Ponto Final – 12 de julho

Uma longa espera

O leitor Hercílio Caetano Duarte enviou mensagem para reclamar da questão da Avenida Paulo Fontes. Diz o leitor, que passa pela região todos os dias: “Estamos apreensivos quanto à humanização ou reurbanização daquela área da cidade. É que, uma vez escolhido o projeto – muito bonito por sinal -, é necessário abrir uma licitação para o projeto executivo. Depois disso, será indispensável uma nova concorrência para seleção da empresa executora. A partir daí, calculam, serão mais dois anos até que tudo fique pronto. É muito tempo, diante do horrível aspecto atual”.

É indispensável que se diga, ainda, que nas condições presentes a humanização da Paulo Fontes, Mercado Público e Largo da Alfândega será tarefa para a futura administração de Florianópolis, visto que o mandato de Dário Berger e João Batista Nunes termina em 2012. Se não for interrompido por decisão do Tribunal Superior Eleitoral antes disso.

Caixas pretas

Há três questões que são emblemáticas em Florianópolis: boxes dos mercados públicos e camelódromos, concessões de serviços de táxis e de transporte coletivo e licenças para ocupação comercial de espaços públicos (praças, por exemplo). Sempre que a administração pública resolve cutucar esses assuntos enfrenta resistências impressionantes – e por uma razão simples demais: tudo isso envolve política, políticos, apoio político, currais eleitorais e quejandos.

Transporte humano

Excepcional, sob todos os aspectos, a reportagem de Maiara Gonçalves publicada no Notícias do Dia do fim de semana, abordando o lado humano do transporte coletivo. É nas linhas como Circular, Abraão, Canto, Aracy Vaz Callado, que Desterro sobrevive, com seu jeito de falar, sentir e emocionar. Há, sim, muitos motoristas educados, amigos, simpáticos, que se destacam em meio à grande correria da Florianópolis moderna.

O velho Lira

Ao ler a matéria de Maiara Gonçalves não pude conter a emoção quando revi a figura de Ari Batista de Lira, um querido da cidade, que transportou meia Florianópolis durante décadas. Quando adolescente, meu passeio favorito era rodar pela cidade a bordo do Circular dirigido por ele. Mesma linha que utilizo hoje, quando preciso ir à região da Avenida Rio Branco ou para namorar a Ponte Hercílio Luz.

Desafio

Outro destaque no Notícias do Dia do fim de semana foi a matéria da repórter Roberta Kremer, sobre o problema dos adolescentes que não têm limites. Escolas particulares de Florianópolis desenvolvem trabalhos internos há muito tempo, preocupadas com o crescimento da violência e da irresponsabilidade entre muitos jovens. Convocam os pais para reuniões periódicas. E o que acontece? Nada. A maioria dos pais ignora olimpicamente as reuniões.

Desvio

Pior do que não comparecer aos encontros agendados pelas escolas é a visão distorcida e incorreta de muitos pais. Eles utilizam o argumento de que estão pagando os colégios para que estes eduquem seus filhos. Ou seja, passam a responsabilidade integral pela educação para os professores, como se os mestres pudessem corrigir os desvios de conduta e o comportamento acintosamente criminoso de muitos adolescentes.

Omissão

Para um especialista ouvido pela coluna, a participação das famílias no processo educacional é indispensável. Sem a presença dos pais nas discussões sobre o desempenho escolar e sobre as grandes questões da atualidade – como drogas, sexo e álcool – a escola não consegue, sozinha, dar conta de resolver todas as situações. “O que se percebe é que muitos pais são deliberadamente omissos”, observa o especialista, diretor de uma escola particular da Capital.

Velocidade

Defensores da implantação do estaleiro da OSX em Biguaçu estão sugerindo ao prefeito José Castelo Deschamps (PP) que seja mais afirmativo em relação à isenção de tributos para a empresa que vai construir o empreendimento. A OSX protocolou a solicitação de “Concessão de incentivos fiscais” em 6 de abril deste ano. Na sexta-feira passada, em entrevista à repórter Carol Ramos, do Notícias do Dia, o prefeito disse que “cogita” isentar a OSX para que a empresa se instale no município.

Audiências – A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) vai realizar no dia 21 deste mês, às 19 horas, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, a audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), do OSX Estaleiro.

Acesso – Aliás, o documento está à disposição do público em inúmeros endereços da Grande Florianópolis, entre os quais a sede da própria Fatma, prefeituras de Biguaçu e Governador Celso Ramos e Câmara de Vereadores de Tijucas.

Bom futebol – Fim de festa, Copa do Mundo agora só em 2014, voltamos à realidade do nosso futebol de cada dia – cá entre nós, muitas vezes melhor do que aquele jogado pela Seleção Brasileira.

Segredo – Dunga é mesmo uma página virada. O problema é que para montar uma seleção de verdade é preciso craques, paciência, persistência e unidade.

Ameaças – Guardas municipais abriram uma verdadeira guerra contra o ex-deputado José Natal (PSDB), candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Natal tem recebido mensagens malcriadas, de gente inconformada com seus questionamentos. Os mensageiros prometem vingança nas urnas.

Pauta – O que José Natal vem fazendo, em relação às guardas municipais de São José e Florianópolis, é simplesmente colocar em pauta uma grande discussão – por que essas corporações fogem das responsabilidades constitucionais e desempenham um papel que não lhes cabe?

Ressaca – Está marcada para esta quarta-feira reunião ampliada de comissões da Câmara de Florianópolis, com o objetivo de discutir e obter esclarecimentos quanto às obras de contenção do mar na praia da Armação. Dúvidas ambientais e legais são imensas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: