Ponto Final – 3 e 4 de julho

Oásis no centro de Florianópolis

Muita gente passa pela Rua Esteves Júnior e não faz a menor ideia do que representa esse imóvel – um verdadeiro oásis entre os prédios da região – para a cultura e para a memória catarinense. Nesse lugar (nas imagens, o pórtico e a casa) viveu um gênio: Osvaldo Rodrigues Cabral, nascido em 1903 e morto em 1978. Embora formado em medicina, e profissional dos melhores na Capital, dedicou grande parte de sua vida à arte da pesquisa, tendo colecionado milhões de informações ao longo de quase 50 anos, nuns tempos em que não havia tecnologia – nem microfilmagem, nem xerox, nem informática: era tudo anotado à mão, depois datilografado. Imaginem a trabalheira.

Obras fundamentais

Osvaldo Cabral enfrentou bem as dificuldades e legou a Santa Catarina uma série de obras fundamentais para a historiografia: a clássica “História de Santa Catarina” e os quatro volumes de “Nossa Senhora do Desterro – Memória I e II e Notícia I e II” –, entre outros livros de qualidade literária excepcional.

Placa roubada

O imóvel é tombado pelo município e, assim como o acervo de Cabral, administrado pela sobrinha do escritor, a historiadora Sara Regina Poyares dos Reis. A placa de bronze que identificava a residência – “Dr. Osvaldo Rodrigues Cabral – Médico” – foi roubada recentemente. Perceba o buraco no muro, acima do número 546.

Tranqueira

O Setuf (Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Florianópolis) esclarece sobre a nota publicada na sexta-feira: o atraso nas linhas para o Sul da Ilha, na quinta-feira, deveu-se a uma obra do Deinfra que praticamente trancou a rodovia que vai para o aeroporto ao longo do dia. No final da tarde, muitos motoristas levaram quase duas horas pra cruzar a região. Com isso, os ônibus registraram um atraso enorme pra chegar ao Ticen.

Órfãos

Anote-se a indignação não apenas dos usuários de ônibus: os motoristas também reclamaram muito, porque ficaram três horas no engarrafamento, sem que aparecesse uma única autoridade de trânsito para ajudar. Nem Polícia Militar Rodoviária, muito menos Polícia Militar ou Guarda Municipal. A cidadania está órfã em Florianópolis.

Sem poesia

Dunga, que cultuou o estilo brucutu de jogar futebol, pode preparar seu discurso barato de auto-ajuda para trabalhar como palestrante do ramo. Ele tem tudo na ponta da língua, para justificar derrotas, para explicar vitórias, é um mestre da dissimulação. E faço minhas as palavras do mestre Juca Kfoury: não dava para esperar outro resultado de uma seleção que jogou sem poesia. Futebol sem poesia não cria emoção e provoca essas desilusões amargas.

Melhor assim

A frase mais ouvida nas ruas de Florianópolis, após a derrota do Brasil para a Holanda, tinham o tom do consolo: “Melhor assim do que sofrer até a final”. É claro que todos com quem este colunista conversou queriam que o Brasil continuasse. Mas pouca gente dava crédito a Dunga – identificado pela maioria como “um grosso” ou “um tosco”, o que é a mesma coisa.

Público x privado

Boxes do mercado, camelódromo e outros espaços públicos alcançam cifras até estratosféricas no mercado livre. Comenta-se no camelódromo que um ou outro box, de maior metragem quadrada e bem localizado, chega a custar R$ 200 mil. É o chamado “valor do ponto”, que é negociado por baixo do pano, sem conhecimento do poder público.

* * *

Aquele box do mercado foi interditado na quinta-feira porque a prefeitura descobriu a operação ilegal de venda. Imagine-se o que a prefeitura não sabe!

Água de Lastro

Para garantir o gerenciamento da água de lastro dos navios que serão convertidos pelo estaleiro que a OSX pretende construir em Biguaçu, a empresa já se comprometeu em seguir as diretrizes da Norman (Norma da Autoridade Marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil). A OSX também reforça o fato de que o estaleiro pretende receber apenas dois navios provenientes de países estrangeiros, número inferior ao registrado à média diária no país.

Música – Imperdível, neste domingo, o show que encerra a 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: Pequeno Cidadão é um espetáculo liderado pelo ex-titã Arnaldo Antunes.

Bom senso – Que bom que prevaleceu o bom senso, a Secretaria da Saúde chamou os grevistas para conversar e o povo pode, enfim, voltar a ser atendido na rede pública de saúde.

Festa – Preparativos para a Soirée de Inverno 2010 seguem firmes, sob a batuta de Neném Alves. Festa acontece no dia 9, no Lira Tênis Clube, com os convidados vestidos a rigor (esporte chique) girando pelo salão ao som da lendária Stagium 10. Festa mané com nome francês, não tem?

Perdão, crianças – Perdão, meninos e meninas que tinham tanta fé, perdão porque vocês não conheceram o Brasil de 1970, nem o Brasil de 1982 – esta sim, uma seleção de verdade, que perdeu, mas perdeu com poesia, beleza e encanto. Por Zico, Sócrates, Falcão, Júnior, Cerezo, Telê, nós choramos, sim.

Educação – O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) é uma das primeiras instituições do estado a adotar exclusivamente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso em todos os cursos de graduação. O novo ingresso já vale para o primeiro semestre de 2011.

Inscrições – Por isso, os interessados em concorrer às vagas devem se inscrever no Enem até 9 de julho, no site do Inep (www.inep.gov.br). O IF-SC oferece diversos cursos gratuitos nas cidades de Araranguá, Jaraguá do Sul, São José, Florianópolis e Joinville.

Descaso – O governo do Estado paga multa diária de R$ 3 mil porque não tomou providências em relação ao Centro Educacional São Lucas, masmorra que abriga menores infratores. Mas vai ficar por isso mesmo, só pagando multa?

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] Lastro 5/07/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 03 e […]

    Resposta

  2. […] 5/07/10 » Compartilhe este link no Twitter Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 03 e […]

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: