Ponto Final – 1º de julho

O escândalo revelado

Chocante a reportagem apresentada ontem pela RIC-Record, contando em detalhes o crime sexual cometido por três adolescentes, contra uma menina de 13 anos. Sem mencionar nomes, nem sobrenomes – porque o Estatuto da Criança e do Adolescente preserva as identidades dos menores de idade, pouco importa a categoria social a que pertençam –, a matéria assinada por Toni Borges esclareceu aquilo que havia se transformado num verdadeiro turbilhão de informações fragmentadas, confusas e desencontradas na internet.

Critérios

Há evidências de que realmente aconteceu o crime. Mas as cartas apócrifas e as denúncias anônimas divulgadas na web devem ser lidas com desconfiança, porque nem tudo o que é publicado ou enviado por e-mail tem base na verdade. É por isso que os meios de comunicação – e os jornalistas de modo geral – utilizam critérios técnicos e éticos na elaboração do noticiário. Cabe, portanto, à polícia e à Justiça o pronunciamento oficial e legal sobre o caso, inclusive quanto às punições que devem ser aplicadas aos responsáveis.

Replay

O comando da Guarda Municipal mandou um texto para corrigir a nota publicada ontem na coluna. Diz o seguinte: “Quando a Guarda Municipal acompanha a SUSP para uma fiscalização dos ambulantes, a função da Guarda Municipal é garantir a segurança dos fiscais, e não reprimir os camelôs”. Aliás, foi exatamente o que este colunista escreveu na dita nota.

Tratorista

Numa incursão pelo interior, à cidade de Jardinópolis (Extremo-Oeste), o governador Leonel Pavan aproveitou a visita para pilotar um moderno trator, adquirido pelo Estado para utilização no município. Gaiatos que testemunharam a cena esperavam que o ato pudesse ter algum simbolismo político – como “tratorar” os adversários na reta final das convenções partidárias –, mas Pavan quis apenas experimentar a sensação de conduzir o bruto. A imagem foi registrada pelo James Tavares, conhecido como Jacaré.

Respeito e dignidade (1)

Novos ônibus apresentados ontem trazem um equipamento indispensável à mobilidade e acessibilidade, conforme exigência legal. Representantes da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) experimentaram e aprovaram a inovação, que representa uma conquista em respeito e dignidade.

Respeito e dignidade (2)

Três shoppings de Florianópolis assinaram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, para instalação, em até 18 meses, de infraestrutura para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Um dos shoppings é mais antigo, funciona há cerca de 16 anos. Mas os outros são novinhos em folha – o que nos leva a acreditar que alguém cochilou no licenciamento das obras desse estabelecimento.

Protesto

Embora se diga que o estaleiro da OSX está arrumando as malas, rumo ao Rio de Janeiro, o Conselho Comunitário do Pontal de Jurerê (Daniela) continua sua mobilização contra a instalação do empreendimento em Biguaçu.

* * *

Mas o conselho é democrático: vai promover um plebiscito (sim ou não ao estaleiro) no próximo sábado, entre 14 e 18 horas. Só poderão votar moradores ou proprietários de casas de veraneio naquele balneário.

Empregos

O leitor Nacor Serapião enviou mensagem sobre a questão do estaleiro da OSX, dizendo que ONGs e o Instituto Chico Mendes estão atrapalhando o desenvolvimento de uma cidade que precisa urgentemente de empregos. “Pergunto pra esses que dizem que o estuário vai acabar, vai atrapalhar a praia, o rio, a biodiversidade, se eles residem nesta região. Ficam dando pitacos e atrapalham a geração de milhares de empregos”.

Faltou dizer – O projeto apresentado ontem à Assembleia Legislativa, pelo Movimento pela Criação da Defensoria Catarinense, foi o primeiro de iniciativa popular que chegou ao parlamento catarinense. A ONG recolheu durante quatro anos nada menos que 48 mil assinaturas.

Praga urbana – Pouca gente sabe, mas tramita na Câmara de Florianópolis um projeto de lei que tem o objetivo de regulamentar o serviço de moto-táxi na cidade. Já pensaram? Com tantos motoqueiros fazendo barbaridades no trânsito, legalizar a atividade – que já existe, informalmente, vai ser um “Deus nos acuda”.

Trem-chiclete – Saiu ontem a autorização do Tribunal de Contas da União para implantação do trem-bala entre Rio e São Paulo, ao custo de R$ 33,1 bilhões. E o nosso trem-chiclete, o metrô de superfície, não ia ficar pronto em 2010?

Festa do bem – Será lançada hoje a quinta edição da Benefest, cuja renda reverte para os projetos sociais do Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), com sede no bairro Monte Cristo. Evento será em 15 de agosto, no Lagoa Iate Clube.

Quase pedágio – Ainda não é pedágio urbano, mas é quase: técnicos da prefeitura de Florianópolis estudam, há tempo, novas formas de restringir o tráfego de veículos no centro da cidade. Ideia é privilegiar cada vez mais o transporte coletivo, reduzindo a circulação de automóveis.

Omissão – Servidores públicos decidiram pela continuidade da greve na saúde. Mas a greve não é ilegal, conforme sentença judicial? E quem vai decidir pelo povo, que paga impostos e sofre as conseqüências do descaso geral com a saúde pública?

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Posted by Giovana on 01/07/2010 at 10:18

    Grande Damião! As tuas discussões são sempre muito válidas.

    Em relação ao tema que abriu este post: é uma pena que as pessoas que estejam envolvidas com a comunicação não tenham feeling e ética na hora de publicar uma informação tão delicada como essa. Na internet nada se cria, tudo se copia e pouco do que está na rede é confiável.

    Parabéns pelas construções textuais com embasamento!

    Beijo.

    Resposta

  2. Posted by Spesso on 01/07/2010 at 12:08

    Sobre o quase pedágio: enquanto for mais barato andar de carro, ninguém vai escolher pegar ônibus lotado, sem conforto, sem liberdade de parar onde quiser e sem privacidade nenhuma, além de demorar muito mais.

    Resposta

  3. Posted by PAULO STODIECK on 01/07/2010 at 12:37

    Damião, acerca do registro “trem -chiclete”, onde a coluna pergunta se o nosso metrô de superficie não ia ficar pronto em 2010, faço rápido reparo: o metrô de superfície vai ficar pronto, sim, em 2010, afinal é promessa de gente séria. Ocorre que o ano de 2010 é que ainda não está pronto…

    Resposta

  4. Posted by Vadeco on 02/07/2010 at 7:15

    O Damião voltou. Que bom cara. Sei que estavas atarefado, mas sabe como é sua opinião faz falta.
    Abraços.

    Resposta

  5. O escândalo revelado – senão fosse o blog tijoladas, nda teria acontecido, parabéns ao blog, justiça seja feita seja filho de mengido ou filho de diretor da rbstv a população não aguenta mais “pessoas” que escondem escandalos nesta ilha sem governo e sem policia, ops, policia tem, so bate em estudante

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: