Ponto Final – 29 de junho

Estaleiro: Castelo reage

O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps (PP), soltou o verbo por causa do estaleiro da OSX. Em tom de desabafo, disse que está, sim, fazendo de tudo para garantir o empreendimento do grupo EBX em sua cidade. Que já esteve em Brasília conversando com a bancada catarinense, que solicitou – e teve garantido – o apoio da coordenadora da bancada, deputada federal Angela Amin (PP).

Castelo entende que a união das forças políticas de Santa Catarina vai garantir a implantação do estaleiro em Biguaçu. Angustiado, ele apontou excesso de zelo de organizações governamentais e não-governamentais com relação às questões ambientais, uma vez que hoje, segundo ele, o tráfego de embarcações na região é absolutamente livre.

Ele conta com a incorporação de mais lideranças à luta que não é apenas de Biguaçu, mas dos catarinenses: trata-se do maior empreendimento privado já anunciado para o Estado.

Esforço

Acontece nesta terça-feira, às 18h30, no Cesusc, uma nova audiência pública sobre o estaleiro da OSX, com a participação de membros do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Carijós, do diretor de sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro, do professor Wesley Collyer e representantes do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Comunidade

Amigos e vizinhos do advogado Rodrigo da Luz Silva, 34 anos – morto a tiros no dia 11 deste mês, no condomínio onde morava, bairro Campeche – criaram uma comunidade no Orkut que tem o objetivo de manter viva a história, exigindo justiça para a punição do suposto responsável pelo crime, o funcionário público federal Rogério Postai. A comunidade tinha, até ontem, 158 seguidores.

Deletaram a história…

Toda a história da Editora da UFSC, que teve entre seus diretores João Linhares, Salim Miguel e Alcides Buss, foi pro espaço no portal da instituição. O site, todo reformulado, omite a trajetória vitoriosa da editora, que começou suas atividades no início da década de 1980, na gestão do reitor Ernani Bayer. Tudo o que foi feito, todos os livros publicados, tudo virou cinzas no novo portal.

…da Editora da UFSC

Medida adotada pela atual direção está causando indignação entre autores e outros intelectuais que tanto lutaram para levar a editora à condição de uma das mais conceituadas do Brasil. Apesar de existir no site a informação de que está “em construção”, a memória da instituição não poderia ter sido simplesmente eliminada. Era só copiar e colar.

Vai dar samba?

Mais uma vez surge na imprensa nacional informação de que Florianópolis vai ser tema de uma escola do Rio. Agora, não mais a Beija-Flor, e sim a Grande Rio. Segundo o colunista de Ancelmo Gois, de O Globo, o interesse pelo enredo não é dos carnavalescos, mas “do pessoal de Santa Catarina”. A Grande Rio é uma escola da Baixada Fluminense, de Duque de Caxias.

Trilha mantida

Sentença do juiz Hélio do Vale Pereira, da Unidade da Fazenda Pública da Comarca da Capital, mantém aberta para a comunidade a Trilha do Pesqueiro Alto, que dá acesso à praia Mole. Grupo que adquiriu área de terra na região havia fechado o tradicional caminho comunitário e exigiu a comprovação, com documentos, da existência daquela trilha. Mas o Judiciário aceitou os depoimentos de moradores.

“Zuzo” mal – É fato, reconhecido pelas próprias autoridades: a maior parte dos motoristas que ignora a Lei Seca é constituída por jovens. Eles se arriscam porque sabem que não há bafômetros – nem guardas – suficientes para fiscalização nas vias urbanas e rodovias.

Delay – O Brasil começou mal o jogo de ontem, melhorou, fez dois gols e foi para o intervalo. Voltou ao campo sonolento. Vizinhos deste colunista comemoraram o gol de Robinho com pelo menos 10 segundos de atraso. Estavam todos ocupados com outras coisas.

GlossárioDelay, para o leitor que não sabe, é aquele atraso do som da TV (no rádio não acontece), muito comum, por exemplo, quando o apresentador chama o repórter, que está na África, e este leva alguns segundos para dizer alguma coisa.

Embolada – Com três décadas de profissão – e quase esse tempo como repórter de política – nunca vi uma pré-campanha tão embolada (e emocionante, é verdade) do que a deste ano em Santa Catarina.

Papel – Quem não pode se deixar embolar – e enrolar – é o eleitor. Só o eleitor pode mudar o quadro da política brasileira. E sem (boa) política não há solução.

Respeito – A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Florianópolis está desenvolvendo um trabalho interno que tem o objetivo de mudar a imagem da Guarda Municipal. Uma das questões discutidas é o respeito aos cidadãos. Já não era sem tempo.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by João on 30/06/2010 at 8:23

    Que esse estaleiro vá pra bem longe de Santa Catarina… já temos muitos turistas, muita poluição, muitos veículos…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: