Ponto Final – 30 de junho

Omissão deliberada

A coluna não quer polemizar, mas o diretor da Editora da UFSC, Sérgio Medeiros, em resposta à nota publicada ontem, diz que “o site (da instituição) será todo refeito, por um webdesigner especialmente contratado para isso, e em breve estará no ar com todas as informações sobre o acervo da editora”.

Insisti junto ao diretor para que esclarecesse por que a história da instituição foi deletada do site. Ele respondeu: “O site está sendo construído, ficou fora do ar por semanas e apenas há poucos dias está no ar novamente. O nosso acervo está disponível on-line no site dos Correios e em formato impresso, à disposição dos livreiros. Para comemorar os 50 anos da EdUFSC estamos lançando, na segunda-feira, uma caixa chamada ‘Edifício Rogério’, com dois livros de crítica do cineasta Rogério Sganzerla, nascido em Joaçaba”.

Em suma, a história da EdUFSC foi mesmo pro espaço. Ninguém a construiu, ninguém lutou por ela no passado, surgiu do nada!

Meio ambiente

O coordenador de Serviço Geológico do Brasil, Paulo Branco, ligado ao Ministério das Minas e Energia, ficou impressionado com a agilidade demonstrada pela Universidade Federal de Santa Catarina diante das catástrofes naturais que atingiram o Estado. Além de projetos de pesquisa e extensão, a Universidade criou cursos com a preocupação de buscar soluções para enfrentar fenômenos naturais.

Ambulantes

A falta de controle sobre o que está acontecendo na região do Ticen, Largo da Alfândega e calçadão central é relacionada à precariedade da fiscalização e também à grande concentração humana – transitam pela região, diariamente, mais de 200 mil pessoas. “E não adianta colocar a Guarda Municipal para reprimir camelôs, porque essa não é função da corporação”, afirma à coluna uma autoridade do município.

Mais shopping

Uma correção indispensável: além do Via Catarina, que inaugurou em maio, Santa Catarina ganhou um outro shopping em 2010. Trata–se do Joinville Garten Shopping, aberto em abril. Pertence ao Grupo Almeida Junior, que detém a liderança do setor no Estado e é responsável pelo Blumenau Norte Shopping, que será entregue em 2011.

Relativismo sexual

E por falar em crime sexual, o Superior Tribunal de Justiça anunciou ontem uma decisão polêmica: o caso de um homem de Santa Catarina, acusado de estupro com violência presumida, foi “relativizado” pelo relator do processo, ministro Og Fernandes. O réu namorava uma menina de 13 anos, foi denunciado, processado e inocentado em primeira instância. O Ministério Público recorreu ao STJ.

Valem os autos

A atitude da adolescente, que foi morar espontaneamente com o acusado, foi considerada atenuante pelo ministro, que afastou a presunção da violência. “Não se pode esquecer que a pouca idade da vítima e as conclusões que daí possam decorrer quanto ao seu grau de discernimento perante os fatos da vida. Entretanto, a hipótese dos autos revela-se outra”, ponderou o ministro.

Apoio político

O deputado Edison Andrino subiu à tribuna da Assembleia, ontem, para defender a formação de uma frente parlamentar, com o objetivo de apoiar a luta pela implantação do estaleiro da OSX em Biguaçu, empreendimento que pode ser desviado para o Rio de Janeiro. Para o político manezinho, Santa Catarina não pode dispensar um estaleiro que vai gerar pelo menos dois mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

Mais ônibus

Duas empresas adquiriram ônibus novos para servir à população de Florianópolis e região – a Insular e a Estrela. Só para o Sul da Ilha a Insular vai colocar dez veículos zero quilômetro em circulação, com equipamentos que garantem o acesso dos deficientes físicos. Outros cinco ônibus vão servir a linhas intermunicipais. A apresentação da nova frota será hoje, em frente ao Ticen.

Defensoria – Santa Catarina, que sempre foi um exemplo para o país, é o único Estado que ainda não criou a Defensoria Pública. Vergonha que está perto de ser superada: o projeto, com 47 mil assinaturas, chega hoje à Assembleia Legislativa.

Desfile – Grupo RIC, Notícias do Dia incluído, promove hoje à noite, no Shopping Itaguaçu, um desfile solidário, como parte da campanha do agasalho de 2010. Celebridades locais, entre autoridades, socialites, jornalistas e outras personalidades, desfilarão no evento, doando roupas para quem precisa.

Memória – Pesquisadores reclamam da impossibilidade de acesso a documentos depositados no Arquivo Histórico de Florianópolis. Papéis, desde o século 18, estão há anos esperando por restauração. E o Arquivo, em si, não tem culpa. Faltam providências superiores.

Distância – Quando o governo liberou geral em relação à educação a distância, era previsível que aparecessem arapucas. A operação desencadeada ontem pela Polícia Federal é apenas uma confirmação daquilo que imaginávamos: pilantragens a distância prosperam pelo país.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Roberto on 30/06/2010 at 18:53

    Caro Damião, como tu e o Mosquito são os únicos verdadeiros independentes da imprensa catarinense, aguardo com ansiedade seu pronunciamento sobro o crime do Colégio Catarinense (o Tijoladas está fora do ar, reparasse?). Grande abraço, com admiração,

    Beto

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: