Ponto Final – 8 de julho

Defensoria Pública ou Dativa?

Há um movimento em Santa Catarina para criação da Defensoria Pública, uma vez que nosso Estado é o único da Federação que ainda não implantou esse serviço. Mas há quem não veja a Defensoria como solução, e sim como um problema que pode se agravar ao longo do tempo, em vista do crescimento populacional e das próprias demandas judiciais. O advogado criminalista Renato Boabaid, por exemplo, lembra que um artigo recente publicado no jornal on-line da OAB (de autoria de Walter Carlos Seyfferth), aborda o assunto justamente sob o aspecto de que a defensoria dativa, já existente,

cumpre muito melhor o papel de atender a população carente do que a Defensoria Pública já implantada na maioria dos Estados. “Nenhuma Defensoria Pública implantada no país trabalha tanto como os defensores nomeados do nosso Estado”, afirma Boabaid.

Força ao comércio

Projeto do vereador Ricardo Vieira (PCdoB), criando a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista, foi aprovado pela Câmara da Capital. O próprio vereador presidirá a frente, contando com outros parlamentares para desenvolver um trabalho que visa a potencializar e incrementar a economia florianopolitana, baseada na força do comércio.

Quem paga

A Justiça havia determinado a aplicação de multa diária ao governo do Estado, por conta da inoperância oficial em relação ao Centro Educacional (sic) São Lucas. O leitor Élizo do Espírito Santo Oliveira manda fazer a ressalva: não é o governo quem paga. “Quem paga pela ineficiência do gestor público é o contribuinte”.

Boas ações

A Fundação Nova Vida, dirigida pela primeira–dama do Estado, Bernadete Pavan, tem feito um trabalho bárbaro em favor das crianças internadas em hospitais. Já entregou brinquedotecas para hospitais de Joinville e Florianópolis e, nesta sexta, fará o mesmo em Camboriú. As brinquedotecas são compostas por cobertores, travesseiros, casas–livro, kits de literatura infantil impressa, kits de DVDs de histórias, além de jogos de montar e encaixes.

Quem faz festa…

Do leitor Paulo Eduardo Vieira de Vasconcellos: “Ao passar pela frente de uma boate localizada na Avenida Rio Branco num domingo desses, pude perceber o lixo espalhado pelo chão. São copos plásticos, garrafas, latas, papéis jogados pelos seus frequentadores, destoando com as calçadas vizinhas (limpas e organizadas)”.

… tem que limpar

Finaliza o leitor: “Gostaria que o poder público municipal agisse com rigor, multando ou interditando estabelecimentos que sujam as vias públicas, fazendo dessa forma, com que os responsáveis por tais estabelecimentos se responsabilizem pela limpeza após o encerramento de suas atividades”.

Identidade ameaçada (1)

Gabriel Paschoal Pítsica entra no debate sobre a desvalorização da identidade catarinense, abordada por este colunista, pelo poeta Alcides Buss e pelo jornalista Marcelo de Oliveira Santos. Gabriel, filho do falecido escritor Paschoal Apóstolo Pítsica, que presidiu a Academia Catarinense de Letras, confessa que vivenciou a angústia e a revolta suportada por seu pai, quando a UFSC retirou do currículo de Letras a disciplina Literatura Catarinense.

Identidade ameaçada (2)

Relata Gabriel Paschoal Pítsica: “A ACL reuniu um grupo de professores e ex–professores universitários, intelectuais de grande cepa, e foi tentar fazer com que abortassem esta inconsequente ideia. Escrevo para dizer que a sociedade catarinense e os intelectuais catarinenses lutaram com todas as armas que tinham para combater esta barbaridade, mas como sabido, não venceram a guerra…”.

Troca-troca – Na edição de ontem, os créditos das fotos saíram trocados. Na nota “Comunidade”, o autor da imagem é Laureci Cordeiro.

Cochilo – Outra correção: ao reproduzir o endereço do abaixo–assinado a favor do projeto sobre os flanelinhas, acabei omitindo o “com.br”. O acesso certo: http://www.votenaweb.com.br/projetos/760.

Crack – Será lançado amanhã, às 19 horas, no Casarão Born, em Biguaçu, o livro “O homem do Crack”, do escritor José Elias Rodrigues. O tema é muito atual e merece a atenção de todos nós.

Pediu pra sair – Por conta da campanha já iniciada, o PDT abriu mão de comandar a Secretaria de Estado de Assistência Social, uma vez que está coligado com um partido que faz oposição ao atual governo (PP). Um leitor indaga: os 28 cargos do partido na secretaria também serão desocupados?

Estaleiro – Biguaçuenses aproveitam o momento de união para manter a luta pelo estaleiro da OSX em alta. Uma comissão municipal, constituída especialmente para acompanhar a evolução do processo, tem se reunido com frequência. Reúne lideranças políticas, comunitárias e empresariais.

Prêmio – A implantação de mais de 20 Academias de Saúde em áreas de públicas, em Florianópolis e outras cidades como Palhoça, São José e Blumenau rendeu à empresa TopMed, de Santa Catarina, o troféu de Empresa Cidadã da ADVB, que será entregue hoje em Criciúma.

Especiais – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que atende 600 alunos portadores de deficiência, também foi beneficiada pela Top Med com a doação de uma das Acadeias de Saúde.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. […] Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 08/07/2010) Biguaçuenses aproveitam o momento de união para manter a luta pelo estaleiro da OSX […]

    Responder

  2. Damião, é confortante saber da luta empreendida pela ACL e muito triste constatar que não deu o resultado esperado. Mais triste ainda é saber que tão bela luta não teve a repercussão merecida na mídia. Ah, esqueci, era uma mera luta de catarinenses por sua identidade. Não era nenhuma sapecada da canção nativa, rodeio ou assemelhados.

    Responder

  3. Posted by Catarina on 08/07/2010 at 21:02

    quero ver se a defesa da defensoria dativa será a mesma se não houver o percentual da OAB.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: