Ponto Final – 26 e 27 de junho

Dilema do povo

O presidente Lula, com a singeleza que lhe é peculiar, pediu que não se construam mais casas à beira dos rios, para evitar a repetição de tragédias ambientais como as que aconteceram em Alagoas e Pernambuco. A declaração do presidente foi feita durante a visita às áreas duramente castigadas pelas enchentes registradas na última semana.

O problema é este: onde construir? Nas encostas? Mas aí devemos lembrar o triste exemplo ocorrido em Santa Catarina em 2008, quando morreram 135 pessoas, vítimas de deslizamentos de terra. Elas moravam em encostas justamente para escapar de inundações. Esse é o dilema da gente humilde brasileira: quem lhes garante segurança para morar? Certamente não é a palavra do presidente Lula, que sempre tem o que dizer nas horas dramáticas, mas não consegue, depois, fazer seu governo cumprir o prometido. Os catarinenses vitimados pelo desastre de 2008 continuam esperando recursos e providências materiais indispensáveis.

Belezas em destaque

A Exponáutica não é apenas o evento mais chique da região metropolitana. Tornou-se, definitivamente, o acontecimento social e econômico mais importante do município de Biguaçu. E por uma razão muito simples: a localização do Pier 33, às margens do rio Biguaçu e a poucos metros do oceano. Além do que, é uma prova da maturidade dos empreendedores da Grande Florianópolis.

Primeira demão

Uma das laterais da antiga Academia de Comércio de Santa Catarina (Jacaré) já recebeu a primeira demão de pintura. Depois de inteiramente reformado, o prédio será sede da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. 

Obras na 101

A concessionária OHL está trabalhando com diversas frentes na BR-101, entre Florianópolis e Itajaí. Buracos que insistem em reaparecer a cada chuvarada estão sendo tapados. Mas há trechos, em especial entre Itapema e Balneário Camboriú, que recebem um tratamento melhor, com a recuperação de pedaços inteiros da pista Norte-Sul.

Mulheres no poder

Socióloga e professora, Zuleika Lenzi é uma das personalidades femininas de maior destaque na política catarinense, sendo uma das fundadoras do PMDB. Por isso, nada mais natural que dona Zuleika seja uma das concorrentes mais fortes, na categoria poder público, do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, da ACIF Mulher, que tem inscrições abertas até 13 de agosto.

Insegurança

Da deputada Angela Albino (PCdoB), sobre o requerimento apresentado na Câmara para cobrar do governo mais policiais na rua: “Louvável a iniciativa do vereador Asael, mas ele parece ignorar o fato que na Câmara de Vereadores de Florianópolis há uma guarda bastante expressiva, que tira vários policiais das ruas. Por que ele não propõe começar pela Câmara? Isso, claro, se a intenção é mais do que jogar pra galera”.

Sem controle

A quantidade de ambulantes espalhados pela região central, em especial na área do Ticen, é uma prova de que o poder público perdeu o controle sobre esse fenômeno econômico e social. São centenas de camelôs vendendo quinquilharias, das mais diversas formas, até utilizando carrinhos de mão que, há tempos, tinham sido banidos do Centro. Alguns ambulantes chegam a montar barracas para se proteger do sol e da chuva.

Funcionando bem

Na sexta-feira, um dia depois de inaugurada, a ponte sobre o rio Araújo mostrou sua eficiência para o escoamento do trânsito. Pelo menos durante boa parte da tarde não se registraram engarrafamentos. O problema, depois de passar pela ponte, é o acesso muito estreito à Avenida Ivo Silveira. Que não terá solução rápida, porque depende da complicada ligação até a Via Expressa.

Corais – Está em preparação o 4º Multicoral, evento cultural que acontecerá em 14 de agosto, entre 9 e 16h30, no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Areias de Baixo, Governador Celso Ramos.

Aniversário – O encontro de corais de Santa Catarina comemorará os 60 anos de atividades do Coral Santa Cecília, que atua junto à Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Corredor – Apesar do projeto de revitalização da região do Mercado Público e Largo da Alfândega ainda há gente na própria prefeitura que defende a reabertura da Avenida Paulo Fontes. Pelo menos para servir de corredor para o transporte coletivo.

Abandono – Leitor escreve para denunciar: a Rua Célio Veiga, em Barreiros (São José), está uma vergonha, cheia de buracos, abandonada pelo poder público.

Futebolzinho – Que joguinho medíocre o de sexta-feira, contra Portugal, hem, leitor? Foi a repetição do clássico de “solteiros x casados” que vimos na estreia, contra a Coreia do Norte. Sonolento, burocrático: um empate com sabor de derrota.

O herói – Os comentaristas em geral – de rádio e TV – elegeram Júlio Cesar como o melhor jogador brasileiro em campo. Quando o goleiro é o melhor é mau sinal.

As vítimas – Dá pena ver o desconsolo das crianças quando a seleção vai mal. Elas torcem com o coração.

Universidades – Por que esses municípios que criaram universidades próprias não estabelecem convênios com instituições tradicionais para garantir o estudo superior a seus cidadãos? Evitariam muitos dissabores e, melhor ainda, reduziriam suas despesas.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by paulo stodieck on 26/06/2010 at 19:46

    Damião, se a Rede Globo resolver reexibir o filme “A Branca de Neve e os sete anões”, com certeza fará alteração no título, passando-o para “A Branca de Neve e os seis anões”…

    Responder

  2. Posted by Néco Pelin on 27/06/2010 at 18:40

    Caro Damião, que bom ver o blog em movimento. Continue … mesmo que temos o conteúdo para ler no JND.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: