Ponto Final – 13 de julho

A campanha e a Copa 2014

Os candidatos ao governo devem incluir em suas agendas um item imprescindível: Santa Catarina e a Copa de 2014. Embora não tenha sido escolhido para sediar jogos oficiais, o Estado pode integrar o roteiro preparatório de seleções, por conta de suas belezas naturais e da própria qualidade de vida. Falta infraestrutura (aeroportos decentes, estradas impecáveis, transporte coletivo etc), mas é possível, em quatro anos, preparar adequadamente as maiores cidades para receber os milhares de visitantes que podem vir a Santa Catarina.

E é necessário destacar que o governante que for eleito em outubro deste ano estará, em 2014, na reta final de seu mandato. Terá, portanto, praticamente os quatro anos de administração para realizar o mínimo necessário. E a engenharia está aí para provar que é possível fazer milagres em quatro anos, desde que o governante tenha vontade política, recursos próprios e federais, parcerias com a iniciativa privada e, claro, muita competência.

Desafios municipais

Além do Governo do Estado, também os atuais prefeitos – e aqueles que forem eleitos em 2012 – terão a responsabilidade de preparar suas cidades para a Copa do Mundo. São imensos os desafios, tanto na região metropolitana de Florianópolis, quanto em Joinville, Criciúma, Chapecó, Lages, entre outras das nossas grandes cidades.

Não empolgou

Apesar de a campanha eleitoral ter começado há uma semana, ainda não há empolgação nas ruas, muito menos automóveis circulando com adesivos. Numa rápida circulada pelo centro de Florianópolis, ontem, foi possível encontrar apenas um carro com propaganda eleitoral – “Vem, Marina”, estava escrito no bonito adesivo do PV.

Táxis em debate

Aconteceu ontem, finalmente, a audiência pública sobre as concessões de táxis em Florianópolis. Vereadores debateram o assunto num clima de grande nervosismo, inclusive com trocas de farpas entre Jaime Tonello (DEM) e Norberto Stroisch (PMDB). Uma das questões mais quentes foi relacionada aos critérios técnicos para determinação do índice de veículos por habitante, definido pela prefeitura em 1 para 800 moradores. Alguns parlamentares sugeriram a realização de uma nova licitação, com novos critérios.

Homenagem

Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) será homenageada hoje, às 19h, em solenidade especial da Câmara Municipal. A sessão tem o objetivo de lembrar a trajetória de 50 anos da entidade, pioneira na defesa dos interesses dos empresários do varejo e da sociedade florianopolitana. A CDL da Capital tem 2,5 mil associados e é a maior entidade empresarial de base no Estado.

Senhor freguês

O movimento nos shopping centers da Grande Florianópolis tem seu pico nos finais de semana. Durante a semana, em especial no período diurno, eventuais clientes são caçados a laço, quando passam nas portas dos estabelecimentos. Só falta o vendedor dizer, como no Mercado Público e outros comércios populares: “Boa tarde, freguês, ‘tá precisando de alguma coisa?!”

Campanha

Digna de aplauso a campanha da prefeitura de Florianópolis que começou a ser veiculada ontem. “A natureza pode ser dura com o seu silêncio, ligue 161, denuncie construções em áreas de risco”, diz o texto da mensagem. Chega em boa hora, depois de tanta destruição causada por fenômenos climáticos. É também um aviso para aqueles que pretendem reconstruir casas à beira do mar e nas encostas.

Madureza – Apesar de todas as denúncias envolvendo cursos que preparam os alunos em velocidade recorde, há um desses – que em tempos idos a gente chamava de “madureza” – anunciando abertamente que é tudo feito rapidinho. Cuidado.

Tranqueira – Florianópolis tem um dos sistemas viários mais caóticos do Brasil. E qualquer evento que abale a normalidade torna tudo ainda pior. Ontem, por conta de um acidente fatal na Avenida Mauro Ramos, este colunista levou exatos 35 minutos, de táxi, para cumprir o trajeto entre o Beiramar Shopping e o Clube 12 de Agosto.

Solidariedade – Daqui deste cantinho do Notícias do Dia vai a solidariedade do colunista ao radialista Rodrigo Santos, da Rádio Cidade de Brusque, duramente agredido, enquanto trabalhava, pelo filho do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Neto, conhecido como Delfinzinho.

Esperança – Será realizado amanhã, às 19 horas, um jantar beneficente com o objetivo de angariar fundos para o Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança), localizado em Palhoça, com unidades também Blumenau, São Bento do Sul e Lapa (PR). A especialidade do Cerene é a recuperação de dependentes químicos.

Ocupações – Requerimentos dos vereadores, solicitando serviços de água e energia elétrica para algumas comunidades de Florianópolis deveriam comprovar a origem dessas comunidades – são ocupações regulares, legais, seguiram as normas ambientais?

Capitalismo – Bancos que costumam abusar da paciência de seus clientes estão sendo merecidamente multados pelo Procon da Capital. Foram mais de 30 infrações nos últimos tempos, grande parte por conta do excessivo tempo de espera nas filas.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Maria Aparecida Nery on 13/07/2010 at 11:10

    Se os vereadores estão “requerendo” os serviços – na verdade, pressionando as concesssionárias para que eles mesmos (vereadores) possam bancar os heróis do povo -, é porque são ocupações irregulares. Para serem regulares, o loteador ou incorporador (no caso de condomínios) é que tem a responsabilidade de implantar os serviços, pavimentar as ruas etc e tal. Tudo antes de comercializar os imóveis. E a população não deveria adquirir propriedades antes de eles estarem devidamente infraestruturados, que é para terminar com a indústria da troca de voto por serviços públicos. A rigor, trata-se de um “Consórcio Lei de Gersón” entre eleitos e eleitores. Em outubro/06 o Jornal Ilha Capital publicou uma de várias matérias sobre o assunto. Título: Quem devia arrumar, estraga! Disponível em
    http://www.ilhacap.com.br/Edicao_outubro06/especial_outubro06.html

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: