: