Ponto Final – 14 de julho

Reforma polêmica

Dados contraditórios sobre a reforma da antiga Casa de Câmara e Cadeia (foto) estão motivando um questionamento do vereador João Amin à prefeitura. Circulam pela cidade, abertamente, informações de que o projeto de restauração vai custar R$ 18 milhões. Mas o convênio assinado em janeiro, pela prefeitura e o Instituto Diverscidades, previu um valor bem maior – R$ 25 milhões, sendo 10% desse montante destinados à entidade. As dúvidas que o parlamentar levanta são relativas ao valor que será efetivamente pago para a reforma e, principalmente, por que a prefeitura precisa contratar uma organização não-governamental para intermediar a restauração do prédio histórico. Se estiver tudo certo, as autoridades municipais devem, pelo menos, vir a público esclarecer os fatos.

Gororoba

Todos os candidatos a governador já acionaram suas assessorias para participar de uma das festas mais disputadas de Santa Catarina, que costuma reunir milhares de pessoas, todos os meses de julho, em Itajaí. É a 4ª Gororoba do JC, promovida pelo colunista JC em conjunto com seu jornal, o Diarinho. Este ano será no dia 24, na Sociedade Tiradentes. Ah, sim, gororoba vem a ser exatamente o que o nome diz. E a comida, no encontro, é o que menos importa.

Mais leite

Produtores rurais vão ser treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), para melhorar a qualidade do leite catarinense. O programa Mais Leite é coordenado pelo vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza. Quem vai ganhar com isso são os consumidores e os próprios produtores: leite bom é garantia certa para exportação.

Fácil demais

Amigo da coluna lembrava ontem, a propósito do acontecido com a revendedora de veículos Destak, de um caso semelhante que envolveu servidores públicos, há alguns anos, numa espécie de “ciranda de financiamentos”. É, pelo menos, o único paralelo possível em Florianópolis. O coordenador do esquema, que operava na Assembleia Legislativa, quando percebeu o tamanho do rombo deu um tiro no peito dentro do gabinete do deputado para quem trabalhava.

Voz de trovão

Fenelon Damiani, uma lenda viva do jornalismo catarinense, vai ser homenageado no próximo dia 28, às 19 horas, no Teatro Pedro Ivo, pelo cinquentenário de suas atividades profissionais. Talvez seja desnecessário dizer, mas Fenelon merece qualquer homenagem, pelo bom caráter, pelo companheirismo, amizade e profissionalismo. E digo mais, repetindo Miltinho Cunha: “Voz de trovão”, dás um banho!

Cavalos de pau

Leitora amiga, que não pode se identificar, critica as autoridades de Florianópolis por terem permitido uma demonstração de esporte automobilístico na Avenida Paulo Fontes, na segunda-feira à noite. O pior de tudo, segundo ela – que testemunhou o evento – é que não havia a mínima segurança para os pedestres no momento de realização dos cavalos de pau e outras exibições artísticas sobre quatro rodas. “Por que não foi usada a Passarela do Samba, onde são feitos os arrancadões?”, indaga a leitora.

Ressaca

Hoje às 15 horas será realizada a reunião ampliada das Comissões de Meio Ambiente, Turismo, Assuntos Internacionais e de Viação, Obras Públicas e Urbanismo para discussão e esclarecimentos sobre as obras na praia da Armação do Pântano do Sul. A comunidade denuncia a precariedade do enrocamento (muro de contenção) realizado na praia.

Atraso

Moradores da Trindade estão exigindo medidas urgentes, por parte das autoridades, para reduzir os altos índices de violência registrados no bairro e região. Além disso, denunciam a precariedade da infraestrutura urbana. O fato é que a Trindade cresceu demais nos últimos anos e o poder público não acompanhou a velocidade do crescimento populacional.

Caldeirão

Para o presidente da Associação dos Moradores, José Diogo Marques, “a sensação é de que os criminosos têm o controle da região. Estamos deixando o caldeirão ferver demais!”, disse, na audiência pública promovida na Assembleia Legislativa, segunda-feira à noite, para debater o caso. 

Budismo – Santa Catarina recebe entre 12 e 15 de agosto o mestre budista Lama Padma Samten, que particiaprá do seminário Budismo, Família e Amores. O mestre falará em Garopaba e Florianópolis.

Creche – Este colunista nem sabia que Florianópolis tem uma creche chamada Celso Pamplona! Vai ser reinaugurada hoje, pelo prefeito Dário Berger e pelo secretário da Educação Rodolfo Pinto da Luz, com capacidade mais que dobrada – de 105, passa a atender 220 crianças.

Contraponto – Celso Pamplona foi uma das personalidades mais controvertidas, divertidas e descoladas de Florianópolis. Atravessou décadas publicando uma coluna social n’A Gazeta, sendo o contraponto mais – digamos assim – mundano, ao modelo clássico representado por Zury Machado.

Música – Uma lágrima por Paulo Moura, maior clarinetista brasileiro, talento que engrandeceu nossa melhor música, aquela que não frequenta as sofríveis paradas de sucesso.

Mau exemplo – O presidente Lula ignorou a lei eleitoral e pediu voto para a candidata Dilma Roussef durante um evento oficial, ontem.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Vadeco on 14/07/2010 at 11:01

    Meu sonho, um dia era instalar e administratar uma champanharia no castelinho da Ilha do Carvão. Ia se chamar “Ostrarium” – isso mesmo ostras e champanhe. Derrubaram. Mais tarde então virei as baterias para o Palácio Cruz e Sousa. Me passaram prá traz e hoje tem uma modesta(para não dizer tímida) cafeteria. Daí imaginei no outro lado da praça na Casa da Câmara e Cadeia. Nada feito…isso não é para qualquer vira-latas. Tem que ter pedigree.

    Responder

  2. Posted by JC on 14/07/2010 at 11:41

    Amigo Damião, obrigado pelo apoio e conto com sua presença na Gororoba.
    Abraços
    JC

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: